terça-feira, 6 de março de 2018

“3º Triatlo de Leiria inaugura as provas de triatlo”

Esta competição inaugura a época do Triatlo, com uma prova da Taça de Portugal sprint e uma aberta super sprint.

Realizou-se o 3º Triatlo de Leiria, com um percurso entre a Lagoa da Ervedeira, Grou e a Praia do Pedrogão. O percurso de natação foi realizado na lagoa, e o percurso do ciclismo e da corrida na estrada atlântica, a terminar na praia do Pedrogão. Um belo trajeto mesmo com condições climatéricas adversas que se fizeram sentir, o que pôs ainda mais à prova as capacidades dos triatletas.

Quem ganhou a prova feminina?

Apesar do tempo, Madalena Almeida apreciou o percurso da corrida

Madalena Almeida, do Alhandra Sporting Club, foi a grande vencedora desta prova que arrancou a época do triatlo nacional. A primeira mulher a cortar a meta fez o tempo de 01:04:43.

«Foi um percurso muito bom, nadar na Lagoa é sempre um prazer, mesmo com este tempo», explica Madalena. «O trajeto de ciclismo é muito plano sendo por isso possível andar rápido e a corrida ao pé da praia também se torna agradável». A triatleta de 19 anos está no primeiro ano do curso de Gestão Desportiva da Faculdade de Motricidade Humana e por isso acorda cedo para se dividir entre treino e os compromissos do estudo. «Levanto-me às 7h30, vou treinar, habitualmente corrida ou ciclismo, tenho aulas à tarde e ao final do dia volto aos treinos, que podem ser natação ou ginásio», conta-nos a triatleta. O seu próximo objetivo é importante, já que vai participar pela primeira na prova de elite de Quarteira – Taça da Europa – que é já no próximo dia 24 de março.

Em segundo lugar ficou Helena Carvalho, do Sporting Club de Portugal, que fez o tempo de 01:05:01 e Andreia Ferrum, do Outsystems Olímpico de Oeiras, alcançou a terceira posição, com a marca 01:06:00.

Os três primeiros lugares foram conquistados ao despique, com o Tiago Fonseca a chegar e Gil Maia e Ricardo Batista colados na meta

O vencedor do 3º Triatlo de Leiria foi Tiago Fonseca que já tinha vencido esta competição em 2016 e se encontra neste momento no último ano de juniores. O triatleta completou a prova em 00:57:58. «Gostei do percurso, a água estava fria como é natural, o ciclismo é mais técnico e assim só com uma volta é melhor, na corrida dei tudo o que tinha», diz o triatleta. Quanto aos objetivos desportivos passam por obter uma medalha internacional e passar a elite 3. O dia a dia é neste momento direcionado para os treinos: Tiago acorda às 5h50 para treinar na piscina do Jamor às 6h30 e depois treina o segmento de ciclismo uma a duas horas por dia. Ao final do dia é a vez de treinar diferentes sessões de corrida. Tem cuidado com a alimentação, sendo a manutenção do peso uma preocupação: «para estar bem e aproveitar o potencial para a corrida, devo estar entre os 70kg e os 72kg.», explica Tiago Fonseca.

Na segunda posição desta etapa da Taça de Portugal ficou Gil Maia, do Lusavouga – BH Porto Triatlo, com 00:57:59, apenas a 1’’, numa luta renhida com o primeiro lugar. O terceiro lugar pertenceu a Ricardo Batista, do Clube de Natação Torres Novas, que fez a competição em 00:57:59.

As equipas vencedoras do Triatlo de Leiria

 

A frente da corrida

A equipa que conseguiu alcançar o primeiro lugar foi o Outsystems Olímpico de Oeiras, com Andreia Ferrum, Liliana Alexandre e Ana Ramos, que completaram a competição respetivamente em 01:06:00, 01:06:05 e 01:06:59.

 Na segunda posição por equipas ficou o Alhandra Sporting Club, com Madalena Almeida (vencedora absoluta) com a marca 01:04:43, Inês Rico com 01:06:35 e Ana Filipa Ferreira que terminou a prova em 01:09:08.

O Sporting Clube de Portugal foi a equipa que conquistou o terceiro lugar com as triatletas Helena Carvalho, Lúcia Vera Cruz e Inês Oliveira, que fizeram 01:05:01, 01:09:53 e 01:10:31 respetivamente.

Em masculinos, a primeira equipa foi o Alhandra Sporting Club, com Luís Ferreira, Miguel Fortunato e André Bôto, que passaram a meta em 00:58:15, 00:58:34 e 00:58:48. A segunda equipa a conquistar o pódio foi a Outsystems Olímpico de Oeiras, com Tiago Fonseca com a marca de 00:57:58 (vencedor absoluto) e Guilherme Pires que terminou a prova em 00:59:00. Em terceiro lugar no pódio ficou a Lusavouga – BH Porto Triatlo, que contou com os tempos de Gil Maia, Pedro Mendes e Tiago Maia, com 00:57:59, 00:58:45 e 00:59:07.

Este 3º Triatlo de Leiria foi uma organização do município de Leiria e da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com