sexta-feira, 20 de abril de 2018

“PISTA DE XCO VAI SER UMA REALIDADE NA CURIA”

Câmara de Anadia e Federação de Ciclismo vão celebrar protocolo

A construção da Pista de Cross Country Olímpico (XCO), na Curia, vai ser uma realidade dentro de pouco tempo, graças à aprovação, em reunião de executivo, de um acordo de colaboração a celebrar entre o Município de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo, no qual são definidos os termos em que o processo irá decorrer.

 A pista, que vai ficar implantada nos terrenos do antigo Parque de Campismo de Curia, servirá como extensão do CAR - Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, sito em Sangalhos, e contribuirá para enriquecer o conjunto de infraestruturas desportivas do concelho de Anadia. Será também uma peça fundamental para a candidatura do CAR a centro satélite do centro mundial de ciclismo da União Ciclista Internacional (UCI), e uma mais-valia para a candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020. O investimento camarário deverá rondar, na sua totalidade, os 200 mil euros.

Depois de concluída, esta infraestrutura reunirá todas as condições necessárias para acolher grandes competições internacionais, assim como estágios de diferentes equipas e seleções. Por outro lado, a pista ficará dotada de condições para a iniciação/formação em ciclismo, podendo receber jovens praticantes desde o escalão etário do primeiro ciclo.

O projeto de construção da pista de XCO foi elaborado de acordo com os regulamentos da UCI e demais normativas internas da Federação Portuguesa de Ciclismo. De acrescentar ainda que a localização e o traçado obtiveram parecer prévio favorável do Instituto do Desporto de Portugal.

A Câmara Municipal de Anadia, presidida por Maria Teresa Cardoso, considera que as sinergias resultantes da proximidade e da concentração dos equipamentos, nomeadamente o CAR e a Pista de BMX, em Sangalhos, o Anadia Sports Centre, em Anadia, e a Pista de XCO, na Curia, podem trazer “um enorme benefício” para o concelho, reforçando a mútua utilização coletiva e garantindo, assim, a partilha de espaços de apoio comuns.

De salientar que o XCO é uma vertente do ciclismo que está em franco crescimento a nível internacional, sobretudo desde que obteve o estatuto de modalidade olímpica. Neste sentido, a pista da Curia reveste-se de grande interesse nacional, potenciando, de forma decisiva, o desenvolvimento do alto rendimento da especialidade olímpica do BTT e a promoção do XCO em Portugal.

Uma das pretensões da Câmara Municipal de Anadia é dotar o concelho das infraestruturas e das valências necessárias para o desenvolvimento de todas as disciplinas olímpicas do ciclismo. De sublinhar que um dos propósitos fundamentais do atual executivo é fomentar a prática desportiva, numa clara afirmação de Anadia como Município do Desporto.

Fonte: Câmara Municipal de Anadia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com