terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

“Barbero espreita oportunidade no Alentejo”

Espanhol é o único que pode quebrar a tradição

No pelotão de 150 homens que começa esta quarta-feira, em Portalegre, a 35ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola apenas um, Carlos Barbero, pode vencer a “teimosia” da “Alentejana”. O espanhol da equipa Pro Tour Movistar é, entre os participantes da edição deste ano, o único corredor que já venceu a corrida e, portanto, o único que poderá quebrar a tradição, uma vez que até agora a prova nunca foi ganha duas vezes pelo mesmo homem.

Espetáculo itinerante já enraizado na cultura desportiva da região e uma das maiores referências do ciclismo português, desde 1983, a Volta ao Alentejo Crédito Agrícola vai terminar no domingo, em Évora, após cinco etapas e quase 900 quilómetros de competição.

Esta terça-feira, a movimentação típica do início das grandes provas agitou o Centro de Artes e Espetáculo de Portalegre onde decorreu o secretariado e a reunião dos diretores desportivos que confirmaram a lista de participantes. A logística da Podium Events, que organiza a competição com a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e está habituada à responder às necessidades de grandes eventos como a Volta a Portugal, envolve quase 400 pessoas num rodopio diário que por estes dias anima os locais por onde a prova vai passando. São 19 equipas com um pelotão de 150 homens aos quais se junta todo o pessoal técnico entre elementos de montagem de estruturas, secretariado e comissários, além da imprensa. 

Realizada, este ano, mais cedo e com algumas novidades destacando-se o regresso ao escalão 2.1 da UCI - União Ciclista Internacional, a Volta ao Alentejo abriu as portas à participação de mais e melhores equipas do ciclismo mundial.

Marcas que marcam no Alentejo

Até domingo, estão em discussão 15 Metas Volantes e 7 Prémios de Montanha, além da vitória em cada uma das 5 etapas. O pelotão lutará diariamente por uma das quatro “Camisolas” símbolos de liderança. A maior distinção de todas, a Camisola Amarela Crédito Agrícola para o líder da classificação geral, a Camisola Castanha Delta Cafés vai premiar o melhor trepador, a “novíssima” Camisola Preta Kia dos pontos vai distinguir o homem mais regular e, por fim, a Camisola Branca RTP será envergada pelo jovem melhor classificado.

Na etapa inaugural, esta quarta-feira, o pelotão sai de Portalegre pelas 12 horas e após 158 quilómetros irá chegar à pitoresca e medieval vila de Castelo de Vide onde será conhecida a primeira Camisola Amarela Crédito Agrícola. A tirada inaugural é a mais curta, mas também das mais duras com a travessia do Parque Natural da Serra de São Mamede onde estão quatro contagens para o Prémio de Montanha: a subida de 2ª categoria em Cabeço do Mouro (km 102,2), uma contagem de 3ª categoria em Monte Paleiros (km 107,3), uma rampa de 4ª categoria em Marvão (km 118) e a derradeira inclinação na Sra. da Penha, de 3ª categoria (km 138,6). As Metas Volantes estarão instaladas no Crato (km 17), Monforte (km 57,4) e Portalegre (km 99). A chegada a Castelo de Vide está prevista para as 16 horas, horário previsível para todos os finais de etapa.

Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com