quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

“Filipe Cardoso desafia adeptos a serem ciclistas de elite por dois dias”

Foto: NUNO VEIGA/LUSA
Durante dois dias, 30 participantes vão viver a experiência de serem atletas de elite, sem o stress da competição.
Filipe Cardoso é conhecido no pelotão por ser adepto dos "malabarismos" com a bicicleta
O I Training Camp de Ciclismo, organizado por Filipe Cardoso, vai proporcionar aos adeptos uma experiência rara na pele de atletas de elite, com os participantes a serem convidados a tornarem-se ciclistas durante um fim de semana.
Filipe Cardoso (Efapel) é, muito provavelmente, o ciclista mais popular do pelotão nacional entre os adeptos da modalidade e a razão é simples: “Há muito tempo que tento, dentro do possível, estar ligado aos amantes da bicicleta, amigos, conhecidos e desconhecidos. Com o passar dos anos tenho recebido, através das redes sociais e pessoalmente, centenas de perguntas sobre as mais diversas áreas que influenciam o rendimento na bicicleta”.
Essas dúvidas de “atletas amadores de estrada e BTT, atletas profissionais, sub-23 ou simples ciclistas que andam de bicicleta ao domingo”, sobre treino, alimentação, suplementação, nutrição, a bicicleta e seus componentes, foram o embrião para o I Training Camp de Ciclismo, que se realiza sábado e domingo, no Clube de Vela de Viana do Castelo.
Durante dois dias, os 30 participantes – o corredor da Efapel teve de limitar o número de inscritos para poder dar a devida atenção a todos – vão viver “a experiência de serem atletas de elite, sem o stress da competição e com acesso a informação e equipamentos a que de outra forma não iam conseguir aceder.
“Vão aprender a treinar com mais qualidade seja qual for o seu objetivo, vão perceber a importância da parte médica e da experiencia na modalidade, aprender a ler os rótulos da suplementação e a comer antes, durante e depois do esforço. Vão sair dali com as noções-base para depois, em casa, serem atletas mais saudáveis e olharem para a bicicleta com mais interesse ainda”, explicou à agência Lusa o último vencedor de uma etapa da Volta a Portugal no alto da Senhora da Graça.
No plano desenhado para o fim de semana incluem-se duas manhãs para pedalar, nas quais Cardoso vai ser o guia e o responsável por controlar o ritmo do treino, enquanto as tardes serão dedicadas ao esclarecimento de dúvidas, partilha de experiências e a avaliação física dos participantes. “Será feita uma medição das “pregas” a todos, ficando todos a saber quantos quilinhos têm a mais”, brincou.
Para esta aventura, Filipe Cardoso conta com a ajuda de dois médicos, Benjamim Carvalho, um veterano nas lides velocipédicas, e o seu filho Bruno Carvalho, com os três a proporem-se a responder a questões tão diferentes como “Qual o propósito do treino específico, com intensidades, tempo e repetições predefinidas?” ou “Qual é a diferença entre andar cinco horas a conversar e fazer uma hora de treino específico?”.
“Temos mantido um contacto constante com os que já confirmaram a inscrição e vamos revelando aos poucos tudo aquilo que pretendemos. Mesmo assim acho que vão ficar surpreendidos com as condições e com o cuidado com que preparámos tudo e também quando partilhar os dados de frequência cardíaca, velocidades, potência de algumas etapas, nomeadamente da etapa da Volta a Portugal que ganhei na Senhora da Graça. Vão perceber que o ciclismo de alta competição é muito violento”, garantiu.
Mas nem tudo será sofrimento. “Na nossa perspetiva, desporto é equilíbrio, portanto sábado vamos também ter um bonito jantar em frente ao rio nas instalações do Clube de Vela com um enólogo meu amigo que nos vai trazer os vinhos e falar um bocadinho sobre cada garrafa que abrir”, completou.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com