domingo, 19 de agosto de 2018

“13ª Clássica, Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro, ao rubro”

Texto e fotos: José Morais

O Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro nasce da participação de dois dos seus atuais elementos, o atual presidente e tesoureiro, num passeio realizado pelo Estrela F.C. Afonsoeirense, em 1995, aos quais se foram juntando depois mais elementos. Em 2000 resolvem fazer a legalização do Grupo, denominado de Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro.

O agosto, mês escolhido por excelência para muitos portugueses para férias, onde os passeios são em número reduzido, este é um dos dois realizados neste mês do calendário da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), este ano juntou duas centenas de amantes das bicicletas, num evento organizado pelo Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro, o qual contou com os apoios da Câmara Municipal da Montijo, União de Juntas de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro, Moveis Jolar, Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, entre outros apoios.

Pelas 8 horas começavam a movimentar-se as bicicletas no Afonsoeiro, a chegada dos primeiros participantes ocorreu bem cedo, com cicloturistas oriundos da área da grande Lisboa, algumas equipas de fora, caso de Estremoz, Arraiolos, Almeirim e Marinhais, entre outras que marcaram presença.

Confirmadas as inscrições, dar os últimos retoques nas máquinas, dois dedos de conversa, tudo isto antecedeu a partida para o passeio que foi dada pelas 9,15 horas. Na linha de partida estavam  cerca de 200 participantes, com a equipa da casa a realçar o pelotão, pela frente havia um percurso de cerca de 75 quilómetros aproximadamente para percorrer, entre o Afonsoeiro, Canha e Afonsoeiro, com paragem para abastecimento líquido e sólido em Canha, com o pelotão a chegar pelas 12,50 ao local da partida, o Polo Cultural do Afonsoeiro.

Pedalada a pedalada:

Tivemos um belo passeio, uma pedalada regular, com o pelotão a rolar quase sempre compacto, num trajeto de dificuldade baixa, onde o convívio esteve sempre presente, e muitos participantes tiveram uma animada cavaqueira, sem pressas, e descontraídas eram as pedaladas, que tinham como objetivos, a divulgação da prática desportiva e do uso da bicicleta, ao mesmo tempo que divulgar a freguesia e o concelho, tentando desta forma que as pessoas pratiquem também algum desporto, e acima de tudo andem de bicicleta.

Poder conviver, aliviando assim em parte o stress acumulado ao longo da semana de trabalho, num domingo onde o tempo esteve excelente, com uma manhã agradável, e o sol a aquecer os participantes, onde existiram zonas a atingir os 35 graus de temperatura, o imenso em nada desmotivou quem pedalavam, que o fez com muita alegria e vontade.

E a satisfação estava também expressa na parte da organização, que esteve de parabéns pela forma como dirigiu o passeio, sempre com a equipa da casa na frente a marcar o ritmo e a manter o longo pelotão todo junto, já que o trajeto também era propício a isso, ainda pelo excelente convívio proporcionado a todos, e a forma como soube receber na sua terra, o que fará com que muito já ficassem com vontade de poderem marcar presença na próxima edição.

No final, que ocorreu pelas 12,30, foi tempo de um belo banho, já que o calor apertava, depois seguiu-se um excelente almoço, onde os participantes puderam conviver tarde dentro.

Especial, foram os momentos que marcaram, e antecederam a entrega de lembranças, primeiro pela parte do Vitória Clube de Lisboa, e na pessoa do Ricardo Figueiredo, quis homenagear duas pessoas, a primeira seu filho o Gabi, que atualmente se encontra doente, marcou presença, e o pai ofereceu-lhe um T-Shirt, assinada por mojitos amigos cicloturistas, momento de grande emoção.

Depois, a sua mulher, a qual renovou os votos de amor pela mesma, elogiando as duas dezenas de anos que estão casados, pelo apoio que lhe tem dado ao longo da vida que estão juntos, algo talvez inédito neste tipo de evento, mas onde oa Ricardo quis comemorar entre amigos da familia cicloturistico.

E antes da entrega das lembranças, ainda existiu tempo para cantar os parabéns a uma aniversariante. Depois algumas palavras pela organização, e pela Veradora do Municipio.

Foi sem dúvida um bonito passeio, temos de dar os parabéns ao exelente trabalho feito pela GNR Brigada de Trânsito, como ainda Bombeiros e Cruz Vermelha, e em especial à organização por tão bons momentos que proporcionou a todos, cicloturistas e acompanhantes.

Pouco mais para dizer, fical os votos de bons passeios, boas pedaladas, e esperamos marcar presença novamente em 2019, parabéns.

Podem visualizar mais fotos em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com