terça-feira, 7 de agosto de 2018

“Equipa Portugal/Maria Martins nona classificada em omnium”

Por: José Carlos Gomes

Maria Martins fechou com chave de ouro a estreia em Campeonatos da Europa de Elite, sendo a nona classificada na disciplina olímpica de omnium, que terminou ao início da noite de ontem em Glasgow, Escócia.

A jovem sub-23 de primeiro ano fez um concurso sempre em crescendo, superando todas as expectativas para acabar entre as dez melhores da Europa numa disciplina em que todos os países apostam forte, por se tratar do arranque da qualificação para os Jogos Olímpicos.

A corredora portuguesa começou com o 17.º lugar em scratch, foi a 12.ª na corrida tempo e oitava em eliminação, prova em que sofreu uma aparatosa queda, que não lhe provocou mazelas graves. Entrou para a decisiva corrida por pontos no 12.º posto.

Na corrida por pontos, Maria Martins superou-se, atacando várias vezes e tendo mesmo conseguido ser a segunda no último sprint, com pontuação a dobrar. Esta atitude permitiu-lhe trepar três posições na geral, finalizando o concurso na nona posição.

“Não esperava um resultado tão bom. Entrei um bocado receosa na corrida por pontos, porque é uma prova que pode revirar completamente a classificação. Estou muito feliz, só tive pena de não ter vencido o último sprint, porque subiria ao sétimo lugar. Mas, se calhar já estou a ser demasiado ambiciosa, porque fazer nono lugar na estreia, numa disciplina olímpica com muito nível era algo inimaginável quando iniciei este Campeonato da Europa”, confessa a ciclista da Equipa Portugal.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, é um homem satisfeito com a prestação de Maria Martins. “O concurso de omnium da Maria foi sempre em crescendo. Ao longo de todo o Campeonato tem revelado uma evolução progressiva a vários níveis: técnico, tático e também em termos de atitude e de uma audácia que não é aleatória, mas consciente do que está a fazer. Com isto, conseguiu evoluir de prova para prova em omnium para alcançar o nono posto, que é muito bom para a primeira prova internacional que faz na categoria de elite. Está de parabéns”, conclui.

Portugal terminou, assim, a competição de madison com 12 pontos negativos, no 12.º lugar. A Bélgica ganhou, com 60 pontos, mais 11 do que a Alemanha e mais 22 do que a Grã-Bretanha, seleções que completaram o pódio.

“O apuramento foi muito árduo, mas o Ivo e o Rui estiveram muito bem, tendo em conta a experiência que temos neste momento nesta disciplina. Na final tivemos uma abordagem cautelosa da corrida, porque era muito extensa e era necessário gerir a energia disponível para pontuar na corrida e para controlar o nosso posicionamento face aos adversários mais diretos no ranking, os russos. Conseguimos controlar a Rússia e uma classificação superior a este adversário. Mas no momento em que a corrida se parte estamos mais atrás, o que foi fatal na procura de um lugar pelo menos a meio da tabela classificativa para termos uma diferença de pontos ainda maior face à Rússia”, descreve Gabriel Mendes.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com