quinta-feira, 1 de outubro de 2020

“Volta a Portugal, foi o mais rápido e o 1º a corta a meta na Torre na 4ª Etapa, Joni Brandão (Efapel) vence a 3s, e a amarela continua na posse do Amaro Antunes”



Por: José Morais

Foto: RTP

Realizou-se hoje a quarta etapa em linha da Volta a Portugal Edição Especial, teve uma extensão de 148 quilómetros, e ligou a Guarda à Torre, com subida pela Covilhã, com a vitória de Joni Brandão (Efapel) foi o mais rápido na chegada ao alto da Torre,

Joni Brandão (Efapel)  vence a 3s do 2º, e a camisola amarela mantem-se em Amaro Antunes que vai sair amanhã de Oliveira do Hospital.

numa etapa bem disputado e renhida., com momentos maravilhosos, e paisagens deslumbrantes, e uma subida bem difícil até ao alto da Torre.

 

“História da etapa de hoje”

 

Às era dada a partida simbólica, o pelotão pedala ao encontro do km 0, com Amaro Antunes (W52-FC Porto) a ter hoje um dia muito importante na defesa da Camisola Amarela, à partida alinharam todos os corredores que concluíram a etapa de ontem em Viseu, com a partida real a ser dada pelas 13:19.

 

Ao km 5 o pelotão acelerou nos primeiros quilómetros iniciais, rolando compacto. Ao Km 18,5 havia 14 ciclistas em fuga e levavam 55 segundos de vantagem sobre o pelotão, o grupo era composto por, José Neves e Ángel Madrazo (Burgos-BH), Sergio Martín (Caja Rural-Seguros RGA), Matis Louvel e Christophe Noppe (Team Arkéa-Samsic), César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), João Matias (Aviludo-Louletano), Rafael Reis e Gonçalo Amado (Feirense), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Bruno Silva (LA Alumínios-LA Sport), Gaspar Gonçalves e Pedro Pinto (Miranda-Mortágua) e Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista).

 

Ao km 23 os fugitivos já dispunham de 2m05s de vantagem sobre o pelotão. Ao km 24,5, na passagem pela Meta Volante de Celorico da Beira, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) foi 1º, seguido de Bruno SIlva (LA Alumínios-LA Sport) em 2º, e Ángel Madrazo (Burgos-BH) em 3º. Ao Km 29 o pelotão já levava 2m30s da atraso do fugitivos. Ao Km 42 a vantagem dos 14 fugitivos crescia para 3m10s, com a primeira hora da etapa a ser percorrida numa distância de 43,4 quilómetros.

 

Ao Km 51,5 na passagem pela Meta Volante de Gouveia, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) era o 1º, seguido de Matis Louvel (Team Arkéa-Samsic) em 2º, e Bruno Silva (LA Alumínios-LA Sport) em 3º. O Pelotão ao Km 54 estava a 2m30s dos fugitivos, com Tiago Machado (Efapel) ligeiramente distanciado a rolar com 10 segundos de diferença do pelotão, de referenciar que na frente os fugitivos eram, José Neves e Ángel Madrazo (Burgos-BH), Sergio Martín (Caja Rural-Seguros RGA), Matis Louvel e Christophe Noppe (Team Arkéa-Samsic), César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), João Matias (Aviludo-Louletano), Rafael Reis e Gonçalo Amado (Feirense), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Bruno Silva (LA Alumínios-LA Sport), Gaspar Gonçalves e Pedro Pinto (Miranda-Mortágua) e Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista).

 

Ao Km 62,5 era a subida para as Penhas Douradas, o pelotão era comandado pela W52-FC Porto, e está a 2m40s dos fugitivos, e Tiago Machado (Efapel) mantinha-se na posição intermédia, e levava 15 segundos em relação ao pelotão, pouco depois ao km 70, ainda na subida das Penhas Douradas o pelotão estava a 2m11s dos fugitivos, com o Tiago Machado a 1m38s.

