sexta-feira, 9 de outubro de 2020

“Neve e frio colocaram dois estágios-chave da montanha em risco na semana passada”


A organização procura rotas alternativas que não desinteressem o interesse da corrida

Por: Gonzalo Navarro

A organização do Giro de Itália afirma que está sendo mais complicado do que nunca. Quando a ameaça constante do coronavírus parecia a grande espada de Dâmocles, agora somam-se às más condições climáticas esperadas nos Alpes para a parte decisiva da corrida em duas semanas, o que pode até levar à modificação das duas etapas decisivas desta edição do Corsa Rosa.

Contra o tempo não se pode lutar e menos no final de outubro em picos superiores a 2.700 metros de altitude na fronteira montanhosa entre França e Itália, onde aguarda a última batalha pela camisola rosa entre os grandes galos da corrida.

As duas etapas mais ameaçadas são a 18ª, com a passagem de Stelvio (25 quilômetros a 7,5%) a 2.758 metros de altitude, e o 20 com o Colle dell'Agnello (21,3 quilômetros a 6,8%) e suas últimas rampas a 2.744 metros de altitude.

Esta não é a primeira vez que a organização enfrenta esses problemas. Na última edição sem ir mais longe, quando o equatoriano Richard Carapaz conseguiu o primeiro grande triunfo de sua carreira, Mauro Vegni, diretor da organizadora do RCS, teve que retirar a mítica subida para Passo Gavia, a 2.618 metros, pelo alto risco de gelo nas estradas.

Em seguida, a solução foi incluir o Mortirolo, uma alternativa que permitiu a exposição do italiano Giulio Ciccone. Trocando de cartas, a mesma opção é levantada este ano para a etapa de Stelvio, que trocaria portos e manteria toda a emoção com duas alturas muito importantes. A mudança mais notável apareceria no dia do Sestriere, onde a rota seria completamente variada, descartando a passagem muito alta através do Agnello e do posterior Izoard e Montgenevre, e apareceria no palco as também longas subidas para Pinerolo, Vigone, Buriasco e as rampas de cascalho de Finestre como um aperitivo para o final em Sestriere, que permaneceria apesar de ser mais de 2.000 metros.

Estampas brancas são muito comuns no Giro, mas o frio adicionado desta época do ano parece forçar a mudança para manter os concorrentes seguros, especialmente em descidas, que podem ser extremos pela humidade no asfalto e vento gelado.

Fonte: Marca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com