quarta-feira, 4 de agosto de 2021

“O filme da etapa – Prólogo – Lisboa/Lisboa 5.4 km”



Rafael Reis da Efapel, é o primeiro camisola amarela da 82ª volta a Portugal

 

Por: José Morais

Fot: RTP

Rafael Reis da Efapel ganhou o Prólogo realizado hoje em Lisboa na 82ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta com o tempo de 6:10.59 o final dos 5,4 km do trajeto, e veste a primeira Camisola Amarela, a Efapel que mete dois corredores nos dois primeiros lugares da classificação geral, são eles Rafael Reis e Mauricio Moreira que fez mais 00:10.43.

deixamos aqui o filme da etapa.

 

Tudo a postos para o início da Volta:

 

Pelas 15 horas tudo estava preparado para o arranque da 82ª Volta a Portugal, Lisboa recebeu mais uma grande partida, na Praça do Império, o prólogo de 5,4 km dará início à festa do ciclismo, o primeiro ciclista partiu, às 15h20, foi o veterano britânico William Bjergfelt da SwiftCarbon ProCycling de 42 anos, o português Amaro Antunes da W52-FC Porto) encerrou a lista, sendo o dorsal número 1 depois de ter vencido a Volta a Portugal Edição Especial 2020.



 

Condições para o início:

 

O prólogo teve um terreno plano, mas com algum vento a marcar o início de corrida, estavam inscritos 126 ciclistas, divididos por 18 equipas, nove das quais portuguesas.


 

Primeiro ciclista na estrada às 15,20:

 

William Bjergfelt da SwiftCarbon Pro Cycling iniciava assim a prova, era o 1º a partir, os ciclistas partiam com um minuto de intervalo, seguia-se o português David Livramento da Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, um dos corredores mais experientes do pelotão nacional.

 

Portugueses com melhor tempo:

 

Era 15.36, e dez ciclistas já tinham terminado o prólogo, e o melhor tempo de referência era de Daniel Freitas da Rádio Popular-Boavista, com 6:38 minutos, porem, Samuel Caldeira assumia a liderança e fez valer o seu poderio em terreno mais plano e estabelecia o novo melhor tempo de 6:28 minutos, recordando que o ciclista da W52-FC Porto venceu o prólogo em 2019, que se realizou em Viseu.


 

Novo melhor tempo:

 

Eram 15:57 Diego Lopez da Kern Pharma desalojova Samuel Caldeira da liderança, o melhor tempo é então de 6:25 minutos, mas, a Influência do vento fazia com que Luís Mendonça da Efapel fosse o ciclista mais rápido no ponto intermédio  de 3:22 minutos, mas no final não conseguia fazer o melhor tempo, o ciclista da Efapel explicava em declarações à RTP que o vento estava a favor na primeira metade do percurso, mas ao virar para regressar até à meta, ficou contra, dificultando os quilómetros finais, fazia 6:37 e na altura fazia 10º, a 12 segundos do líder, o jovem espanhol Diego Lopez, eram 16:01.


 

Novo ponto da situação pelas 16.29:

 

Diego Lopez da Kern Pharma continuava a liderar com 6:25 minutos, seguindo-se Samuel Caldeira da W52-FC Porto com 6:28 e Juri Hollmann da Movistar) com 6:29, Aleksandr Grigorev da Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel com 6:30 e Javier Moreno da Efapel, com 6:32 fechavam assim na altura o top cinco, e recordava-se que o último ciclista a partir seria Amaro Antunes da W52-FC Porto às 17h25.

 

E pelas 16:36 o mais rápido era:

 

Luis Guillermo Mas, ciclista da equipa World Tour presente na Volta a Portugal, a Movistar, era na altura o autor do novo melhor tempo no prólogo de 5,4 km, espanhol de 31 anos completava assim a distância em 6:25 minutos, tirando quatro segundos à marca do seu compatriota Diego Lopez (Kern Pharma).


 

Ciclista da Efapel muda na liderança:

 

Entretanto pelas 16:50, Mauricio Moreira da Efapel destronava Luis Mas, fazia também 6:21 minutos, mas era na altura umas centésimas mais rápido que o espanhol da Movistar, de relembrar que Moreira ganhou em junho o contrarrelógio da Volta ao Alentejo, e conquistando depois a geral na prova.


 

 

Nova mudança, eram 17:05 Rafael Reis no trono:

 

Rafael Reis confirmou ser um dos favoritos à vitória no prólogo e fazia o novo melhor tempo, batia o seu companheiro de equipa da Efapel, Mauricio Moreira, ao cumprir os 5,4 quilómetros em 6:10 minutos, menos 11 segundos.

 

Rafael Reis vence e é o primeiro camisola amarela:

 

Rafael Reis foi um dos reforços da Efapel para 2021 e demonstrou ser o rei dos prólogos. Na Volta a Portugal venceu pela terceira vez, depois de o ter feito em 2016 em Oliveira de Azeméis e em 2018, então no percurso de Setúbal.

O ciclista de 29 anos que teve o amigo Rúben Guerreiro corredor da EF Education-Nippo e que recentemente esteve na Volta a França a assistir de perto, tinha como um dos objetivos para esta época vencer o prólogo da Volta e vai assim vestir a Camisola Amarela Santander.

A Efapel entra assim forte na corrida, na qual ambiciona lutar pela vitória final. Além de Reis, a equipa ficou com o uruguaio Mauricio Moreira na segunda posição, a 11 segundos. Com o mesmo tempo de Moreira ficou o espanhol da Movistar, Luis Mas.

Diego Lopez (Kern Pharma) foi quarto, a 14 segundos, Mathias Norsgaard Jorgensen (Movistar) a 16 e Samuel Caldeira (W52-FC Porto) ficou a 18 segundos de Rafael Reis. Juri Hollman (Movistar), Tom Wirtgen (Bingoal Pauwels Sauces WB), Aleksandr Grigorev e Gustavo Veloso (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) fecham o top 10, ambos a 20 segundos do líder.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com