 

Ao Km 72,5 Hugo Nunes continuava a somar vantagem na luta pela Camisola Branca e Vermelha Fidelidade, e na passagem pelo P. Montanha 2.ª cat. Penhas Douradas, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) era 1º, seguido de Bruno Silva (LA Alumínios-LA Sport) em 2º, Ángel Madrazo (Burgos-BH) foi o 3º, Pedro Pinto (Miranda-Mortágua) 4º, e Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) foi 5º.

 

Ao Km 80 Tiago Machado era alcançado na descida para Manteigas, e o pelotão reduzi para 1m59s para os fugitivos. Ao Km 88 os fugitivos entravam em Manteigas e aumentavam a distância para os 2m01s de vantagem sobre o pelotão que descia estirado, com a W52-FC Porto a comandar. Ao Km 99 os 14 fugitivos aumentavam a distância par o pelotão para 2m53s. A 45 km do final da etapa, a distância aumenta entre os fugitivos e o pelotão para os 3m05s, W52-FC Porto controlava o pelotão, mas o ritmo imposto ainda não permitia a aproximação ao fugitivos.

 

Ao Km 105 cada vez era mais moderado o ritmo do pelotão, e aumentava a vantagem para os 3m33s, para os 14 fugitivos. Entretanto ao Km 106 e Insatisfeitos com a baixa velocidade do pelotão, saiam Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) e dois homens da Caja Rural-Seguros RGA. Ao Km 115 era atingida a terceira hora de prova, a média estava nos 38,3 km/h.

 

Ao Km 111 surgia o P. Montanha de 3.ª cat. Sarzedo, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) era o 1º, seguido de Bruno Silva (LA Alumínios-LA Sport) em 2º, e Rafael Reis (Feirense) em 3º. A 1m30s estavam Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), segundo da geral da juventude, Cristián Rodríguez e Héctor Sáez (Caja Rural-Seguros RGA) e o pelotão reduzia para 1m50s. Entretanto  na frente da corrida seguiam José Neves e Ángel Madrazo (Burgos-BH), Sergio Martín (Caja Rural-Seguros RGA), Matis Louvel e Christophe Noppe (Team Arkéa-Samsic), César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), João Matias (Aviludo-Louletano), Rafael Reis e Gonçalo Amado (Feirense), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Bruno Silva (LA Alumínios-LA Sport), Gaspar Gonçalves e Pedro Pinto (Miranda-Mortágua) e Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista).

 

A 25 km da meta, Pedro Pinto (Miranda-Mortágua) atacou e isolava-se na frente da corrida. A caravana estava praticamente no início da subida da Covilhã para a Torre, e já subia em direção ao centro da Covilhã, tanto entre os fugitivos como o pelotão.

 

Ao Km 127,7 na passagem pela Meta Volante da Covilhã, Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) era o 1º, seguido em 2º por Cristián Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA), e José Neves (Burgos-BH) em 3º, e Cristián Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) isolava-se na frente da corrida, nas primeiras rampas depois de passar pela Covilhã, enquanto a Efapel assumia a cabeça do pelotão, endurecendo ainda mais o ritmo, o homem na frente dos fugitivos, Cristián Rodríguez, era na altura o 12.º da geral.

 


O pelotão vai alcançando alguns homens que estava na fuga original, na altura eram ainda um pelotão muito numeroso, sinal de ritmo não muito elevado., com o sprinter Rafael Silva (Efapel) a comandar o grupo principal na altura.

 

Entretanto César Fonte (Efapel) atacava no pelotão, com a perseguição da W52-FC Porto, mais ainda à frente, continuava Cristián Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) na frente dos fugitivos, e ainda levava 1m31s de vantagem sobre a cabeça do pelotão. Um pelotão que acaba, entretanto, com a curta aventura de César Fonte, e era a W52-FC Porto que impunha novamente o ritmo.

 

Mas, a 17 km para a meta era António Carvalho (Efapel) que acelerava na frente do pelotão, que ia perdendo alguns ciclistas. António Carvalho continuava a insistir, e consegue mais algumas dezenas de metros de vantagem sobre a equipa da W52-FC Porto, mas na frente, e indiferente às movimentações nas traseiras da corrida, Cristián Rodríguez aumentava a diferença, e tinha 1m43s.

