domingo, 3 de junho de 2018

“XTerra Portugal com Rui Dolores e Pauline Vie como campeões nacionais Triatlo Cross”

Realizou-se dia 2 junho, na Golegã, uma prova de triatlo cross do circuito europeu do Xterra 2018.

O Xterra Portugal é uma exigente prova de Triatlo Cross, que este ano contou com 200 participantes, de 20 nacionalidades diferentes, com 15%  mulheres e 50% triatletas nacionais.

O triatleta português do Amiciclo de Grândola Rui Dolores classificou-se na 3ª posição com a marca de 02:36:22, conquistando também o título de Campeão Nacional de Triatlo Cross.

A prova do XTerra Portugal serviu de apuramento para o XTerra World Championship e juntou centenas de triatletas de 20 nacionalidades ao longo de 1,5km de natação, 33km de ciclismo e 10km de corrida. Disputada no formato standard, a competição pautou-se pela dificuldade técnica do segmento de ciclismo. Esta competição serviu de apuramento para o Campeonato do Mundo de XTerra, para o apuramento do Campeonato Nacional individual e contou para o Campeonato Nacional de Clubes.

«Já conhecia bem o percurso, que é duro, mas a prova correu-me bem», conta Rui Dolores que no ano anterior ficou em 5º do ranking europeu. O triatleta português acabou por se magoar na passada quinta feira num treino local, ficando até à última hora sem saber se conseguia participar na competição. «Hoje acordei melhor, consegui sair da natação com o Ruben Ruzafa (que venceu esta e quatro edições anteriores no nosso país) e fazer o ciclismo com o segundo atleta. Depois na corrida, o segundo classificado correu um bocadinho mais do que eu». A competição internacional acabou sair bem ao nosso triatleta, que apesar da limitação num pé conseguiu alcançar o terceiro lugar. Sendo o melhor português em prova, Rui Dolores conquista também o título de Campeão Nacional Individual de Triatlo Cross 2018.

José Estrangeiro ficou na 6ª posição, um excelente resultado tendo em conta que o foco do triatleta são os triatlos de longas distâncias, tendo o próximo objetivo desportivo marcado para o dia 15 de agosto. José Estrangeiro, que participou nesta competição para quebrar a rotina habitual dos treinos, fê-lo com três objetivos: não torcer um pé, não cair de bicicleta e melhorar a posição de 2016. «Cumpri apenas um que foi não torcer um pé, porque fiquei com a mesma classificação e sofri uma queda de bicicleta!» Apesar de tudo, o triatleta gostou muito de participar nesta prova, com três segmentos equilibrados, a começar por um percurso bem conseguido da natação. «Na primeira parte do ciclismo fui muito bem, um percurso divertido, exigente q.b., técnico, com subidas e single tracks e com uma parte final mais rolante. A parte da bicicleta tem muitas pedras soltas e areia, mas acaba por ser engraçada de se fazer!» José Estrangeiro referiu que há sempre público a aplaudir nas transições e mesmo em alguns trilhos «porque as pessoas que conhecem a região deslocam-se para dar apoio nos sítios mais recônditos»!

O primeiro lugar no pódio pertenceu ao triatleta espanhol Ruben Ruzafa, com a marca de 02:27:02, que já foi 3 vezes campeão do mundo de XTerra.

Pauline Vie, do Alhandra Sporting Club, ficou na sétima posição com 3:34:14, alcançando o título de Campeã Nacional de Triatlo Cross 2018, posição que melhorou em relação ao ano anterior, altura em que tinha sido a segunda portuguesa a cortar a meta.

«A prova correu bem, como é uma partida mista, na natação ‘levei muita pancada’, mas faz parte. O ciclismo é muito técnico com subidas e descidas, com pedra solta e areia e na corrida estava já cansada, mas o último segmento correu mesmo assim melhor do que esperava. Conquistei o título nacional e estou muito satisfeita,» remata a triatleta.

Malvina Oliveira Gomes ficou em segundo lugar da competição, com  03:58:28, enquanto Susana Pontes, do Outsystems Olímpico de Oeiras ficou em terceiro lugar com a marca 04:00:46.

Na competição masculina, foi Rui Dolores que conquistou o titulo, obtendo o terceiro lugar da geral, com uma excelente prestação prova que terminou em 02:36:22.

Dia 3 de junho realizou-se a competição do XTerraKids. A prova juntou centenas de jovens atletas e foi pontuável para o Campeonato Regional Jovem, sendo disputada em provas distintas alinhadas com os diferentes escalões em competição. Também os mais jovens foram desafiados no todo-o-terreno, com mostras de grande entusiasmo e aprendizagem.

Para todos os interessados em participar realizou-se uma Prova Aberta disputada no formato de triatlo cross sprint e que se estendeu ao longo de 300m de natação e 20km de BTT e 2km de corrida.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com