segunda-feira, 29 de abril de 2024

“Vem aí o Giro d’Itália 2024, fica aqui etapa a etapa, e as altimetrias”

Prova terá seis chegadas em alto, dois contrarrelógios individuais e o Passo dello Stelvio como Cima Coppi, o ponto mais alto, com seus 2.758 metros

Por: José Morais

O Giro d’Itália vai realizar-se de 4 a 26 de maio, terá seis etapas para velocistas, duas etapas de contrarrelógio de 40,6km e 31,2km, seis etapas com chegada em alta no trajeto de 3.400,8 quilómetros, passando pelos Alpes, Apeninos e Dolomitas, o Passo dello Stelvio será o Cima Coppi, o ponto mais alto, com os seus 2.758 metros, e a subida ao Santuario di Oropa será a Montagna Pantani.

A prova inicia-se em Torino, no sábado dia 4 de maio, terminando em Roma com uma etapa em volta do Coliseo no domingo dia 26 de maio.

As etapas:

Primeira semana:

1ª Etapa dia 4 de maio – Venaria Reale – Torino – 1dia40 km

2ª Etapa dia 5 de maio – San Francesco al Campo – Santuário di Oropa (Biella) – 161 km

3ª Etapa dia 6 de maio – Novara – Fossano – 166 km

4ª Etapa dia 7 de maio – Acqui Terme – Andora – 190km

5ª Etapa dia 8 de maio – Gênova – Lucca – 178 km

6ª Etapa dia 9 de maio – Torre del Lago Puccini – Rapolano Terme – 180 km

7ª Etapa dia 10 de maio – Foligno – Perugia – 40,6 km (ITT)

8ª Etapa dia 11 de maio – Spoleto – Prati di Tivo – 152 km

9ª Etapa dia 12 de maio – Avezzano – Nápoles – 214 km

1º dia Torino recebe a abertura da 107ª edição do Giro com uma etapa de 140km com largada em Venaria Reale. O trajeto homenageia o percurso da Milão-Torino do passado, com as subidas ao Superga e ao Colle Maddalena (6km a 7,4%), este último a 30 quilômetros da meta. Na época em que a Milão-Torino era uma corrida para escaladores, a Superga era a subida principal da disputa, com a Basílica no topo da colina em Torino proporcionando um cenário icônico para a clássica.

Os últimos 5km da etapa contam com uma subida curta e íngreme até San Vito (1,4 km com desnível médio de 9,8% e máximo de 16%), que termina faltando 3 km. A descida rápida leva a cerca de 600m da chegada, plana.

Na 2ª etapa disputada, no domingo (5 de maio), a 2ª etapa tem 161km de San Francesco al Campo ao topo do Santuário di Oropa (Biella), nos Alpes, com a primeira chegada ao alto do Giro 2024. A etapa “Montagna Pantani” tem duas subidas de categoria 3 nos últimos 40 quilômetros do dia antes do Santuário, a 1.142 metros de altitude. Os últimos 11 km são de subida, a primeira parte é suave até Favaro, onde estão as rampas mais inclinadas, com cerca de 13%. A subida continua com curvas e declives de cerca de 9% até a meta.

A subida ao Santuário di Oropa está indiscutivelmente ligada a Marco Pantani, ainda mais este ano, quando é celebrado o 25º aniversário de uma de suas vitórias mais celebradas. Depois de um problema mecânico, o Pirata conseguiu se recuperar até deixar todos para trás e seguir sozinho para vencer a 15ª etapa do Giro de 1999. Na chegada, não comemorou, pois disse que não sabia se tinha vencido e não queria fazer papel de bobo.

No total, a Corsa Rosa cruzou a linha de chegada no Oropa seis vezes; a primeira em 1963 e a mais recente em 2017.

A 3ª etapa, na segunda-feira, 6 de maio, terá 166km de Novara a Fossano, e será a primeira oportunidade para os velocistas. Trajeto plano, com algumas pequenas subidas e descidas na parte central, com os últimos 3km praticamente retos, faltando apenas uma curva acentuada de 1.300m.

