terça-feira, 15 de agosto de 2023

“No dia de descanso da Volta a Portugal realiza-se a 16ª Etapa da Volta a Portugal RTP”

Amanhã quarta-feira 16 agosto, realiza-se a 16ª Etapa da Volta, é o evento que traz para dentro da maior prova de ciclismo a nível nacional todos os amantes deste desporto, proporcionando-lhes a experiência e as sensações vividas pelos ciclistas numa Etapa da Volta a Portugal.

Como é hábito, a Etapa da Volta RTP decorre durante o dia de descanso da grande competição, que na edição deste ano será no dia 16 de Agosto (quarta-feira), permitindo à organização disponibilizar todas as estruturas e meios implicados na Volta a Portugal para este evento integralmente dedicado a todos os atletas amantes do ciclismo.

A partida oficial será às 10h00

A 16.ª Etapa da Volta RTP é um evento de cicloturismo, obedecendo à regulamentação das Provas Abertas da Federação Portuguesa de Ciclismo estando por isso sujeita aos princípios constantes nesse mesmo regulamento.

O PERCURSO

Em 2023 os participantes terão uma etapa com uma distância aproximada de 75 km que os levará a conhecer novas paisagens do concelho da Guarda.

Depois de em 2019 termos conhecido o sul do concelho, visitando Valhelhas e o Rio Zêzere, e de em 2021 termos conhecido o norte do concelho, pedalando pelo bonito vale da Ribeira da Velosa, em 2023 vamos em direcção a Espanha, para Leste.

Em pleno planalto Beirão, que marca o início da Meseta Ibérica, vamos pedalar em volta do Castro do Jarmelo, onde viramos a Oeste de regresso à Guarda. O planalto dá lugar a duas pequenas subidas, onde se situam os parques eólicos de Argomil-Mouro e Galo-Rainha. A Guarda está bem perto novamente, mas descemos vertiginosamente para Sobral da Serra e Porto da Carne, onde vamos cruzar o Rio Mondego, numa paisagem arrebatadora já conhecida da edição de 2021, mas agora vista de uma perspectiva diferente.

Acompanhamos o Rio Mondego durante mais algum tempo, ora subindo, ora descendo, até que o cruzamos novamente na mítica Ponte da Mizarela, onde começa a longa subida para a Guarda.

Uma subida longa, mas com uma inclinação suave e alguns troços planos, onde é possível descansar as pernas. A meio da subida passamos junto ao paredão da Barragem do Caldeirão, onde se situa uma das entradas do novos Passadiços do Mondego.

Entrando na cidade da Guarda pela N16, circulamos por uma via externa, onde as pernas podem descansar uma pouco até à inesquecível rampa da reta da meta.

16 DE AGOSTO (Quarta-Feira)

Local: Guarda (Jardim José de Lemos/ Largo General Humberto Delgado)

08:00 h: Abertura do Secretariado

• Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com