quinta-feira, 18 de outubro de 2018

"Colisões com velocípedes aumentam em 2017”

Concentração de ciclistas convocada para 21 de Outubro

Por: Rui Sebastian

Foto: Pedalanças

Ocorreu mais um atropelamento no passado 30 de Setembro, perto de Carvalhal no município de Grândola. Automobilista pôs-se em fuga do local.

Um ciclista de 29 anos ficou gravemente ferido na sequência de acidente rodoviário, precisando de ser transportado de helicóptero para o Centro Hospitalar de Lisboa, onde foi operado de urgência devido a um traumatismo cranioencefálico e a uma lesão grave no braço. Após uma segunda intervenção cirúrgica o acidentado encontra-se atualmente em recuperação, embora se prevejam graves sequelas no braço afetado. A GNR do Posto Territorial da Comporta identificou e deteve o presumível autor do acidente por omissão de auxílio em acidente de viação, um homem de 38 anos, condutor profissional.

De acordo com a Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, no ano de 2017 ocorreram em Portugal Continental 1.554 colisões envolvendo velocípedes, resultando em 22 vítimas mortais, 129 feridos graves e 1.885 feridos ligeiros. Estima-se que este número seja muito superior, por omissão de registo de acidentes de velocípedes.

O papel da bicicleta enquanto modo de transporte alternativo ao automóvel é consensualmente reconhecido pelas autoridades e pela comunidade científica, a nível mundial, como fundamental para enfrentar o desafio das alterações climáticas.

Neste contexto, importa assegurar as condições de segurança para que mais pessoas optem pela utilização da bicicleta nas suas deslocações, não apenas através da implementação de infraestruturas cicláveis seguras, mas também de sensibilização dos restantes utentes das vias, nomeadamente para as regras do código da estrada, alteradas em 2014.

Torna-se urgente reclamar um papel mais ativo na fiscalização, por parte das autoridades, do cumprimento das regras de circulação imprescindíveis para assegurar as condições de segurança necessárias para que a utilização da bicicleta seja adotada por cada vez mais pessoas, como é exemplo a distância de 1.5 metros a manter em caso de ultrapassagem a um ciclista. 

É necessário pôr um fim a mortes e acidentes com utilizadores vulneráveis nas estradas, e que cada automobilista se aperceba que o seu veículo pode tirar vidas. Recorde-se que o uso de bicicleta traz não só grandes benefícios à pessoa que o pratica mas também à sociedade em geral, e por isso é necessário incentivar este modo de transporte, que cumpre uma função social e ambiental muito valiosa.

O grupo "Pedalanças" convoca para Domingo, 21 de Outubro, um passeio com concentração às 10h no Terreiro do Paço (Lisboa), terminando no Jardim das Ondas no Parque das Nações. Para além de ser uma celebração da utilização da bicicleta, pretende também ser uma acção para sensibilizar todos os utilizadores das estradas portuguesas para as mudanças necessárias nos comportamentos de condução, bem como delinear futuras medidas e acções a tomar pela comunidade ciclista e sociedade em geral.

Durante a concentração, organizações representantes dos utilizadores da bicicleta poderão ainda expor as suas perspetivas quanto ao assunto, e serão dinamizadas algumas atividades com vista à sensibilização para o problema, como a pintura de t-shirts com palavras de orde

Fonte: Pedalanças

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com