A 4ª etapa, na terça-feira, 7 de maio, vai de Acqui Terme a Andora, em um trajeto de 190km. Mais um dia bastante plano; os únicos obstáculos são a subida ao Col di Melogno (8 km a cerca de 5%) no meio do trajeto e o Capo Mele no final, que é abordado pelo mesmo lado da Milão-San Remo, na conhecida rota da La Classicissima. Os últimos 3km são em descida, após passar o Capo Mele.

A 5ª etapa, na quarta-feira, 8 de maio, tem 178km em um belo trajeto entre Gênova e Lucca. O pelotão percorre o litoral pela Via Aurelia nos primeiros 50km. A etapa tem apenas duas subidas, a primeira é o Passo del Bracco (categoria 3), após 62 km de corrida, e a segunda é Montemagno (categoria 4), com o topo a pouco menos de 20 km da linha de chegada.

A 6ª etapa na quinta-feira, 9 de maio, tem 180km entre Torre del Lago Puccini (Viareggio) e Rapolano Terme. Esta é a etapa “Strade Bianche” do Giro, com passagem por três setores de estrada de terra que totalizam quase 12 km. Os dois primeiros são partilhados com a Strade Bianche, mas o terceiro é novo.

O primeiro setor conhecido é o de Vidritta, mas, em comparação com a Strade Bianche, está 2km mais longo. Depois vem o setor Bagnaia, com desníveis de até 15% e que também dará o segundo KOM do dia. Antes de Asciano, o terceiro setor é a novidade, em Pievina. Nos últimos 5km da etapa ainda tem a subida da Serre di Rapolano.

Na 7ª etapa, na sexta-feira (10 de maio), será disputado o primeiro contrarrelógio individual, com 40,6km, de Foligno a Perugia. O trajeto é dividido em duas partes: os primeiros 32 km, são planos e em grande parte não técnicos até a chegada da subida de Casaglia, com declives de até 16%.

Os últimos quilômetros são para cima, com declives que atingem os dois dígitos. Destacam-se a 6,4 km da meta os 1.300 m de Casaglia a quase 12%, com picos de 16%. A reta final de 250 metros é em paralelepípedos.

A 8ª etapa no sábado, 11 de maio, tem 152km entre Spoleto e Prati di Tivo, nos Apeninos. Uma etapa curta e intensa, com muita altimetria. Logo após a largada, o pelotão sobe Forca di Cerro e Forca Capistrello, que tem mais de 16 km de extensão. O trajeto passa pelo maciço de Terminillo para chegar a Capitignano, com subidas e descidas contínuas até a encosta oeste do Passo de Capannelle. A subida termina a uma curta distância do Passo Croce Abbio, onde começa uma descida de 30 km.

A subida final a Prati di Tivo acrescenta 14,5 km a 7%, com picos de até 12%, ao duro percurso. São 22 curvas fechadas com desníveis mais acentuados na primeira parte e os últimos três quilômetros a 7%.

A 9ª etapa a última da primeira semana do Giro termina no domingo, 12 de maio, com 214 km entre Avezzano e Nápoles. Uma etapa com os primeiros 180 km por estradas rápidas, em sua maioria retas, intercaladas com vários túneis.

Depois de passar pela costa do Tirreno, o trajeto chega ao Monte di Procida, com desafiantes últimos quilômetros. Após passar por Torregaveta, há uma descida repentina de 14% que leva ao Lago Lucrino, de onde o percurso segue em direção a Pozzuoli. A chegada é depois de uma longa descida na Via Petrarca até ao centro da cidade.

Segunda semana:

10ª Etapa dia14 de maio – Pompeia – Cusano Mutri – 142km

11ª Etapa dia 15 de maio – Foiano di Val Fortore – Francavilla al Mare – 207km

12ª Etapa dia 16 de maio – Martinsicuro – Fano – 193km

13ªEtapa dia 17 de maio – Riccione – Cento – 179km

14ª Etapa dia 18 de maio – Castiglione delle Stiviere – Desenzano del Garda – 31,2km (ITT)

15ª Etapa dia 19 de maio – Manerba del Garda – Livigno – 222km

A 10ª etapa após o primeiro dia de descanso, o pelotão retorna na terça-feira, 14 de maio, com 142km entre Pompeia e Cusano Mutri, com a primeira parte na região do Vesúvio. Ao chegar à Via Appia, o pelotão vai subir até Montesarchio. Com o Camposauro, de categoria 2, no meio do caminho, o percurso com inúmeras curvas segue até Cerreto Sannita, depois de passar o túnel iluminado que leva ao vale do Titerno. A longa subida final tem 18 km e começa em 5,6%.

