domingo, 3 de novembro de 2019

“Equipa Portugal/Equipa Portugal mantém rota olímpica com resultados de Minsk”

Por: José Carlos Gomes

Os resultados da Equipa Portugal nas provas de madison masculino e de omnium feminino da Taça do Mundo, conseguidos hoje em Minsk, Bielorrússia, reforçam a candidatura nacional à qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Iuri Leitão e Rui Oliveira fizeram dupla em madison, terminando a prova na décima posição, com 5 pontos. Este resultado permitiu a Portugal aproximar-se da Bielorrússia, de Hong Kong e da Áustria no ranking de qualificação olímpica. Além disso, os portugueses aumentaram a vantagem sobre as nações mais próximas no mesmo ranking, Irlanda e Rússia.

No topo da tabela, na corrida deste domingo, destacaram-se os dinamarqueses Lasse Norman Hansen e Michael Morkov, que conquistaram a medalha de ouro, com 52 pontos. Seguiram-se os franceses Bryan Coquard e Benjamin Thomas, com 44, e os espanhóis Albert Torres e Sebastián Mora, com 41.

Maria Martins também pedalou com os olhos colocados em Tóquio. Fê-lo no concurso de omnium. A ribatejana esteve bem nas duas primeiras provas pontuáveis, sendo oitava em scratch e sexta na corrida tempo. Um mau desempenho em eliminação – 23.º e penúltimo lugar – fez a portuguesa iniciar a corrida por pontos no nono posto.

O percalço de eliminação não foi suficiente para demover Maria Martins do principal objetivo, conquistar o máximo de pontos possível para o ranking de qualificação. A corredora da Equipa Portugal fechou o concurso de omnium com 57 pontos, no 11.º lugar, o que permitiu ao país ultrapassar a China e a Irlanda no ranking de apuramento, sem que qualquer nação conseguisse ultrapassar Portugal.

A medalha de ouro viaja para os Estados Unidos da América, na bagagem de Jennifer Valente. A italiana Letizia Paternoster foi a segunda classificada e a britânica Laura Kenny fechou o pódio da competição de omnium deste domingo.

A jornada começou, para Portugal, com a participação de Iuri Leitão na perseguição individual. O minhoto alinhou com o único fim de deixar aberta a possibilidade de a Equipa Portugal disputar esta disciplina no Campeonato do Mundo. Cumpriu os 4 quilómetros de contrarrelógio em 4’52’’714, longe do tempo histórico do italiano Filippo Ganna, 4’04’’252, que lhe valeu o novo recorde mundial na qualificação. Demonstrando um estado de forma muito superior, o transalpino estabeleceu novo máximo na final: 4’02’’647. O segundo classificado foi o britânico John Archibald e o terceiro o estadunidense Ashton Lambie.

A Taça do Mundo de Pista prossegue no próximo fim de semana, em Glasgow, Escócia. A Equipa Portugal voltará a estar representada por Iuri Leitão, Maria Martins e Rui Oliveira. No sábado, 9 de novembro, Maria Martins estará em pista, para disputar o concurso de omnium, entre as 18h30 e as 22h00. Iuri Leitão e Rui Oliveira aguardam informação sobre se será aberta uma vaga para a participação portuguesa em madison, uma vez que Portugal é o primeiro país reserva, dependendo da não inscrição de uma das nações efeitvas.

No dia seguinte. Iuri Leitão faz a qualificação de scratch às 9h30 e, em caso de apuramento, disputa a final às 12h12. Rui Oliveira compete no concurso olímpico de omnium, entre as 14h30 e as 17h40.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com