domingo, 19 de agosto de 2018

“Equipa Portugal/Tiago Antunes em fuga e Rui Oliveira sétimo na chegada”

Por: José Carlos

Rui Oliveira voltou a ser o melhor português na terceira etapa da Volta a França do Futuro, cortando a meta na sétima posição, depois de percorridos os 171,2 quilómetros que uniram Lude a Châteaudun. Tiago Antunes andou em fuga, mas foi alcançado nas últimas centenas de metros, ao contrário do francês Damien Touzé, que conseguiu levar a escapada até à meta para vencer a tirada.

A terceira jornada da Volta a França do Futuro foi, até ao momento, a mais exigente da competição. À alta velocidade, semelhante à das etapas anteriores, juntou-se hoje um percurso ondulado e a fadiga acumulada. O resultado foi uma corrida em que as primeiras fragilidades foram postas a nu.

No pólo oposto estiveram aqueles que tentaram aproveitar as dificuldades para medir o pulso à concorrência. Entre estes mostrou-se o português Tiago Antunes, que passou cerca de metade da etapa integrado num grupo de sete fugitivos, aos quais o pelotão, comandado pela França e pela Noruega, nunca deu grande margem, acabando por aproximar-se decisivamente nos quilómetros finais.

Apesar da aceleração do grupo principal, quatro dos sete fugitivos conseguiram fazer singrar a escapada. O francês Damien Touzé venceu, relegando o italiano Edoardo Affini e o holandês Thymen Aensman para a segunda e terceira posições, respetivamente. Rui Oliveira foi o terceiro do pelotão, sétimo na tirada, a 7 segundos do vencedor. Tiago Antunes foi 35.º, João Almeida, 71.º, Marcelo Salvador, 92.º, e André Ramalho, 104.º, todos a 12 segundos. Ivo Oliveira foi 118.º, a 57 segundos.

O francês Alan Riou matém-se no topo da geral, seguido pelo norueguês Hakon Lunder Aalrust e pelo dinamarquês Magnus Bak Klaris, ambos a 1 segundo. Rui Oliveira é o melhor português na geral, ocupando a nona posição, a 2m11s do primeiro. Tiago Antunes é 32.º, João Almeida 65.º, Marcelo Salvador 73.º e André Ramalho 84.º, todos a 2m16s. Ivo Oliveira é 110.º, a 3m01s.

A Equipa Portugal está no sétimo lugar, entre 25 seleções.


“A corrida foi muito rápida e muito atacada. Houve constantes tentativas de fuga. Sabíamos que seria perigoso não ter ninguém num grupo que viesse ter sucesso, mas também era um risco colocar um ciclista a trabalhar de igual para igual na fuga. O Tiago assumiu o risco, pois trata-se de um corredor com pouco mais de 50 quilos a puxar em terreno plano com outros que têm uns 80 quilos. Poderíamos beneficiar da situação, se o grupo chegasse com algum tempo de vantagem, o que não aconteceu”, lamenta o selecionador nacional, José Poeira.

A quarta etapa, marcada para esta segunda-feira, é uma das mais importantes da competição, pois poderá marcar diferenças muito significativas entre candidatos. Trata-se do contrarrelógio por equipas, com 20,2 quilómetros a ser disputado em redor de Orléans. Prevê-se uma jornada difícil para a Equipa Portugal, que terá de defender-se das formações mais dotadas de roladores possantes, que, neste tipo de exercícios completamente planos, levam vantagem sobre os portugueses.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com