quarta-feira, 29 de junho de 2022

“Armada portuguesa pronta para atacar bons resultados em BTT”


Por: Pedro Filipe Pinto

Foto: F P Ciclismo

 

História à espera de ser feita

 

Serão 11 os títulos que vão estar em disputa. Durante os quatro dias de prova, vão ter lugar as competições de XCO (Cross Country Olímpico), XCE (Cross Country Eliminação), XCC (Cross Country Curto) e XCR (Estafeta Mista). A armada portuguesa é constituída por 19 atletas, sendo que seis deles entram já amanhã em ação: Íris Chagas, Tomás Gaspar, Joana Monteiro, Raquel Queirós, Mário Costa e Ricardo Marinheiro. Para além destes, Portugal será representado por Artur Mendonça, Mariana Líbano, João Cruz, Bruno Silva, Eduardo Rodrigues, Francisco Silvestre, Guilherme Barros, Rafael Sousa, Beatriz Sousa, Catarina Lopes, Laura Simão, Marta Carvalho e Tomás Frazão.

O dia de amanhã estará destinado às provas de XCC, que serão disputadas a partir das 11 horas. Vão estar em competição atletas das categorias júnior e elite, tanto no setor feminino como no masculino. A última prova será a de elite masculina, pelas 17h30.

As competições de XCR e XCE acontecem na sexta-feira, arrancando com a final de estafeta mista entre as 11h30 e as 13h. Já o XCE irá decorrer entre as 18h15 e as 19h, onde irão competir em simultâneo atletas das categorias júnior, sub-23 e elite, divididos entre ambos os setores. De referir que os percursos destas duas provas são mais curtos e menos técnicos do que o de XCO, adaptando-se à realidade de ambas.

O Cross Country Olímpico chega no dia 2 de julho, com os corredores da categoria júnior. O setor masculino vai competir entre as 11h e as 12h15 e as femininas entre as 14h e as 15h15.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, destaca os pontos cruciais deste percurso e as suas características. “É um percurso com quase quatro quilómetros, com muita fluidez e pouco acumulado. Não tendo subidas muito longas, existe um equilíbrio da componente técnica e da componente física. Existem duas ou três zonas muito importantes e que merecem bastante atenção, duas subidas mais íngremes e, a nível de obstáculos, diria ainda o último ‘rock garden’, que é mais longo. Estes três pontos podem decidir a corrida”, apontou.

A prova de XCO destinada a atletas sub-23 irá encerrar o Campeonato da Europa de BTT no dia 3 de julho. O setor feminino estará em competição entre as 11h e as 12h30, e o masculino entre as 14h e as 15h30.

O selecionador nacional de BTT realça ainda um ponto importante. Este é um circuito que irá garantir espetáculo para o público presente. “Este percurso é relativamente curto e está construído num espaço bastante pequeno. Isto quer dizer que os corredores conseguem quase sempre ver-se uns aos outros, mesmo quando estão em diferentes zonas do percurso. Esta questão acaba também por ser uma vantagem para o público, tornando a corrida mais emocionante, pois permite que as pessoas consigam ver os corredores em várias locais”, concluiu. 

 

Circuito promete espetáculo

 

É a segunda vertente a entrar em competição nos Campeonatos da Europa de sub-19 e sub-23, mas a estrada é a que gera maior envolvimento do público, isto porque passará, literalmente, à porta das casas das pessoas. Entre os dias 7 e 10 de julho serão 10 os títulos em disputa: quatro nas provas de fundo, quatro nos contrarrelógios individuais e dois no contrarrelógio misto.

O tiro de partida será dado com as provas de contrarrelógio individual, que arrancam e chegam junto ao Centro de Alto Rendimento, na freguesia de Sangalhos, em Anadia. Os primeiros a entrar em prova serão os juniores, com o setor feminino a correr entre as 10 e as 11 horas, seguidas do setor masculino, entre as 11 horas e as 12h30. À tarde será a vez dos atletas sub-23, com as femininas a competirem entre as 15 e as 16 horas e os masculinos entre as 16 e as 17h25.

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, desvendou os segredos deste traçado que terá 22 quilómetros tanto para juniores como para sub-23, em ambos os setores. "O percurso tem um início mais duro e com algumas subidas, seguido de algumas zonas de falsos planos, propícias a terem vento de frente ou de lado, e uma zona mais técnica com um pequeno topo na parte final. É um percurso muito bonito e bem desenhado. Vai ser um grande dia de ciclismo", atirou.

No dia 8 teremos uma novidade em Campeonatos da Europa de sub-23 e sub-19: será a primeira vez que o contrarrelógio misto se realizará nestas categorias. O percurso terá 44 quilómetros, sendo que primeiro correm os dois rapazes de cada nação, cumprindo 22 quilómetros, fazendo depois a rendição à passagem pela meta para que as duas raparigas da sua equipa possam completar a mesma distância. Nesta prova, a categoria de juniores irá competir entre as 10 e as 11 horas e os sub-23 entre as 11h30 e as 12h30.

