segunda-feira, 22 de julho de 2019

“18º Bodo da Bicicletas/14 Horas a pedalar em Pombal”

Texto e fotos: José Morais

As 14 Horas a Pedalar, é sem dúvida um evento único em Portugal, este ano realizado pela 18ª vez, é uma organização do Clube de Cicloturismo de Pombal, que conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia local, este ano com a particularidade, da inauguração das bicicletas partilhadas, as quais irão estar ao dispor dos munícipes, para as suas deslocações pela cidade.

As 14 horas iniciaram-se este sábado 20 de julho pelas 15 horas com o encerramento da Av. Do Ultramar, na Rotunda do Bombeiro, com um perímetro de 400, onde durante 14 horas existiram fortes pedaladas, proporcionada por mais de duas centenas e meia de amantes das bicicletas.

Ao longo da tarde foram chegando os participantes, formado 8 equipas, algumas com mais de meia centenas de participantes, que se foram instalando, e preparando mais uma edição das 14 horas.

Pelas 20 horas eram confirmadas as inscrições, com os participantes a darem as primeiras pedaladas no circuito para aquecimentos, e pelas 22 horas era da inicio ao passeio pela cidade de Pombal, onde os participantes apresentaram o evento à cidade, regressando ao circuito, e iniciando assim a longa maratona até às 12 horas de domingo dia 21.

Nesta edição, as bicicletas partilhadas também tiveram o seu momento, onde existiu um prémio especial para a equipa que mais quilómetros conseguir-se fazer nessas bicicletas, assim à meia-noite foi distribuída uma bicicleta a cada equipa, que durante toda a noite a mesmas pedalaram, e terminaram pelas 9 horas da manhã, com uma equipa a conseguir realizar mais de 230 quilómetros.

 Existiu anda durante a noite animação musical e baile com Vânia Marisa, uma arruada com as concertinas do Marquês que percorreram todo o recinto, animando a edição, com a distribuição do tradicional caldo verde pelas 2 horas da manhã.

Pelas 8 horas o momento energético, com a distribuição de bebidas energéticas a todos os participantes, seguiu-se pelas 10 o passeio domingueiro com um passeio pela cidade, os quais regressaram cerca das 11 horas, continuando a pedalar até às 12 horas, momento do final de mais uma edição das 14 horas a pedalar.

No final, foi tempo de concentrar todas as equipas, foi tempo dos agradecimentos, palavras dos Presidentes do Município e Junta de Freguesia, os quais agradeceram a presença de todos, e relembraram o interesse deste evento para todos e em especial para Pombal, seguindo a entrega de lembranças a todos, e entrega de rosas as todos os elementos femininos presentes, as quais marcaram presença em força.

Depois do almoço, o recinto ainda ficou aberto até às 17 horas, onde foram convidados os Pombalenses a utilizar aquele espaço, que denominaram de Rodinhas, destinado as crianças e todos os que quisessem utilizar como bicicletas, patins, trotinetes, hoverboards e skates.

E foi mais uma edição de grande evento, no final à nossa reportagem Armando Vieira, presidente do Clube de Cicloturismo de Pombal dizia; “O balanço foi muito positivo, apesar de termos menos uma equipa, o número de participantes foi maior, isto é uma forma de conseguirmos pedalar, de as pessoas irem buscar as suas bicicletas à prateleira, e virem para aqui participar.

Sei que muitos apenas nesta altura é que agarram na bicicleta e veem para aqui, mas também sei que alguns até compram bicicletas novas para virem pedalar, mas sobre tudo isto é a festa da bicicleta, e uma forma de juntar as pessoas, e de as mesmas conviverem de uma forma diferente.

Tudo correu bem, sem acidente, o mais importante, tivemos muita animação, e este ano em especial, a utilização de apresentação das bicicletas partilhadas adquiridas pelo município, o que veio valorizar mais esta iniciativa.

Agora, é começar a pensar na 19ª edição, criar novos incentivos, e esperar por mais um sucesso, e é tempo de agradecer a todos que apostaram em nós, e a todos os participantes, nós vamos continuar este trabalho”.

E com estas palavras do Presidente do Clube de Cicloturismo de Pombal, temos de referir o excelente evento, da forma como o mesmo decorreu e da boa organização, ainda, um agradecimento especial, como mais um ano a nossa reportagem foi recebida, obrigado, e vamo-nos vendo por ai, com os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Podem ser visualizadas mais fotos deste evento em:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com