A 11ª etapa na quarta-feira, 15 de maio tem 207k km, entre Foiano di Val Fortore e Francavilla al Mare. A primeira parte da etapa atravessa os Apeninos até Termoli e a segunda é plana ao longo da estrada costeira Adriática, que segue até Francavilla al Mare. Mais uma oportunidade para os velocistas e pela disputa da classificação por pontos.

A 12ª etapa, na quinta-feira, 16 de maio, tem 193 km entre Martinsicuro e Fano. Etapa plana nos primeiros 50 km ao longo do Adriático, passando por Civitanova Marche. O pelotão se afasta do mar para enfrentar um percurso de subidas e descidas contínuas, dez delas categorizadas e quatro classificadas como GPM. A última subida é inédita e vai ao topo do Monte Giove, que fica a 9 km da linha de chegada e tem desníveis superiores a 10%. O último km pode ser bastante complexo em torno do centro histórico de Fano ao longo das suas muralhas.

A 13ª etapa, na sexta-feira, 17 de maio, com 179 km entre Riccione e Cento, na Emilia-Romagna, é totalmente plana e deve movimentar as equipes dos velocistas.

Na 14ª etapa, no sábado, 18 de maio, será a vez da segunda disputa de contrarrelógio individual do Giro 2024. O percurso tem 31,2km entre Castiglione delle Stiviere e Desenzano del Garda, às margens do Lago di Garda, com trajeto praticamente plano.

A 15ª etapa no domingo 19 de maio, encerra a segunda semana com uma etapa de alta montanha, com 5.400m de elevação acumulada no percurso de 222km entre Manerba del Garda e Livigno e chegada acima dos 2.000m de altitude.

Será a etapa rainha, com o pelotão enfrentando o grandioso Mortirolo (12,6 km com uma inclinação de 7,6%), que estreou no Giro em 1990. A partir daí, é uma longa subida até o Passo di Foscagno antes da escalada íngreme até o Mottolino (8,1km a 6,6%, com o topo a 2.386m de altitude).

Na chegada, a inclinação muda drasticamente a 2km da linha após o Passo di Eira, onde a inclinação média permanece acima de 10%, embora a estrada tenha rampas íngremes intercaladas com trechos menos íngremes e uma breve atenuação da inclinação antes do “degrau” que leva à reta final.

Terceira semana:

16ª Etapa dia 21 de maio – Livigno – Santa Cristina Valgardena – 202km

17ª Etapa dia 22 de maio – Selva di Val Gardena – Passo del Brocon – 159km

18ª Etapa dia 23 de maio – Fiera di Primiero – Padova – 178km

19ª Etapa dia 24 de maio – Mortegliano – Sappada – 157km

20ª Etapa dia 25 de maio – Alpago – Bassano del Grappa – 184km

21ª Etapa dia 26 de maio – Roma – Roma – 125km

A 16ª etapa a terceira e última semana do Giro 2024 começa na terça-feira, 21 de maio, com 202km entre Livigno e Santa Cristina Valgardena. Depois de apenas uma grande subida durante a maior parte da segunda semana, a semana final atinge o poderoso Passo dello Stelvio, o Cima Coppi, o ponto mais alto de 2024, a 2.758m de altitude.

O Cima Coppi é a subida com maior altitude no cume alcançada pelo pelotão a cada Giro d’Itália. Foi instituído como uma homenagem ao campeão Fausto Coppi. O Cima Coppi muda de ano para ano, dependendo do perfil de altitude do Giro d’Itália, mas o Cima Coppi por excelência continua sendo o Passo do Stelvio.

