quarta-feira, 2 de agosto de 2017

“Campeonato da Europa de Estrada”

Portugueses com tempos equilibrados em crono longo

Por: José Carlos Gomes

Os dois portugueses que participaram hoje no contrarrelógio para juniores do Campeonato da Europa de Estrada, em Herning, Dinamarca, fizeram tempos aproximados, na primeira vez que disputaram um exercício individual tão longo.

A organização decidiu que os juniores e os sub-23 deveriam percorrer a mesma distância, resultando daí um contrarrelógio de 31,5 quilómetros, distância a que os lusos nunca antes foram sujeitos.

Apesar da inexperiência, Pedro Miguel Lopes e Pedro José Lopes souberam dosear o esforço. Pedro Miguel Lopes foi o 35.º classificado, com 42m52s, enquanto Pedro José Lopes foi o 39.º, com 43m13s.

“No início não me senti muito bem, talvez pagando o esforço de ter competido no fim de semana passado. Na parte final já vinha a sentir-me melhor e consegui ultrapassar alguns adversários. Mas há que reconhecer que precisamos de trabalhar muito mais o contrarrelógio”, admite Pedro Miguel Lopes.

“Foi uma prova muito longa e ainda por cima com vento forte. Estive sempre muito concentrado para perceber em que momentos devia aplicar-me mais, de modo a dosear as forças”, diz Pedro José Lopes.

Os nórdicos dominaram a prova. Venceu o norueguês Andreas Leknessund, com 39m16s, menos 14 segundos do que o dinamarquês Julius Johansen e menos 19 do que o belga Sébastien Grignard, que completaram o pódio.

“Era uma prova em que a resistência se revelava fundamental, porque o contrarrelógio era muito extenso para juniores e ainda por cima estava vento lateral forte e havia alguns pequenos topos nas zonas mais técnicas, que exigiam capacidade de arrancar forte após as viragens”, explica o selecionador nacional, José Poeira.

Os contrarrelógios do Campeonato da Europa de Estrada terminam nesta quinta-feira. Portugal terá três representantes nos últimos exercícios individuais. Gaspar Gonçalves vai competir na prova de sub-23. O lamecense parte às 11h48 portuguesas.

A Equipa Portugal apresenta-se com dois ciclistas nos 46 quilómetros do contrarrelógio de elite. Rafael Reis arranca às 14h04 e Tiago Machado sai às 14h22 (horas de Portugal Continental). O objetivo passa por chegar ao top 10, numa corrida em que a concorrência será de peso.

A lista de inscritos conta, entre outros, com o belga Victor Campenaerts, o polaco Maciej Bodnar, o dinamarquês Martin Toft Madsen, o checo Jan Barta, o holandês Jos van Emden, o norueguês Edvlad Boasson Hagen, o austríaco Matthias Brändle, o italiano Filippo Ganna, o irlandês Ryan Mullen.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com