segunda-feira, 7 de agosto de 2023

“Van Der Poel conquista mundial de estrada”


Holandês conquista vitória sozinho após sair na frente na volta final do circuito em Glasgow; Wout van Aert e Tadej Pogacar foram prata e bronze

 

Foto: UCI

O holandês Mathieu van der Poel, de 28 anos, conquistou o título de campeão mundial do ciclismo de estrada com uma emocionante vitória solo em Glasgow. O belga Wout van Aert terminou em segundo e o esloveno Tadej Pogacar ultrapassou o dinamarquês Mads Pedersen na linha e terminou em terceiro.

Van der Poel, que conquistou a camisola do arco-íris para a Holanda 38 anos após o título de Joop Zoetemelk, teve que segurar as lágrimas no pódio depois de vestir a camisa arco-íris. “Significa tudo. Era um dos meus maiores desejos, na minha opinião, completa a minha carreira. Para mim, é a maior vitória na estrada. Ainda não consigo me imaginar usando a camisola arco-íris por um ano”, afirmou o holandês, que nesta temporada venceu as clássicas Milão-San Remo e Paris-Roubaix.

Van der Poel estava no grupo da frente quando atacou e abriu a última das dez voltas no circuito final em Glasgow na ponta. “Eu sabia que este era o momento mais difícil da corrida, especialmente porque tinha uma descida e imediatamente uma subida. Ainda me sentia muito forte no final e notei que os outros estavam um pouco no limite”, contou.

O momento-chave para conquistar a camisola arco-íris começou quando Van der Poel atacou o grupo de perseguidores e ultrapassou o italiano Alberto Bettiol, a 22 quilómetros do final. Van Aert, Pogacar e Pedersen trabalharam duro para perseguir, mas a uma volta do fim, era óbvio que eles iriam disputar prata e bronze.

“Quando escapei, não esperava ter uma vantagem imediatamente, mas quando vi que ninguém me estava seguindo, isso me deu asas. Eu estava apenas voando pelo percurso até que caí, de repente, eu estava no chão. Eu fiquei muito aborecido”, completou.

Por causa da chuva em algumas partes do percurso, o piso molhado fez algumas vítimas, entre elas o próprio Van der Poel, que superou a queda, além do seu sapato se ter estragado, para seguir sozinho até a meta, com uma vitória sozinho com 1min37s de vantagem.

“Depois de caír eu só queria ir o mais rápido possível e, felizmente, consegui encontrar meu ritmo. Eu realmente não confiei mais em nenhuma das curvas depois disso e isso tornou ainda mais difícil. Quando vi a diferença de tempo aumentar novamente, isso me deu um impulso de confiança e, na primeira vez que eles mostraram a marca de um minuto, eu sabia que no caminho para a linha de chegada eu poderia ir com mais facilidade nas curvas e que faria isto. É uma sensação incrível”, comemorou.

Van der Poel conquistou seu segundo título mundial, depois de vencer o Mundial UCI de Ciclocrosse pela quinta vez. O holandês que se tornou o primeiro ciclista masculino a conquistar as duas vitórias numa mesma temporada.

A prova de estrada do Mundial 2023 começou com 193 ciclistas (Yevgeniy Fedorov, do Cazaquistão, e o sul-africano Morné Van Niekerk não largaram) em Edimburgo para um percurso de 271 km até Glasgow. A 191 km para o final, a corrida foi interrompida quando um grupo de manifestantes bloqueou a estrada.

Após a partida, com o pelotão reagrupado, as grandes seleções, como a Bélgica do então campeão Remco Evenepoel, tentaram controlar até à subida principal em Crow Road (5,6 km a 4%), a subida mais longa do dia, com 3.570 metros de altitude acumulada. Mas Evenepoel ficou para trás num dos ataques no circuito final em Glasgow e terminou em 25º, a 10min10s.

Na chegada ao circuito, os fãs se despediram do tricampeão mundial Peter Sagan, que abandonou. O eslovaco anunciou que esse foi seu último Mundial de estrada, mas que pretende disputar o MTB de Paris-2024 antes de se retirar como profissional. Van der Poel também segue sua carreira no MTB e, no próximo sábado (12 de agosto), estará na prova de cross country olímpico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com