 

Prova de fundo

 

No fim de semana vão realizar-se as provas de fundo, num percurso feito em circuito, com partida e chegada junto ao Complexo Desportivo de Anadia. No sábado, dia 9, serão os juniores a entrar em prova. As femininas vão percorrer 83,1 quilómetros, entre as 10h00 e as 12h30, já o setor masculino estará em competição entre as 14h00 e as 17h10, percorrendo 125,9 quilómetros. No domingo, dia 10, será altura de os sub-23 encerrarem os Campeonatos da Europa de Estrada. As corredoras sub-23 vão ter de completar 104,5 quilómetros, já os sub-23 masculinos terão pela frente 143,3 quilómetros.

Nesta prova de fundo, o selecionador nacional José Poeira destaca os pontos mais importantes do circuito. "Este percurso não tem subidas muito complicadas, mas há alguns pontos a ter em atenção. Dentro de Anadia há uma subida a quatro quilómetros da meta que, volta após volta, acabará por trazer alguma dificuldade. No final, a reta da meta é a subir, com uma inclinação de 5%, mais ou menos. Na última volta, na passagem pelo Monte Castro, a corrida vai de certeza ser mexida e quem ficar nesse pequeno grupo irá discutir os primeiros lugares".

 

Velódromo de Sangalhos tem 44 títulos em disputa

 

A edição de 2022 do Campeonato da Europa de Pista levará os melhores atletas até ao Velódromo Nacional de Sangalhos. Esta é uma pista de madeira, com 250 metros de perímetro, inaugurada em 2009. Desde então, já recebeu várias provas de grande importância, até porque esta será a sexta vez que a estrutura irá ser o palco do Europeu de Pista de Juniores e sub-23. Recebeu esta competição durante quatro anos consecutivos, entre 2011 e 2014, tornando a fazê-lo em 2017 e agora em 2022.

Os treinos oficiais começam logo na segunda-feira, dia 11 de julho, mas a competição só arrancará na quinta-feira. Nesse primeiro dia, entre as 11h00 e as 16h00 terão lugar as qualificações da perseguição individual e da velocidade por equipas, com a competição por medalhas a acontecer entre as 17h30 e as 20h42, com as provas de scratch e velocidade por equipas para juniores masculinos e femininos, e as provas de eliminação e perseguição individual para sub-23 masculinos e femininos.

No dia 15 teremos qualificações para as provas da tarde entre as 10 horas e as 14h12. A competição terá início pelas 16h, sendo que nessa altura teremos a prova de um quilómetro contrarrelógio para juniores masculinos, a perseguição por equipas e a eliminação para juniores masculinos e femininos, e ainda as provas de scratch e velocidade por equipas para sub-23 masculinos e femininos. Neste dia, a competição terminará pelas 21h25.

No dia 16, terão lugar as qualificações entre as 10h e as 14h25 e as finais entre as 16h30 e as 21h02. Nesse dia teremos a prova de velocidade para juniores masculinos e a perseguição individual para ambos os setores da categoria de juniores. Além disso, estará também a decorrer a prova de um quilómetro contrarrelógio para sub-23 masculinos e ainda a perseguição por equipas para ambos os setores de sub-23.

No dia seguinte (17) terá lugar uma das competições mais importantes: o omnium, destinado aos juniores masculinos e femininos. Os corredores desta categoria terão ainda pela frente os 500 metros contrarrelógio, para o setor feminino, e a velocidade, para o setor masculino. No caso dos sub-23, este será dia de disputar as provas de velocidade, no setor masculino, e ainda a corrida por pontos, em ambos os setores. Neste dia as qualificações vão ter lugar entre as 11h e as 13h27 e as finais entre as 15h e as 20h46 .

No penúltimo dia de competição, dia 18 de julho a parte da manhã, entre as 11h e as 13h42 vão ter lugar as qualificações para as provas da tarde e ainda a final de 500 metros contrarrelógio para as atletas da categoria sub-23. À tarde, entre as 16h e as 20h54 teremos a corrida por pontos e o keirin para juniores femininos e masculinos e a prova de velocidade para os sub-23 masculinos. Este será um dia bastante importante para os atletas desta categoria, visto que vão ter de enfrentar a prova de omnium, nos setores masculino e feminino.

Dia 19 de julho será o último dia de competição, com a manhã a ser dedicada às qualificações e à prova de madison para juniores femininas, entre as 10h e as 12h05. À tarde, entre as 14h e as 17h26 serão as provas de keirin, para juniores masculinos e sub-23 masculinos e femininos.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com