terça-feira, 6 de setembro de 2016

“CARAMULO MOTORFESTIVAL CELEBRA XI EDIÇÃO COM VELOCIDADE RECORDE”

Beleza, adrenalina e performance na Rampa Histórica do Caramulo

Por: Madalena Galamba

Dez anos após a sua primeira edição, o Caramulo Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de referência da paixão motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, mais de 30 mil pessoas à Serra do Caramulo, para vibrar com a beleza dos clássicos e toda a adrenalina do desporto automóvel.

Novo Recorde de Velocidade na Rampa do Caramulo

Esta XI edição do Caramulo Motorfestival ficou também marcada pela velocidade e pela performance: o piloto Pedro Salvador, ao volante do Norma M20 FC, foi o mais rápido de sempre em onze edições de Motorfestival, voltando a bater o recorde da mítica Rampa do Caramulo, com um tempo de 01m18,077ss.

“Dez anos depois da primeira edição do Caramulo Motorfestival, não podíamos estar mais contentes com o percurso que fizemos até agora. Ainda há muito por fazer, mas a fantástica adesão do público, o entusiasmo crescente dos aficionados, a presença de tantos pilotos de referência, e sentir que contribuímos para divulgar e desenvolver a paixão motorizada em Portugal é a nossa maior motivação para fazer mais e melhor” afirma a organização. “O Caramulo Motorfestival continua a crescer, com um aumento notável das equipas femininas e internacionais, novidades a cada ano, trazendo muita velocidade e emoção a esta mítica rampa, como se viu este ano, em que se bateu o recorde da Rampa do Caramulo”

Mais uma vez, o Caramulo Motorfestival conseguiu atrair aos seus palcos um plantel único de pilotos convidados, reunindo veteranos e alguns dos melhores pilotos do desporto automóvel nacional da actualidade. Um dos momentos mais emotivos do Motorfestival foi a recepção de “Nicha” Cabral, o primeiro piloto português de Fórmula 1, que, aos 82 anos, voltou a subir a Rampa Caramulo, num Porsche 356, dez anos depois de ter apadrinhado a primeira edição do Caramulo Motorfestival. Entre os pilotos convidados, destaque para as presenças de André Villas-Boas, Francisco Sande e Castro, João Fonseca, e Rafael Lobato.

Igualmente bem representado esteve o desporto automóvel no feminino, graças às presenças de Elisabete Jacinto, que conduziu o seu camião todo-terreno rampa acima, e Rosário Sottomayor, a mais bem-sucedida piloto de velocidade portuguesa, que fez este ano a sua estreia no Motorfestival abraçando os clássicos, subindo a rampa num Bugatti Type 40 de 1929.

Entre as novidades que mais entusiasmaram o público presente, destaque para a estreia do Drift Show, em automóvel, pelas mãos do piloto Carlos Pacheco, e moto, que exibiu a sua perícia na rampa levando o público ao rubro, e o Monster Truck Show.

Marcas juntam-se à festa

Outro estreante no Caramulo Motorfestival a fazer as delícias do púbico foi o poderosíssimo Jaguar F-Type SVR, modelo único em Portugal, trazido pela Revor para mostrar toda a sua elegância e potência na Rampa do Caramulo. A Schweppes trouxe animação e glamour ao Motorfestival, apadrinhando o pórtico e apoiando as Pit girls, que, na pré-grelha, contribuíram para reviver o ambiente clássico da competição automóvel. A Maserati quis marcar presença cedendo um Maserati Ghibli para abrir a pista, como carro 00, e a SIVA deu o seu contributo com um Volkswagen Passat GTE 218 CV, um híbrido “plug-in”, que serviu para realizar co-drives, subindo a Rampa do Caramulo com convidados, com o piloto veterano António Araújo Pereira ao volante.

Na Rampa Histórica do Caramulo, prova co-organizada com o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, introduziam-se novidades quer na distribuição das categorias, quer na organização das subidas. O vencedor à geral foi Pedro Salvador, com o seu Norma M20, registando o melhor tempo de sempre na rampa de 1m18,077ss. O 2º lugar do pódio foi conquistado por António Nogueira, ao volante do seu Porsche 911 GT 2, com o tempo de 1m26,629ss e, em terceiro lugar ficou João Fonseca, em Apis F1000, registando 1m32,916ss.

Em Regularidade Sport, Categoria Veteranos, os vencedores foram: Francisco Lemos Ferreira/David Silva (Morris Moke), na Categoria Clássicos venceram Paulo Almeida/Bernardo Almeida, a correr num Porsche 914 e na Categoria Desportivos a vitória foi para Fernando Mateus e António Gonçalves (Toyota Starlet). Por fim, na Categoria Modernos, os vencedores foram João Figueiredo/António Martinho, ao volante de Mazda MX5 NA.

O prémio Senhoras foi atribuído à dupla Elizabeth Nobel/Elaine Nobel, em Jaguar XKR, conquistado assim o 1º lugar entre as equipas femininas. O 2º lugar foi conquistado pela equipa Madalena Reis/Rita Saldanha, em Alfa Romeo 1900 SSC e o 3º lugar foi atribuído à dupla Maria Patrício Gouveia/Filipa Schmidt, em Triumph TR3.

Este evento conta com o apoio do Museu do Caramulo, Turismo do Centro, Câmara Municipal de Tondela, rádio M80, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com