quinta-feira, 10 de maio de 2018

“Infralobo apresentou bicicletas para se pedalar pelo ambiente em Vale do Lobo”

Por: Paulo Moreno

Dia 9 de maio, foi apresentado o projeto Smart Bikes by Infralobo, o qual engloba 30 bicicletas elétricas de última geração, colocadas nas cinco estações criadas para o efeito, intituladas Receção do Golfe, Praça de Vale do Lobo, Vale do Ténis, Dunas Douradas e Supermercado de Vale do Lobo, que serão para uso partilhado, cuja utilização até ao final do ano é gratuita, aliando a tecnologia à mobilidade sustentável.

A cerimónia de apresentação do projeto, que se realizou na sede da Infralobo, em Vale do Lobo, onde marcaram presença várias individualidades, com destaque para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, começou com a projeção de um vídeo.

O projeto visa promover a sustentabilidade ambiental, enquadrando-se na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, intitulada Loulé Adapta, que o Município de Loulé tem seguido.

As bicicletas, foram desenvolvidas pela empresa Bewegen, enquanto que as operações serão asseguradas pela empresa nacional, We Go Share, cujo representante de ambas, Daniel Ferreira, explicou em traços largos não só a tecnologia, que é portuguesa, como o seu funcionamento.

Pedro Reimão, recente administrador da Vale do Lobo, SA, começou por afirmar a satisfação de ver projecto Smart Bikes by Infralobo realizado, o qual encerra três características únicas, as quais pode ouvir aqui de viva voz, que no conjunto contribuem para que o resort seja ainda mais apetecível.

Fátima Catarina, presidente do conselho de administração da Infralobo, que pode ouvir de viva voz, começou por fazer um balanço, com sucesso, do primeiro ano de existência do projecto “Infralobo Smart Managment”, em cuja plataforma de gestão se integra agora o Smart Bikes by Infralobo, bem como, baseando-se em estudos do Instituto da Mobilidade e Transportes, exaltou o uso da bicicleta em defesa do ambiente.

Vítor Aleixo, começou a sua intervenção enumerando alguns dos acontecimentos que têm decorrido e estão a decorrer durante esta semana no contexto das comemorações da Semana do Município, destacando para o último dia, 11 de maio, a assinatura de um protocolo com a Secretária de Estado da Cultura para a criação da escola pública para o ensino da música, a primeira a sul de Lisboa. Quanto às bicicletas, o edil louletano adiantou que a iniciativa, "é para ser replicada noutras localidades do concelho, caso da Quinta do Lago e da própria cidade de Loulé."

Refira-se por último que o projecto Smart Bikes by Infralobo tem um investimento a rondar os 180.000 euros. Quanto ás bicicletas, apesar de eléctricas, para que o motor seja activado é sempre necessário que o utilizador pedale, sendo o esforço muito menor do que o efectuado numa bicicleta dita normal. Na sala de operações, graças aos muitos sensores que as bikes têm instalados, é possível saber em tempo real, onde estão as bicicletas, o seu nível de bateria, assim como quantas estão disponíveis e em que estações. Quanto ao utilizador, para saber mais detalhes sobre o projecto, bem como aderir, ou descarregar a App.

Cortesia: Diário online Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com