domingo, 10 de abril de 2022

“Michał Kwiatkowski venceu ao photo-finish a 56ª edição da Amstel Gold Race masculina”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Pela segunda vez Michał Kwiatkowski da Ineos Grenadiers venceu a Amstel Gold Race, desta vez foi necessário o photo-finish para revelar o vencedor, numa corrida com um percurso de 254,1 quilómetros entre Maastricht e Valkenburg, com Michał Kwiatkowski a bater-se contra Benoit Cosnefroy da AG2R Citroën Team que tinha festejado a vitória antecipada numa informação errada, Tiesj Benoot da Jumbo-Visma completou o pódio.

No início da típica das Ardenas, iniciou-se uma fuga que era composta por Emils Liepins, Owain Doull, Ide Schelling, John Jacobs, Aaron Van Poucke e Luca Rastelli, com os sexto a liderar a fuga durante muito tempo, mas com o pelotão sempre a controlar.   

Na última parte da competição, começaram as movimentações a partir do pelotão, o que endureceu a corrida, com Van Hooydonck a ser o último a ser o último corredor da fuga a ser apanhado faltavam cerca de 43 quilómetros para a linha de chegada, com a Ineos Grenadiers a impor um ritmo elevado, que permitiu reduzir o grupo principal para 35 ciclistas.

Entretanto nas rampas do Keutenberg as diversas movimentações dos favoritos deixavam o líder da corrida com apenas onze ciclistas, eram eles Tom Pidcock da IGD, Tiesj Benoot da TJV, Kasper Asgreen da QST, Michal Kwiatkowski da IGD, Dylan Teuns da TBV, Mathieu Van der Poel da AFC, Benoit Cosnefroy da ACT, Marc Hirschi da UAD, Michael Matthews da BEX, Stefan Küng da GFC e Alexander Kamp da TFS.

Entretanto surgia a penúltima subida para o Cauberg, com Tom Pidcock e Dylan Teuns a serem os mais fortes, mas na última subida Michal Kwiatkowski mudava o ritmo, e entrava na última curva com 17 quilómetros para a linha de chegada, aproveitou assim o seu momento alto, enquanto o seu parceiro britânico parava na perseguição. 

Mas o Cosnefroy francês também estava sólido, e uma movimentação de ritmo foi o suficiente para chegar a Kwiato, onde formaram um dupla muito perigosa na retaguarda, com os dois ciclistas combativos a se revezarem, não poupando o esforço, enquanto Pidcock fazia o trabalho atrás, a fim de pararem qualquer movimento de Hirschi ou Van der Poel.

Tudo isto, valeu-lhe enfrentar o último quilómetros com quinze segundos de vantagem, com Cosnefroy a tomar as rédeas, esperando para lançar o sprint, lado a lado com o francês da AG2R cortaram a linha de chegada, com este a festejar a vitória, foi então necessário o photo-finish para ver que a vitória tinha sido de Kwiatkowski da Ineos Grenadiers que pela segunda vez ganhou a prova, já o tinha feito em 2015, deixando desolado o francês Benoit Cosnefroy, que tinha comemorado antecipadamente por uma informação dada erradamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com