quinta-feira, 10 de maio de 2018

“Parceira entre a Câmara e a Federação/Pista de XCO vai nascer em Anadia”

Por: José Carlos Gomes

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, assinaram naquele concelho, o acordo de colaboração para a construção de uma pista de cross country olímpico (XCO) na freguesia da Curia.

A pista de XCO será uma extensão do Centro de Alto Rendimento (CAR), instalado em Sangalhos, no qual existe já um Velódromo, para o ciclismo de pista, e está em construção uma pista de BMX de caraterísticas olímpicas.

Juntando-se às três infraestruturas a qualidade e variedade das estradas da região, o concelho de Anadia pode ser, cada vez mais, um pólo de preparação para as vertentes olímpicas de ciclismo.

Para além de contribuir para a valorização do conjunto de instalações desportivas do concelho de Anadia, a pista de XCO será também uma peça fundamental para a candidatura do CAR a centro satélite do Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclista Internacional (UCI), e uma mais-valia para a candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020. O investimento camarário deverá rondar, na sua totalidade, os 200 mil euros.

A nova pista a nascer na Curia permitirá a realização de competições internacionais de XCO, sendo também um importante equipamento ao serviço do trabalho das Seleções Nacionais, havendo intenção, da autarquia e da Federação, de trabalhar para atrair Seleções de outros países – à semelhança do que já acontece no ciclismo de pista – para estágios em Anadia.

A infraestrutura terá também condições para a iniciação e para receber jovens a partir do primeiro ciclo do ensino básico.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário