sábado, 5 de março de 2022

“Strade Bianche masculino Tadej Pogacar foi o grande vencedor, Ruben Guerreiro ficou em 15º e Nelson Oliveira em 33º”


O ciclista de 23 anos da UAE Emirates cumpriu os 184 quilómetros com início e final em Siena num trajeto de 184 quilómetros, com algumas quedas pelo caminho

 

Por: José Morais

Foto: AFP

Tadej Pogacar, o ciclista esloveno da equipa UAE Emirates conseguiu isolar-se a cinquenta quilómetro da linha de chegada, vencendo sozinho em Siena a 16ª edição da Strade Bianche, conseguindo assim aumentar o palmarés na clássica que consegue ser quase o sexto Monumento. 


O esloveno de 23 anos de idade conseguiu cumprir os 184 quilómetros em 4:47.49 horas, com o veterano Alejandro Valverde da equipa da Movistar, a gastar mais 37 segundo, conseguindo o segundo lugar, parecendo um esterno ciclista com os seus 41 anos.

Em terceiro lugar e a fechar o pódio ficava Kasper Asgreen, o ciclista dinamarquês da equipa QuickStep-Alpha Vinyl, que chegava com 46 segundo, bem esteve o português da equipa EF Education-Easy Post Ruben Guerreiro a conseguir entrar no top vinte, cortando a meta na 15ª posição a 1:57 minutos, e o ciclista português da equipa da Movistar a ficar em 33º lugar a 4:19 minutos, depois de ter trabalhado em prol de Alejandro Valverde  


 

Foi imenso o esforço consistente após o ataque decisivo de Tadej Pogacar, deu-se ao luxo de fazer a subida da Via Santa Catarina a cumprimentar o público na estrada, onde pedalava mais ao ritmo de passeio, e confirmava assim mais um triunfo muito autoritário, ainda na sua carreira jovem.

Mas a prova ficou marcada por diversas quedas, a cerca de 90 quilómetros da meta, uma queda em massa no pelotão, provocada numa seção com ventos laterais muito fortes, aliada ao tradicional sterrato da corrida, mandou dezenas de ciclistas ao chão, onde a vítima mais visível dentro do pelotão, era o campeão do mundo Julian Alaphilippe o francês da equipa QuickStep-Alpha Vinyl que sofreu uma grave queda, ficando impedido de disputar a chegada.


Tadej Pogacar, o vencedor da duas últimas voltas a França continua intocável, depois de vencer a sua estreia na Volta aos Emirados Árabes Unidos, onde ainda conseguiu também vencer duas etapas, vence e brilha agora na Strade Bianche. 

Na 16ª edição da Strade Bianche, Tadej Pogacar é o primeiro campeão esloveno a entrar no livro da prova, sendo o primeiro a vencer o Tour e Strade Bianche, sendo ainda o segundo vencedor mais novo a vencer, já que é superado pelo italiano Moreno Moser que em 2013 tinha 22 anos.


No final o ciclista da UAE Emirates dizia, "foi uma vitória fantástica, incrível, ataquei cedo e até aos últimos cinco quilómetros não tinha a certeza que ia conseguir, na última subida, ainda estava a olhar para trás".








Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com