quinta-feira, 1 de outubro de 2020

“Comunicação Social e as notícias sobre as bicicletas…


Por: José Morais

Muito se comenta na divulgação das diversas modalidades onde se utiliza a bicicleta na comunicação social. As televisões ficam no esquecimento, tirando o canal publico a RTP que vai apresentando algumas notícias, e na Volta a Portugal tem feito um trabalho muito interessante, é raro as outras estações apresentarem peças sobre bicicletas, sobre resultados, sobre acontecimentos ciclísticos, sejam profissionais ou amadores.

Temos alguns jornais com interesse, em especial o Record, que diariamente apresenta peças sobre ciclismo, outros falam de bicicletas, mais esporadicamente, ficando apenas para alguns sites específicos com a modalidade que vão informando as atividades e eventos que se vão realizando por esse pais e estrangeiro, as notícias que os leitores querem ler, e muitas vezes não lhes chega.

Mas será apenas a comunicação social a ter culpa na falta de notícias, ou os interessados nas diversas modalidades também são culpados disso, e relembro aqui à uns quatro anos numa entrevista feita na altura ao responsável Orbita, em que o mesmo referia que tantos os nossos fabricantes, representantes de marcas, equipas, atletas, e muitos mais, também possuem culpa, já que muitas vezes ignoram, e pouco divulgam as suas atividades.

O Notícias do Pedal tem 21 anos de existência, inicialmente dedicado ao cicloturismo, mais tarde dedicado a todas a modalidades, sejam ela profissionais, ou amadoras, fomos a primeira revista on-line, e continuamos em força.

Durante o ano de 2020 e após a pandemia, sempre diariamente trouxemos notícias, não paramos, não estando na Volta a Portugal este ano, mas temos feito diariamente um trabalho em prol da mesma com notícias em cima da hora, já que assim que a etapa termina conseguimos publicar um resumo da etapa passo a passo, mas isso não é suficiente, e queremos ainda mais.

Desde abril de 2020, já foram muitos os contatos que fizemos com equipas, clubes, atletas, e amantes da bicicleta, solicitando notícias, pedindo que nos enviem informações dos diversos eventos sejam amadores ou profissionais nas diversas modalidades, antes ou após a sua realização, infelizmente muito poucas foram as respostas positivas, e pouco nos chegou à redação, infelizmente e tenho de dizer, que poucos se interessam nas divulgações das modalidades, ficando assim no esquecimento.

Resumido, se pouco se fala nas modalidades que se utiliza a bicicleta na comunicação social, se o ciclismo fica esquecido, culpa também será de todos que lidam com ela, por também não divulgarem o que fazem, já se a montanha não vai a Maomé, Maomé terá de ir à montanha, o que quer dizer, que as notícias tem de cair nas redações, e quantas mais caírem mais possibilidade haverá de serem publicadas notícias de ciclismo.

Deixo agora aqui uma mensagem, será para todos os interessados de serem mais conhecidos, e serem divulgados os eventos que realizam ou participam.  

 

Temos espaço diário e mensal com ligações diretas às redes sociais para divulgação de todas as notícias sobre ciclismo, enviem notícias vossas para os nossos mails: noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com

Enviem-nos um resumo dos eventos e fotos, nós tratamos do resto na sua divulgação, sejam antes ou após a sua realização.

Nosso espaço mensal em: www.noticiasdopedal.com ou o espaço diário em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/ aqui podem subescrever o mesmo e receberem diariamente todas as notícias.

Ficamos a aguardar.

Boas pedaladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com