sexta-feira, 25 de setembro de 2020

“Um dia após conquistar bronze no Quilômetro do Absoluto Nacional”


Para ALfonso Cabello demonstrou novamente que as marcas não entendem rótulos. Ele foi colocado como deficiente desde criança por ter nascido sem um antebraço esquerdo, mas ao longo dos anos ele mostrou que aqueles que o rotularam dessa forma e o trataram como tal estavam muito errados.

A Córdoba, seis vezes campeã mundial de ciclismo paralímpico no Quilómetro contrarrelógio individual, conseguiu nesta sexta-feira ser a campeã espanhola de velocidade no Nacional absoluto que é disputado no Velódromo Miguel Indurain em Tafalla (Navarra), apenas um dia depois de conquistar o bronze individual no Quilómetro.

O Córdoba, campeão paralímpico em Londres 2012 e bronze na Rio 2016, ficou com o ouro com Sergio Aliaga e Juan Peralta. A Gurpea Track Team foi imposta na final com o tempo de 47"060 sobre a Catalunha (48"218). "O balanço é muito positivo, mantido pelo resultado pelas marcas e registos que fizemos. Em velocidade de equipe eu fiz um dos melhores arrancados da minha vida e não com o meu guidão habitual. E ontem nós quatro primeiros fizemos momentos muito semelhantes.

Estar com os melhores da Espanha, quando vários deles têm o europeu em duas semanas, significa que, embora o nível seja muito alto, estou lá. Estou muito orgulhoso e motivado para continuar", diz ele à MARCA após o ouro.


 

Estar com os melhores na Espanha significa que, embora o nível seja muito alto, eu estou lá"

 

É a segunda vez que você sobe ao pódio nesta edição do Campeonato Espanhol absoluto competindo com os melhores 'pistards' nacionais sem deficiência. Na quinta-feira, ele conquistou o bronze individual na prova do quilômetro. Faltava apenas três décimos (tempo de 1.04.246) para a camisa do campeão espanhol Ekain Jiménez (1'03'995), que era apenas três centésimos melhor que Pepe Moreno, prata. Outros dois ciclistas com deficiência participaram deste mesmo evento: Eduardo Santas, que terminou em sétimo (1'11"278) e Oscar Higuera, nono (1'13"296).

Cabello conseguiu esses resultados sem ter sido capaz de preparar o campeonato em quadra, mas na estrada. "Eu sempre tento fazer o meu melhor para valorizar o atleta paralímpico, que treinamos como atletas profissionais e assim como eu mostro que há muitos outros companheiros de equipa em outros desportos que podem ou podem fazê-lo. Nós, paraolímpicos, temos um grande nível", diz ele com convicção.

"Uma das maiores motivações para jogar este campeonato, que me pega fora de temporada, é provar isso. Eu vim aqui como se fosse uma Copa do Mundo ou um Jogos. Eu tenho uma deficiência, algo que me diferencia do resto, mas se minha habilidade é maior, no final eu sou julgado pelo meu desempenho atlético e pela marca. Ser diferente não significa que eu me mova menos watts do que todos os outros e eu sou um rival como o resto", acrescenta.

Ser diferente não significa que eu me mova menos watts do que todos os outros, eu sou um rival como o resto"

É o terceiro campeonato nacional absoluto consecutivo em que sobe ao pódio. Foi bronze em 2018 e prata em 2019 na prova do quilômetro. Desta vez ele vai voltar para casa com mais duas medalhas.


 

O Menino de Ouro

Desde que subiu ao topo do pódio em Londres, ele não vem com ele. Ele foi campeão mundial na prova de quilômetro - categoria C5 - em todas as Copas do Mundo que foram disputadas desde então.

Seus pais lhe ensinaram que ele não era menos do que ninguém, nem seus irmãos nem seus colegas de escola. E sua forte determinação em provar desde jovem que ele é como o resto marcou sua vida desportiva.

Em mais de uma ocasião, ele reconheceu que não descarta competir internacionalmente com a seleção nacional. Hoje, novamente, ele não está se escondendo quando fala sobre essa possibilidade. "Não é nada louco e eu mostrei que com os velocistas que eu competi no quilômetro eu estou no nível, eu poderia fazê-lo e eu não teria nenhum problema ou desafação. Dou o nível e o tamanho esportivo para fazê-lo bem e sem problema", diz ele com a humildade que sempre o caracteriza.

Fonte: Marca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com