domingo, 7 de abril de 2019

“Equipa Portugal/Sandra dos Santos melhor portuguesa em França”

Por: José Carlos Gomes

Sandra dos Santos, 24.ª classificada, foi a melhor corredora da Equipa Portugal no Tour du Gévaudan, prova feminina, realizada em França, com neve na primeira etapa, sábado, e muito frio na segunda, hoje.

A corrida foi dominada pela italiana Arianna Fidanza (Eurotarget/Bianchi/Vittoria), vencedora das dias tiradas e da geral, numa prova com um regulamento atípico, uma vez que a classificação geral foi estabelecida através da soma dos pontos e não da soma dos tempos nas duas jornadas.

As melhores corredoras portuguesas conseguiram ficar, sensivelmente, a meio da tabela nas duas etapas. A jornada inaugural, de apenas 34 quilómetros, sob neve, acabou por ser uma curta prova de resistência.

A etapa domingo, 84 quilómetros, resultantes de cinco voltas a um circuito desenhado em Saint-Bauzille-de-Putois, permitiu fazer um melhor ponto de situação da forma das portuguesas face às rivais estrangeiras.

Sandra dos Santos e Soraia Silva (a melhor lusitana no sábado) estiveram junto do pelotão principal até à última volta, mas não conseguiram dar resposta à mudança de ritmo imposta pela equipa Eurotarget/Bianchi/Vittoria para decidir a corrida.

A formação italiana lançou Arianna Fidanza para o triunfo na tirada, ao fim de 2h24m06s, o mesmo tempo da segunda classificada, Manon Minaud (Charentes/Maritime Women Cycling). A terceira, a 1 segundo, foi Gabrielle Traxler (CC Boulou).

O melhor elemento da Equipa Portugal foi Sandra dos Santos, 16.ª, a 31 segundos. Soraia Silva foi 24.ª, a 38 segundos. Seguiram-se Liliana Jesus, 35.ª, a 6m43s, Celina Carpinteiro, 36.ª, a 6m43s, Diana Pedrosa, 38.ª, a 6m48s, e Beatriz Faria, 46.ª, a 35m54s.

Tendo em conta o regulamento especial do Tour du Gévaudan, a geral foi conquistada por Arianna Fidanza, com 70 pontos, mais 12 do que Manon Minaud e mais 22 do que Annabel Fisher, segunda e terceira. Só três portuguesas foram classificadas na geral final que contou com 32 pontuadas. Sandra dos Santos, 24.ª, com 14 pontos, Soraia Silva, 30.ª, com nove, e Diana Pedrosa, 32.ª, com cinco.

“O Tour du Gévaudan foi uma prova atípica, dado o estado do tempo. As atletas mostraram coragem ao correrem, principalmente ontem, com neve, chuva e muito frio”, considera a selecionadora nacional, Ana Rita Vigário.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com