quarta-feira, 24 de julho de 2019

“Equipa Portugal/Oito corredores e diferentes objetivos no Europeu de BTT”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal compete no Campeonato da Europa de BTT, em Brno, República Checa, entre quinta-feira e domingo. Estão oito corredores convocados e as expectativas passam por bons resultados absolutos com as femininas e pela conquista de pontos para o apuramento olímpico entre a elite masculina.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou dois corredores de elite, David Rosa (Massi) e Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), os sub-23 João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), Rafael Rita (BTT Loulé/Elevis), Marta Branco (Maiatos) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), e os juniores Ana Santos e Tiago Sousa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

A participação inicia-se já nesta quinta-feira com a estafeta mista – “team relay” – na qual a formação portuguesa tem, desta vez, maiores aspirações. “No passado a componente feminina penalizava-nos um pouco nesta disciplina, mas, neste ano, temos duas corredoras com resultados internacionais importantes em 2019 – Ana Santos e Raquel Queirós –, que nos poderão ajudar a ter um bom desempenho coletivo”, antecipa Pedro Vigário.

É, aliás, dessas duas corredoras que se esperam os resultados individuais absolutos de maior monta na República Checa na disciplina-rainha, o cross country olímpico (XCO). “Ao longo da época, a Ana Santos e a Raquel Queirós têm dado boa conta de si, quando chamadas a compromissos internacionais. Temos a expectativa de que consigam desempenhos de referência neste Campeonato da Europa”, frisa o selecionador nacional.

Num outro patamar, a Equipa Portugal sabe que o Campeonato da Europa é também importante na luta pela qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. É essa a missão dos dois corredores de elite, David Rosa e Mário Costa. “O foco principal é a soma de pontos para o ranking de apuramento. Vai ser com essa tarefa que o David Rosa e o Mário Costa vão competir, tentando os melhores lugares possíveis para somarem o máximo de pontos que conseguirem”, explica Pedro Vigário.


Calendário de Participações Portuguesas

Quinta-feira, 25 de julho

16h00: Team Relay: Ana Santos, Raquel Queirós, João Rocha, Mário Costa e Tiago Sousa


Sábado, 27 de julho

9h00: XCO Juniores Femininas: Ana Santos

11h00: XCO Juniores Masculinos: Tiago Sousa

14h00: XCO Sub-23 Femininas


Domingo, 28 de julho

8h30: XCO Sub-23 Masculinos: João Rocha e Rafael Rita

14h00: XCO Elite Masculina: David Rosa e Mário Costa

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com