sexta-feira, 9 de outubro de 2020

“As vendas de bicicletas elétricas estão crescendo graças ao COVID, mas agora há um novo problema”


Por: Micah Toll

Enquanto a pandemia COVID-19 abalou o mundo e a indústria de bicicletas elétricas com ela, a pandemia também levou a um grande aumento nas vendas de bicicletas elétricas.

Quase todas as empresas que ofereciam bicicletas elétricas logo se viram com prateleiras e depósitos vazios.

Entre as pessoas em casa com mais tempo disponível, os passageiros saindo de bloqueios e ansiosos para passar mais tempo ao ar livre e os passageiros que procuram maneiras socialmente distantes de chegar ao trabalho evitando o transporte público, as vendas de bicicletas elétricas nunca foram tão altas.

Mas agora isso criou um novo problema na indústria: dar suporte a todos esses clientes.


Grandes empresas de e-bike que contam com milhares e dezenas de milhares de clientes já tinham a tarefa de gerenciar um equilíbrio de atendimento ao cliente cuidadosamente orquestrado.

Mas agora esses sistemas foram empurrados para além do ponto de rutura, à medida que incontáveis ​​novos ciclstas recebem caixas para bicicletas à sua porta, uma pequena parte das quais inevitavelmente trazem problemas ocultos.

A VanMoof, uma das empresas de e-bike mais visíveis recentemente, graças a uma grande campanha de marketing em torno de suas recentemente lançadas e-bikes S3 e X3, experimentou agudamente esse fenômeno.


Os anúncios chamativos da VanMoof em várias plataformas na comunicação social, costumam ser seguidos por muitos comentários públicos reclamando sobre o suporte ao cliente, ou a distinta falta dele.

E embora isso certamente represente apenas uma pequena parte de sua base de clientes, a VanMoof viu as vendas mais do que dobrarem quase da noite para o dia, o que significa que até mesmo um pequeno número de reclamações também aumentaria.

 

Como o cofundador Ties Carlier explicou ao The Verge

“Há muita frustração, eu sei. Mesmo que seja apenas uma pequena percentagem dos compradores, isso ainda é muito. Calculamos em cerca de 1% - 1 em cada 100 bicicletas na primeira semana ou mais teria algo importante o suficiente para um cliente nos ligar. Mas isso acaba se aproximando de 10%.


A próxima fronteira é transformar nosso negócio, construindo um ecossistema de suporte completo em torno de cada passageiro.”

 

E o VanMoof não está sozinho, é claro. Todos foram forçados a melhorar seu jogo.

Rad Power Bikes, a maior empresa de bicicletas elétricas dos Estados Unidos, começou a aumentar o tamanho de sua equipa de suporte ao cliente assim que o boom de compras de e-bike começou.

O fundador Mike Radenbaugh explicou em uma ligação com Electrek vários meses atrás, nos primeiros dias da pandemia:

“Já estamos contratando como loucos, nossa equipa de suporte ao cliente tem cerca de 40 ou 50 agora, nem tenho certeza. É difícil acompanhar. Devemos estar em torno de 70 no próximo mês ou assim.”

O aumento no atendimento ao cliente da Rad Power Bikes veio em um momento importante, quando a empresa capitalizou o boom da e-bike lançando um novo modelo popular de cerca de 935 euros, conhecido como RadMission.


 

Outras empresas de bicicletas elétricas se viram em um barco semelhante

Lectric Ebikes lançou o Lectric XP cerca de 765 euros há pouco mais de um ano, que se tornou um dos maiores sucessos de 2019. Durante a onda de compras de e-bikes em 2020, Lectric Ebikes lançou uma sequência na forma do Lectric XP Step-Thru.

Antecipando o enorme aumento no suporte ao cliente necessário durante o golpe duplo do frenesi de compras baseado em COVID e o lançamento de um novo produto, a Lectric Bikes começou a aumentar sua equipa de atendimento ao cliente.

A startup também contratou um Diretor de Operações para trazer conhecimento e experiência externos, ajudando a melhorar ainda mais a empresa e o sistema de suporte ao cliente em meio a uma corrida massiva de e-bikes em todo o país.

 

Como o cofundador Levi Conlow explicou em uma ligação com a Electrek

Trazer nosso novo diretor de operações foi um grande benefício. Ela é obcecada por desempenho e detalhes. Primeiro, contamos a ela sobre nossos concorrentes e como eles podem ter tempos de espera de dias por e-mails e horas de espera de chamadas, e como pensamos que estávamos indo bem, já que tínhamos tempos de espera de telefone de cerca de 20 minutos e talvez até um dia para emails.

Mas ela entrou e disse 'Não, não estou bem para mim'. Ela queria que esses números fossem reduzidos a 97% das chamadas telefónicas atendidas em menos de um minuto e os e-mails tratados mais como um bate-papo do cliente com respostas rápidas. Ela queria nos tornar a empresa de bicicletas elétricas mais disponível. E alguém com esse tipo de visão, inspirou todos nós a apoiá-la. E agora estou confiante em dizer que temos um dos melhores, senão o melhor, suporte ao cliente do setor.


 

As lojas físicas de e-bike têm uma vantagem?

Embora as empresas de e-bike diretas ao consumidor sejam muito populares nos Estados Unidos, encomendar uma e-bike pela Internet não é para todos.

As empresas com presença no varejo podem ter uma vantagem quando se trata de serviço. A Pedego opera uma vasta rede de mais de 120 lojas onde os clientes podem não apenas fazer um teste e comprar uma bicicleta, mas também devolver o serviço.

Na verdade, eu estava na loja da Pedego em Fort Myers, Flórida (abaixo) no início do teste de hoje pilotando a nova e-bike Pedego Element cerca de 1275 euros, para uma análise que está por vir, e vi seu centro de serviços em primeira mão. A capacidade de fazer a manutenção de bicicletas elétricas no local em vez de exigir que os clientes esperem pelo suporte por telefone ou e-mail e depois esperem mais até que uma peça de reposição seja enviada pelo correio e substituída pelo usuário final pode ser atraente o suficiente para conquistar muitos novos passageiros.

Desnecessário dizer que a indústria de bicicletas elétricas foi colocada sob enorme pressão pela demanda crescente por e-bikes.

É inevitável que alguns clientes, infelizmente, tenham problemas, mas a indústria como um todo parece estar a caminho de melhorar o serviço em todos os aspetos.

Fonte: ELECTREK

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com