 

Ao 15 km para a meta, era a vez de Joni Brandão (Efapel) atacar, e junta-se a António Carvalho, mas faz moças e Vicente García de Mateos e Ricardo Vilela foram as primeiras vítimas desta movimentação. Entretanto Joni Brandão passa por Carvalho e foi sozinho à procura de Cristián Rodríguez, com João Rodrígues a ser o homem que defendia a amarela de Amaro Antunes, e tentava puxar pelo grupo dos favoritos.

 

Entretanto o ataque de Joni Brandão fazia cair a vantagem de Cristián Rodríguez para 1m18s, com João Rodrigues a não dá grandes margem a Joni Brandão, e era uma defesa eficaz para assegurar a liderança de Amaro Antunes. Mas, Joni Brandão abdica e esperava pelo grupo dos favoritos, agora apenas com dez elementos. Sendo alcançado Joni Brandão, António Carvalho (Efapel) atracava novamente, sendo a distância muito curta, João Rodrigues controlava com facilidade, com Amaro Antunes na roda.

 

Cristián Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) seguia na dianteira, com 1m10s sobre o grupo do camisola amarela, e a Efapel mexia com a corrida, mas não fazia a diferença, com António Carvalho novamente alcançado. Do grupo de fugitivos inicial, apenas José Neves (Burgos-BH) ia resistindo numa posição intermédia.

 

Ao 11 km do final da etapa, José Neves era alcançado pelo pelotão. A 10 km para a meta Cristián Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) seguia ainda isolado do grupo do camisola amarela a 1m30s.

 

Ao 8 km para a meta Cristián Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA) seguia na frente, a 1m06s seguia João Rodrigues, Amaro Antunes e Gustavo Cesar Veloso (W52-FC Porto), João Benta e Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista), Frederico Figueiredo e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Joni Brandão e António Carvalho (Efapel) e Delio Fernández (Nippo Delko Provence), com os corredores enta~rar entrar na fase final da subida, onde o vento forte e o frio se fazia sentir com muita intensidade.

 

O grupo do camisola amarela é comandado na altura por João Rodrigues que vinha desde o primeiro ataque efetuado pela da Efapel, e já levava mais de dez quilómetros sempre a puxar, serra acima. Entretanto Cristián Rodríguez entrava nos últimos 5 quilómetros, tinha menos de um minuto de vantagem sobre os perseguidores, e estava ainda tudo em aberto quem seria o vencedor da etapa.

 

Entretanto António Carvalho (Efapel) acelerava, mas João Rodrigues (W52-FC Porto) segue-lhe logo a roda e não o deixa sair, Cristián Rodríguez (Caja Rural-Seguros RGA), mantinha um ritmo constante, seguia na frente, mas tinha apenas 37 segundos de vantagem, e dificilmente poderíamos assistir a uma segunda vitória consecutiva da equipa espanhola.

 

Mas António Carvalho voltava a acelerar, e Alejandro Marque não resistiu e ficou para trás, com Cristián Rodríguez a entrar nos 3 km finais, e tem um espaço curto de apenas 27 segundos. Mas António Carvalho. João Rodrigues estavam indestrutível, e chega rapidamente à roda do homem da Efapel.

 

Entretanto Luís Fernandes ataca novamente com Joni Brandão na roda, mas responde o mesmo de sempre, João Rodrigues, a subida é um grande desafio para João Rodrigues contra todas, e, a menos de 2 km do fim, ia ganhando Rodrigues. Mas Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista) sai do grupo de favoritos e passa por Cristián Rodríguez, apanha o fugitivo, mas ninguém reage no grupo dos candidatos.

 

Entretanto Luís Fernandes comandava a corrida, com o grupo comandado por João Rodrigues por muito perto, com o nevoeiro a surgir, e a cobrir os ciclistas, com Grupo de oito corredores na frente em pleno quilómetro final. Mais um ataque de António Carvalho, com resposta de João Benta.

 

vence a etapa, e foi o primeiro a cortar a meta no alto da Torre, Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) foi o segundo e Amaro Antunes (W52-FC Porto) o terceiro, e Amaro Antunes (W52-FC Porto) continua de amarelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com