sábado, 19 de julho de 2025

“"A bicicleta de estrada de Pogacar era mais pesada do que a bicicleta de contrarrelógio de Vingegaard" Zonneveld e Dumoulin analisam as escolhas para a crono escalada”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A crono escalada da 13ª etapa da Volta a França voltou a levantar o debate em torno das escolhas de material, especialmente num percurso com um setor plano como o que levou os ciclistas até Peyragudes. Com três quilómetros planos antes da subida final, as equipas abordaram o desafio de formas muito diferentes e os casos de Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard foram os mais analisados, incluindo por Tom Dumoulin e Thijs Zonneveld.

"Os Emirates e a Visma estiveram a pensar na crono escalada durante todo o ano. Chegaram a conclusões completamente opostas", explicou Zonneveld no podcast In de Waaiers. A maioria dos ciclistas optou por setups adaptados ao esforço final de 9 quilómetros de subida, mas os dois principais candidatos à geral alinharam com configurações distintas.

"Vingegaard começou com uma bicicleta de contrarrelógio com rodas abertas e Pogacar começou com a sua bicicleta de estrada normal. Vingegaard com um capacete de contrarrelógio, Pogacar com um capacete aerodinâmico normal." No final, o esloveno ganhou 36 segundos ao dinamarquês, uma diferença expectável, mas que não se deveu apenas ao equipamento.

Para Zonneveld, o equilíbrio entre peso e aerodinâmica foi bem gerido pela Visma. "Conheço os pesos das duas bicicletas com que Pogacar e Vingegaard começaram. A bicicleta de estrada de Pogacar era mais pesada do que a bicicleta de contrarrelógio de Vingegaard", sublinhou. "Por isso, a Team Visma | Lease a Bike conseguiu aproveitar todos os ganhos aerodinâmicos e ainda fazer uma bicicleta mais leve. Não podiam ter feito muito melhor, mas o resultado está à vista".

Tom Dumoulin, em declarações à NOS, defendeu que ambas as opções fazem sentido. "Posso compreender ambas as escolhas. Vingegaard não estava a pedalar a sua bicicleta de contrarrelógio, mas sim uma bicicleta de estrada com um guiador de contrarrelógio montado. Isso deve ter custado algum tempo para o colocar no tamanho correto".

"Se Pogacar pudesse pedalar a sua bicicleta de contrarrelógio com a mesma potência que a sua bicicleta de estrada, então a bicicleta de contrarrelógio seria mais rápida. Mas não é esse o caso, por isso opta pelo conforto", concluiu.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-bicicleta-de-estrada-de-pogacar-era-mais-pesada-do-que-a-bicicleta-de-contrarrelogio-de-vingegaard-zonneveld-e-dumoulin-analisam-as-escolhas-para-a-crono-escalada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com