quinta-feira, 26 de abril de 2018

“Conhece o circuito SwimRun 2018”

Uma aposta entre amigos deu origem ao SwimRun, uma dinâmica e revolucionária modalidade.

A prova é realizada habitualmente em barragens ou rios

O SwimRun surgiu em 2006 nos países nórdicos, quando a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha) se realizou na Suécia. Esta nova modalidade teve origem numa estranha aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de

Estocolmo, nadando entre elas numa distância total de 75 km, sendo que 10km eram de natação em águas abertas.

Esta dinâmica modalidade, direcionada para o fun, mas também com cariz competitivo, tem tido uma grande adesão dos atletas em todo o mundo principalmente desde 2016.

O Swimrun resulta da combinação de corrida de montanha e natação em águas abertas. Esta competição de endurance exige velocidade, resistência e estratégia, onde todo o percurso é feito com o mesmo material com que se começa a prova (o que significa que se corre de fato e se nada de sapatilhas calçadas).

Os participantes destas provas percorrem um percurso realizado ao livre que envolve múltiplas transições entre a natação em águas abertas (mar, rio, lago), e a corrida é realizada habitualmente em trilhos, com a particularidade de não terem que mudar de equipamento ao longo da prova, como acontece nas provas de Aquatlo ou Triatlo.
 

 Chega a primeira prova SwimRun ao nosso país em 2017!

É possível participar na prova individualmente, mas apenas as duplas têm classificação

A primeira prova no nosso país surgiu em 2017 através da SwimRun Portugal, onde os atletas portugueses puderam ter uma nova experiência desportiva. O sucesso foi imediato e este ano realiza-se uma segunda edição com um novo Circuito Nacional de 5 provas no total, cuja sua estreia decorreu no passado dia 15 de abril na Praia Fluvial da Aldeia do Mato (Castelo de Bode – Zêzere), contando com mais de 100 participantes.

Cada prova do Circuito Nacional Swimrun Portugal disponibiliza duas distâncias com exceção das provas nos Açores e Madeira. Uma distância mais curta, denominada de Sprint, vocacionada para aqueles que se querem estrear e tomar o primeiro contacto com a modalidade. Uma distância Standard indicada para atletas mais experientes e que pode ser realizada em dupla (formato original da modalidade). Existe ainda a opção de participação individual para ambas as distâncias.

No que respeita a classificações finais do Circuito Swimrun Portugal contam somente as classificações das provas realizadas em duplas.

 

Material que podes usar:

Um dado curioso e característico do Swimrun é que é possível nadar com palas ou pull-bouy, já que os swimrunners são obrigados a nadar de sapatilhas calçadas, pelo que é possível facilitar na parte da natação.

– Fato neoprene adequado para a temperatura da água e obrigatório abaixo dos 14 graus.

– Calçado apropriado para os percursos

– Óculos de natação

– Palas

– Pull-bouy

– Reserva de água e alimentos

Próximas provas do Circuito SwimRun Portugal Series em que te podes inscrever:


As várias transições da natação para a corrida tornam a prova muito dinâmica…

  13 de maio – Alqueva SwimRun

Standard 4km Swim / 21km Run

Sprint 1,4km Swim / 9 km Run

  24 de junho – Azores SwimRun

Standard 3km Swim / 15km Run

– 16 de setembro – Arrábida SwimRun

Standard 3km Swim / 18km Run

Sprint 0,8km Swim / 5,3km Run

– 4 de novembro – Madeira SwimRun (*Machico Swimrun em 2017)

Standard – 1,5km Swim / 13,5km Run

O Circuito Nacional SwimRun Portugal Series conta com o apoio institucional da Federação de Triatlo de Portugal

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário