terça-feira, 14 de maio de 2019

“Agenda de Ciclismo”

Pelotão sub-23 compete nos Açores

A Volta à Ilha de S. Miguel, prova exclusivamente para sub-23, disputa-se entre sexta-feira e domingo, juntando nos Açores os mais jovens corredores das equipas continentais e de clube. A Final da Taça de Portugal de Cadetes corre-se em Anadia, sábado e domingo. A Taça de Portugal de Maratona BTT ruma ao Alentejo, a Taça de Portugal de Enduro BTT prossegue em Trás-os-Montes, região que também recebe um Encontro Inter-Regional de Escolas. O país em duas rodas, num fim de semana repleto de ciclismo.

O Grande Prémio dos Açores – Volta a S. Miguel subiu de nível competitivo, sendo, em 2019, uma prova para jovens corredores das equipas profissionais e das equipas de clube. Disputa-se em três etapas, entre 17 e 19 de maio, com um total de 310 quilómetros.

A prova arranca com uma ligação de 97 quilómetros, entre Ponta Delgada (12h00) e o Nordeste (14h45). A segunda etapa liga o Nordeste (12h00) a Lagoa (15h00) ao longo de 114 quilómetros. A etapa-rainha fica guardada para o último dia, 99 quilómetros entre Lagoa (11h00) e a Lagoa do Fogo (14h10), com a meta a coincidir com uma exigente subida de primeira categoria, 10,2 quilómetros de extensão com inclinação média de 7,6 por cento. (Horários dos Açores, mais uma hora em Portugal Continental e na Madeira).

O concelho de Anadia será palco da Final da Taça de Portugal de Cadetes, dividida em duas provas. No sábado, a partir das 15h00, disputa-se um contrarrelógio individual de 14 quilómetros, com partida e chegada junto ao Pavilhão dos Desportos. No dia seguinte corre-se uma prova em linha, com 80 quilómetros, partindo da Fogueira (10h30) para chegar ao Monte Crasto (12h30), no centro de Anadia.

Estremoz é o palco da terceira etapa da Taça de Portugal de Maratona BTT, marcada para domingo. A competição arranca às 9h30, distribuindo-se os participantes pelos diferentes percursos, em função da categoria competitiva que integram. Os ciclistas masculinos até master 45 irão cumprir 95 quilómetros com um acumulado de subida de 2500 metros, as femininas e os masters a partir de 50 anos irão completar 75 quilómetros com um acumulado de 2000 metros.

Em Murça, durante o fim-de-semana, disputa-se a Taça de Portugal de Enduro, com a presença dos melhores especialistas nacionais desta vertente de BTT. A segunda prova do troféu conta com cinco especiais cronometradas e segue-se à disputa da ronda inaugural, em Celorico da Beira.

As Escolas de BTT da região Norte terão mais um Encontro Inter-Regional, no domingo, às 10h00, na Fraga da Almotilia, Vila Real.

 

Mais eventos oficiais

18 de maio: 3 Horas de Resistência BTT de Cruz, Vila Nova de Famalicão

18 de maio: 1.º Troféu Clube de Ciclismo Amaro Antunes, Cacela, Vila Real de Santo António

19 de maio: 1.º Trilhos do Vale de Chaves – Casa do Pessoal do Hospital de Chaves

19 de maio: 4.º Raid BTT da Junqueira, Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

19 de maio: 17 km de Porto de Mós

19 de maio: XXVIII Passeio de Cicloturismo do Campo Branco

19 de maio: 4.ª Prova da Taça da Madeira de DHI

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com