terça-feira, 17 de novembro de 2020

“Julian Alaphilippe em entrevista ao Eurosport”


Por: Vasco Simões

O ciclista Julian Alaphilippe, campeão do mundo de estrada de 2020, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Bistrot Vélo do Eurosport França no qual falou sobre vários temas como o desaire na Liège-Bastogne-Liège, a queda na Volta a Flandres ou o sonho de conquistar a Volta a França.

 

Eurosport: Sobre o seu título de campeão mundial?

Julian Alaphilippe: "Ser Campeão do Mundo é um objetivo que me está ao longo da minha carreira. Não necessariamente no início, mas quanto mais os anos passavam, mais me dizia que podia. Continuei a progredir, aprendi com os meus fracassos, com os meus erros. Ano após ano, chegamos aos Mundiais com ambições, cada vez com uma equipa muito forte, e funcionou. Tornar o teu sonho realidade é especial! Aprendi a canalizar-me, a fazer o esforço na altura certa. Neste ponto é inegável, passei um marco e isso ajudou-me a ganhar grandes corridas. Nos Mundiais de Imola, era tudo o que tinha em mente e tínhamos uma equipa que foi construída à sua volta. Todos jogaram o jogo e funcionou bem, por isso é uma satisfação, uma felicidade. É algo que nunca esquecerei."

 

Eu: Sobre o curso em Imola?

JA: "Se tudo corresse bem, planeava atacar naquele momento [atacou a 17km]. Está num momento em que não precisa fazer mais perguntas a si mesmo. Rapidamente percebi que, atrás de mim, eles iriam rapidamente dar-se bem, mas sempre defendi os dez segundos que me permitiram chegar ao fim. Para mim foi horrível: quando voltei ao circuito, ainda conseguia vê-los atrás de mim e foi muito difícil e não acreditei até 300 metros da meta quando vi a linha à minha frente e não havia ninguém atrás de mim. Mesmo no flamme rouge, para mim, não foi vencido. Não tinha nenhuma informação. Não tínhamos um auricular, por isso virei-me muito e tentei perguntar à mota se havia alguma informação. Estás por tua conta, estás a lidar com a dor e o teu desejo de ir atrás do título. Não queres que ele se afaste de ti e ao mesmo tempo estás no fim."

 

Eu: Sobre os seus sentimentos após o título?

JA: "É um sentimento que é difícil de descrever. Queres fugir, também queres aproveitar este estado de euforia, mas, ao mesmo tempo, fui imediatamente para os Clássicos que também continuaram a ser um objetivo importante para o final da minha temporada. Estava preparado, estava motivado para os Clássicos e com a camisola do Campeão do Mundo foi uma motivação adicional. Por isso, não tive necessariamente tempo para voltar a apreciar a minha camisola porque já estava a pensar nos Clássicos."

 

Eu: Em Liège-Bastogne-Liège, a sua primeira corrida com a camisola do arco-íris?

JA: "Cheguei a Liège mais motivado para ganhar, para honrar a camisola, para me divertir. Está dividido entre o desejo de fazer bem e a fadiga, a pressão do Campeonato do Mundo a descer. Tens a impressão de que estás lá, mas não estás lá. Fiz a corrida muito bem até ao sprint e toda a gente se lembra do meu sprint...foi um dia agradável, toda a equipa fez um bom trabalho, cavalgamos quase na perfeição.

Mas é uma desilusão. Passei dos limites. Sabia que não tinha vencido. De facto, quando levanto os braços, acho mesmo que ganhei e depois ele [Primoz Roglic] passa-me na linha e arrependo-me de ter levantado os braços. Os poucos dias entre Liège e o Flèche Brabançonne têm sido um pouco difíceis: não fiquei necessariamente desiludido por perder a corrida, mas fiquei especialmente desapontado por ter cometido estes erros que são um pouco estúpidos. Acontece a todos, mas quando se tem a camisola do Campeão do Mundo, o mais pequeno erro é imediatamente retransmitido para a milésimo potência. Isso vai ensinar-me uma lição.

 

Eu: Na Volta à Flandres e no seu acidente?

JA: "Não culpo Van der Poel, Van Aert ou a bicicleta. Não culpo ninguém e nem me culpo porque não fiz nada de errado, mesmo que possas dizer que estava a falar na rádio, onde muitas vezes dizem que olho para trás. Sinceramente, naquele momento não consegui fazer nada.

Estes são fatos de raça. Van Aert vai buscar a sucção da mota, Van der Poel evita-a no último momento e não me avisa, mas não posso culpá-lo: estamos na final da Volta à Flandres e não pensamos necessariamente em avisar tudo o que ele passa na estrada. Fui eu que a tomei, é assim que é. Não há desculpa para encontrar uma desculpa. Tem que recuperar."

 

Eu: Se tivesse de ganhar uma corrida?

JA: "Depois de ganhar o Campeonato do Mundo, eu definitivamente gostaria de ganhar a Volta a França. Foram as duas corridas que sempre me fizeram sonhar. Se houvesse apenas uma corrida para ganhar, seria o Tour."

 

EU: Na Volta à França 2021 e na temporada de 2021?

JA: "É um bom percurso que te faz querer fazê-lo com as primeiras fases que me servem muito bem. Por enquanto, ainda estamos longe disso. De momento, estou a pensar na preparação para o início da temporada e o Tour vem sempre um pouco mais tarde. Por enquanto, não temos um calendário oficial. Ainda estamos em discussão com a equipa.

Vamos estabelecer tudo isso talvez depois da primeira ou segunda corrida. Com certeza, a Volta à Flandres é uma corrida de que gostei e quero mesmo voltar a isso. Fará parte dos meus objetivos para o início da temporada do próximo ano. Acho que vou fazer um grande bloco no início da temporada com todos os Clássicos, mas ainda não discutimos isso com a equipa, mas pode fazer parte dos planos. Paris-Roubaix, é possível mais tarde, mas não necessariamente no próximo ano."

 

EU: Em Remco Evenepoel?

JA: "Não estamos a falar de competição, estamos a falar de aliança. Temos uma equipa muito forte, toda a gente sabe o que gostamos de fazer nas corridas, sempre na ofensiva. Remco explodiu logo quando se juntou aos profissionais e continua a progredir ano após ano.

Não estamos em competição, pelo contrário, fico muito feliz quando ele ganha corridas e para ele é a mesma coisa. Depois, evitamos estar nas mesmas corridas porque não queremos que haja esta rivalidade mesmo que não exista. Já fizemos algumas corridas em que ele andou por mim e onde o ajudei e funciona muito bem assim."

Fonte: Discovery Networks/ Eurosport

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com