A etapa começa com subida com as passagens de Eira e Foscagno seguidas depois do Bormio pelo Stelvio. O pelotão tem pela frente uma longa descida até Bolzano ao longo do Vale Venosta e do Vale Adige. De Cardano, mais uma longa subida até Castelrotto e Passo Pinei.

A 17ª etapa a quarta-feira, 22 de maio, tem 154km entre Selva di Val Gardena e o Passo del Brocon, será um verdadeiro dia nas Dolomitas, com duas subidas ao Brocon e os 2 km finais com média de 12%.

Após a passagem pelo Passo de Sella e a descida ao longo dos vales Fassa e Fiemme até Predazzo, há subidas e descidas sem interrupção. O pelotão sobe o Passo Rolle seguido pelo Passo Gobbera e, depois do Canal San Bovo, encara a primeira subida ao Passo Brocon (1.610m de altitude) pelo lado norte. O último km é subindo, com a parte íngreme do último GPM nos 2 km finais, com declives superiores a 10%.

A 18ª etapa na quinta-feira, 23 de maio, com 178km entre Fuera du Primiero e Padova, vai servir de descanso para as pernas enquanto os velocistas se preparam para a chegada rápida.

A 19ª etapa na reta final, na sexta-feira, 24 de maio, tem 157km entre Mortegliano e Sappada. Mais um dia nas montanhas, com início no vale de Tagliamento, passando por San Daniele del Friuli, Forgaria nel Friuli e Peonis. Depois de Tolmezzo começa uma série de subidas, com o Passo Duron, Sella Valcalda e Cima Sappada, que conduzem à chegada.

A 20ª e penúltima etapa no sábado, 25 de maio, tem 184km entre Alpago e Bassano del Grappa. A largada é no Lago Santa Croce e o trajeto segue até Vittorio Veneto e do Muro di Ca’ del Poggio, que leva à zona de Prosecco. Depois de atravessar o Piave, chega-se às encostas do Monte Grappa, onde desde Semonzo se enfrenta duas vezes a subida que leva ao Santuário.

Em direção a Romano d’Ezzelino, com passagem pela Ponte San Lorenzo, está a subida curta, mas íngreme (mais de 10%) do Pianaro. Após a segunda descida, a corrida continua até a linha de chegada. A subida do Monte Grappa serpenteia com inúmeras curvas e curvas fechadas por mais de 18 km a uma média de 8,1% com picos de até 14%. A descida do Monte Grappa tem mais de 25 km de extensão e inclui uma subida de 1,5 km com 9,2% no meio.

A etapa 21ª do Giro 2024 termina no domingo, 26 de maio, com uma etapa de 125km em Roma. O percurso vai até a costa, em Ostia, regressando para um circuito final de 8 voltas com 9,5km na região do Coliseo, com trechos em paralelepípedeos no final.

Assim são as etapas do Giro de 2024:

1ª Etapa 4 de maio – Venaria Reale – Torino – 140 km

2ª Etapa 5 de maio – San Francesco al Campo – Santuário di Oropa (Biella) – 161 km

3ª Etapa 6 de maio – Novara – Fossano – 166 km

4ª Etapa 7 de maio – Acqui Terme – Andora – 190km

5ª Etapa 8 de maio – Gênova – Lucca – 178 km

6ª Etapa 9 de maio – Torre del Lago Puccini – Rapolano Terme – 180 km

7ª Etapa 10 de maio – Foligno – Perugia – 40,6 km (ITT)

8ª Etapa 11 de maio – Spoleto – Prati di Tivo – 152 km

9ª Etapa 12 de maio – Avezzano – Nápoles – 214 km

13 de maio – dia de descanso

10ª Etapa 14 de maio – Pompei – Cusano Mutri – 142 km

11ª Etapa 15 de maio – Foiano di Val Fortore – Francavilla al Mare – 207 km

12ª Etapa 16 de maio – Martinsicuro – Fano – 193 km

13ª Etapa 17 de maio – Riccione – Cento – 179 km

14ª Etapa 18 de maio – Castiglione delle Stiviere – Desenzano del Garda – 31,2 km (ITT)

15ª Etapa 19 de maio – Manerba del Garda – Livigno – 222 km

• Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com