segunda-feira, 28 de junho de 2021

“Olhando a 38ª da Volta aos Alentejo, como balanço”


O que não conseguimos ver

 

Por: José Morais

Foto: Podium/NP

Iniciou-se em 1983, é uma tradição competitiva, o maior evento desportivo da região alentejana, este ano na sua 38ª edição, teve cinco dias de competição com seis etapas, e um total de 819, iniciou-se em Reguengos de Monsaraz, e terminou em Évora, este ano realizada de 23 a 27 de junho, este ano mais tarde do habitual motivado pelo Covid 19.

Foi uma prova bem realizada, é certo de como em tudo nem sempre corre tudo ao gosto de todos, mas penso que a organização que esteve a cargo da Podium, tentou dar o seu melhor.

O ciclismo português está de parabéns, já que a vitória falou muito em português, apesar da amarela ter sido do Mauricio Moreira, pertenceu a uma equipa portuguesa, e no top dez da individual a camisola amarela, estiveram sete portugueses.

Na camisola verde a geral por pontos, tivemos 5 portugueses no top dez, com Iúri Leitão a ser o vencedor. E na montanha a camisola preta que foi ganha por José Fernandes, consegui também ter oito portugueses no top dez, e por fim nas camisolas, a da juventude, a branca, novo top dez com 8 portuguese, e Pedro Lopes a ser o vencedor, e também nas equipas ficamos bem no top dez, sete equipas ficaram no mesmo com a Efapel a ser a vencedora.

E que partes negativas temos de referir, não como comentários negativos, mas apenas como construtivos, para que no futuro se possa valorizar, e dignificar mais o ciclismo nacional.

Todos nós sabemos como é a nossa comunicação social em relação ao ciclismo, uma modalidade pobre para muitos que vai continuar a passar ao lado, as televisões são o que assistimos, o futebol em primeiro, todas as outras modalidades passam ao lado, e da parte da RTP, a televisão pública, aquelas que todos nós pagamos, fica muito a desejar, e no que diz respeito ao ciclismo, passa sempre ao lago, e apenas a Volta a Portugal é importante.

As outras televisões de canal aberto, também para esquecer, e este ano surgiu a CMTV, que na Volta ao Algarve foi o que foi, na Volta ao Alentejo, foi para esquecer, já que do acordo feito com a organização, estava previsto dar em direto as partidas e a as chegadas, e mais uma vez falhou, partidas dadas mais de uma hora de terem acontecido, chegadas, já os ciclistas estariam quase nos hotéis quando davam algo.

Sei que muitos vão criticar, mas tenho de referir de que o grupo Cofina com a CMTV, o Correio da Manhã e o Record, como parceiros media, ficaram muito aquém, se a tv foi o que foi, o correio da manhã tinha uma pagina diária no seu jornal, no record desconheço, mas numa altura em que muitos não compram jornais em papel, veem as noticias na internet, acedendo aos sites, foi estranho ver notícias no site do Record da LUSA, será que o grupo Cofina não tinha um jornalista para acompanhar a prova, e teria de recorrer à LUSA para dar as notícias, seria que as notícias no papel teriam a mesmo origem, apenas lamentável.

Porem, temos de dar os parabéns à Volta a Portugal, que na sua página do Facebook, deu transmissão em direto da parte final daa etapas da alentejana, não podemos dizer que eram imagens muito apelativas, mas, que satisfizeram, apenas o comentador, estava um pouco desenquadrado, também da parte da Podium, e na página da alentejana, havia os diretos da prova, com ligação direta ao Twitter onde era dada a descrição da etapa, o que foi sem dúvida uma mais-valia.

Terminou assim mais uma Volta ao Alentejo, sem dúvida positiva, mas, como já reparam só agora referencio (1º Grande Prémio CMTV), que este ano se juntou à alentejana, porem do meu ponto de vista não merece destaque, já que quem é parceiro, ficou muito aquém a sua divulgação, e onde tentou tirar a identidade à verdadeira prova, uma clássica com 38 anos de idade a Volta ao Alentejo.

Por fim, tenho de referir que a alentejana teve bastante destaque nos diversos sites portugueses que diariamente deram e fizeram referência à prova, são eles que mostram diariamente a modalidade, muitos sem fins lucrativos, alguns quase por carolice, mas que tentam mesmo assim resistir, divulgando o ciclismo, com respeito pelos ciclistas, equipas, patrocinadores, e tudo que anda em redor das bicicletas, merecem assim o nosso respeito.

Parabéns, Volta ao Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com