Por: Miguel Marques
Em parceria com: https://ciclismoatual.com
A crono escalada da 13ª etapa
da Volta a França voltou a levantar o debate em torno das escolhas de material,
especialmente num percurso com um setor plano como o que levou os ciclistas até
Peyragudes. Com três quilómetros planos antes da subida final, as equipas
abordaram o desafio de formas muito diferentes e os casos de Tadej Pogacar e
Jonas Vingegaard foram os mais analisados, incluindo por Tom Dumoulin e Thijs
Zonneveld.
"Os Emirates e a Visma
estiveram a pensar na crono escalada durante todo o ano. Chegaram a conclusões
completamente opostas", explicou Zonneveld no podcast In de Waaiers. A
maioria dos ciclistas optou por setups adaptados ao esforço final de 9 quilómetros
de subida, mas os dois principais candidatos à geral alinharam com
configurações distintas.
"Vingegaard começou com
uma bicicleta de contrarrelógio com rodas abertas e Pogacar começou com a sua
bicicleta de estrada normal. Vingegaard com um capacete de contrarrelógio,
Pogacar com um capacete aerodinâmico normal." No final, o esloveno ganhou
36 segundos ao dinamarquês, uma diferença expectável, mas que não se deveu
apenas ao equipamento.
Para Zonneveld, o equilíbrio
entre peso e aerodinâmica foi bem gerido pela Visma. "Conheço os pesos das
duas bicicletas com que Pogacar e Vingegaard começaram. A bicicleta de estrada
de Pogacar era mais pesada do que a bicicleta de contrarrelógio de
Vingegaard", sublinhou. "Por isso, a Team Visma | Lease a Bike
conseguiu aproveitar todos os ganhos aerodinâmicos e ainda fazer uma bicicleta
mais leve. Não podiam ter feito muito melhor, mas o resultado está à
vista".
Tom Dumoulin, em declarações à
NOS, defendeu que ambas as opções fazem sentido. "Posso compreender ambas
as escolhas. Vingegaard não estava a pedalar a sua bicicleta de contrarrelógio,
mas sim uma bicicleta de estrada com um guiador de contrarrelógio montado. Isso
deve ter custado algum tempo para o colocar no tamanho correto".
"Se Pogacar pudesse
pedalar a sua bicicleta de contrarrelógio com a mesma potência que a sua
bicicleta de estrada, então a bicicleta de contrarrelógio seria mais rápida.
Mas não é esse o caso, por isso opta pelo conforto", concluiu.
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