terça-feira, 7 de agosto de 2018

“Equipa Portugal/Tiago Machado e José Gonçalves lutam por top 10 no contrarrelógio”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal vai estar representada por José Gonçalves e Tiago Machado no contrarrelógio do Campeonato da Europa de Estrada, amanhã, em Glasgow, Escócia, partindo com a ambição de colocar pelo menos um dos homens nos dez primeiros.

A corrida contra o tempo irá desenrolar-se num percurso exigente de xxx quilómetros, com partida no Museu Riverside e chegada no Green Park, na cidade de Glasgow. O percurso é marcado por alguns topos, que podem ajudar os ciclistas portugueses a compensar as muitas partes mais adequadas para roladores possantes.

Tiago Machado foi 11.º no contrarrelógio do Europeu de 2017, num traçado teoricamente mais desfavorável, por ser completamente plano. Vai, desta vez, procurar a entrada no top 10. “Não será um contrarrelógio fácil. Teremos de ir a fundo durante cerca de uma hora, mas não é tão duro quanto gostaríamos para as nossas caraterísticas. Apesar disso, favorece-nos melhor do que o do ano passado e tentaremos defender da melhor forma as cores nacionais. Se fui 11.º na Dinamarca, vou tentar fazer melhor. Gostava de ter um dia de inspiração para fazer algo bonito”, confessa Tiago Machado.

José Gonçalves regressou à competição no final de julho, após cerca de um mês sem colocar um dorsal, embora tenha trabalhado num estágio da equipa com vista à segunda metade da época. O real estado de forma será avaliado em pleno contrarrelógio. “O percurso é duro e não é muito técnico. Se me sentir bem, é um traçado bom para mim. Gostava de finalizar no top 10, mas tudo depende de como o corpo responda na estrada”, admite o minhoto.

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, fez hoje o reconhecimento do percurso, gostou do que viu e acredita nas capacidades dos pupilos. “O contrarrelógio, por ser muito longo e com sobe e desce, vai fazer-se duro. Acho que é bom para os nossos corredores, que têm categoria para estar na luta pelo top 10”, resume o responsável técnico.

Tiago Machado será o primeiro português a ir para a estrada, às 13h02. José Gonçalves parte às 13h18. A lista de inscritos conta com grandes especialistas internacionais nesta disciplina, entre eles os campeões europeus de 2016 e de 2017, o espanhol Jonathan Castroviejo e o belga Victor Campenaerts, respetivamente.

Entre os potenciais candidatos às primeiras posições estão também, o suíço Stefan Küng, o italiano Filippo Ganna, o irlandês Ryan Mullen, o holandês Jos van Emden, o britânico Alex Dowsett, o francês Alexis Gougeard, o alemão Maximillian Schachmann ou o polaco Marcin Bialoblocki.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com