terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

“Lisboa é finalista do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016”

Lisboa é uma das três cidades finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016, juntamente com Malmo, na Suécia, e Skopje, na República da Macedónia, revelou hoje a Comissão Europeia.

A cidade vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016 será revelada pela comissária europeia responsável pelos Transportes, Violeta Bulc, durante uma cerimónia a realizar em Bruxelas a 20 de março, altura em que também será anunciada a cidade vencedora do 5.º Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável.

Lisboa é candidata ao Prémio da Semana Europeia da Mobilidade por transformar os seus espaços públicos disponíveis a peões, enquanto Malmo se distingue por apostar em bicicletas como meio de transporte sustentável e Skopje por ter um sistema de partilha de viaturas que ajuda os residentes a poupar dinheiro e a proteger o ambiente, destacou a Comissão Europeia.

Entre as 10 cidades selecionadas por um júri independente como candidatas a este prémio estavam ainda as cidades de Bialystok (Polónia), Krusevac (Sérvia), Palma (Espanha), Praga (República Checa), Samos (Grécia), Sofia (Bulgária) e Valência (Espanha).

O prémio pretende “destacar as autoridades locais que demonstram ter empreendido esforços significativos na promoção da mobilidade urbana sustentável” e teve este ano 63 candidaturas de 23 países.

A 15.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade ocorreu de 16 a 22 de setembro de 2016 num total de 2.427 vilas e cidades, a maior de participação de sempre.

Já para a 5.ª edição do Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável foram nomeadas como finalistas as cidades de Bruxelas (Bélgica), “pelos seus sistemas logísticos e inovadores”, Budapeste (Hungria), pela “integração do frete na estratégia global de mobilidade”, e Estocolmo (Suécia), pela sua “estratégia de estímulo da economia local, limitando o impacto adverso do frete urbano”.

Este prémio pretende recompensar as autoridades locais bem-sucedidas no planeamento da mobilidade que dê resposta às necessidades de transporte de pessoas e empresas, melhorando a qualidade de vida.

Foram ainda reconhecidas pelo júri as cidades de Berlim (Alemanha), Nápoles (Itália), Piatra Neamt (Roménia) e Roterdão (Países Baixos) pela qualidade das suas candidaturas.

No ano passado a vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade foi Múrcia (Espanha) “pelo seu sucesso em termos de multimodalidade e intermodalidade do transporte”, enquanto Malmo (Suécia) venceu a 4.ª edição do Prémio SUMP “pelos seus esforços em termos de multimodalidade e intermodalidade no planeamento da mobilidade urbana sustentável”.

Fonte: Sapo on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com