quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

“C.A.R. DE ANADIA PLENO DE ATIVIDADE”

Sangalhos em grande ritmo no acolhimento de eventos desportivos

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, continua a ser palco para provas e estágios desportivos, de cariz nacional e internacional, estando agendada para o próximo dia 9 de dezembro, a realização do Troféu Marquês do Funchal, de pentatlo moderno, e, no fim-de-semana seguinte, de 15 a 17, o Troféu Internacional Município de Anadia, de ciclismo de pista.

A competição de pentatlo moderno volta, assim, a Sangalhos já neste sábado, estando o início previsto para as 11h00, com a prova de esgrima. À tarde, pelas 15h30, será a vez das Piscinas Municipais de Anadia receberem a prova de natação, regressando a ação ao CAR pelas 17h00, para a prova de lazer-run. O Troféu Marquês do Funchal é uma organização da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, e conta com o apoio do Município de Anadia.          

Ainda neste âmbito, de referir que, nos dias 8 e 9 de dezembro, o auditório do CAR acolhe o II Congresso Nacional de Pentatlo Moderno, onde vão ser dados a conhecer os calendários competitivos nacionais e internacionais, bem como os respetivos modelos e regulamentos competitivos. Em cima da mesa vão estar também os critérios de acesso ao alto rendimento e seleções nacionais, bem como o modelo de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, e os critérios de acesso ao Programa Olímpico de 2020. Os planos de carreira de árbitros, juízes e treinadores são também assuntos em discussão. Com o Troféu Marquês do Funchal a decorrer em Sangalhos, os participantes no congresso vão poder fazer o acompanhamento de um dia de competição, durante o qual os treinadores aplicarão metodologias de registo e de observação de atletas, visando a análise de parâmetros cinemáticos associados às disciplinas do pentatlo moderno.

Grande prova internacional de ciclismo de pista, com entrada gratuita

O Velódromo Nacional, localizado no CAR, acolhe mais uma importante prova de ciclismo de pista, com a disputa, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, do Troféu Internacional Município de Anadia, sendo esta a segunda grande competição de pista que se ali realiza no corrente ano, sucedendo ao Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que teve lugar em julho.

A prova vai trazer ao nosso país alguns dos principais nomes do ciclismo de pista internacional, detentores de medalhas em mundiais e em europeus de elite, e provenientes de países como Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega e Portugal.

Ciclistas das categorias de elite, juniores e sub-23, masculinos e femininos, vão competir em provas de oito disciplinas: contrarrelógio (1 km e 500m), corrida por pontos, keirin, madison, perseguição individual, omnium, scratch, e velocidade. Na sexta-feira, 15 de dezembro, as provas decorrem entre as 14h30 e as 20h45, e, no dia seguinte, os ciclistas estarão em pista das 10h00 às 12h50 e das 16h00 às 19h35. No domingo, 17 de dezembro, a competição tem início pelas 10h00, estando o terminus previsto para as 15h35. O público tem entrada gratuita.

Esta será, de acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), “uma oportunidade para os corredores e para as equipas lusas adquirirem maior experiência na vertente olímpica de ciclismo que mais medalhas tem dado a Portugal”.

Estágios de ciclismo

É a própria FPC quem o afirma: “além das competições, a infraestrutura bairradina [CAR de Anadia] é cada vez mais procurada por diferentes seleções nacionais para estágios de preparação de grandes eventos”.

Com efeito, desde 22 de novembro e até 20 de dezembro, o Velódromo Nacional está a ser o espaço de preparação dos ciclistas das seleções da Rússia e da Lituânia para o próximo Campeonato do Mundo de Pista, que vai ter lugar em Apeldoorn, na Holanda, de 28 de fevereiro a 4 de março de 2018.

De referir que a formação russa se apresenta neste estágio com Daria Shmeleva, a atual campeã do mundo dos 500 metros (individual e equipas) e medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, e ainda com os dois velocistas Nikita Shurshin e Sergey Tabolin. Por sua vez, a equipa lituana tem como grande referência a atleta Simona Krupeckaite, medalha de prata no último europeu, na especialidade de keirin. Esta formação conta também com os velocistas Migle Marozaite, Svajunas Jonauskas e Vasilijus Lendel. A fim de dar continuidade ao estágio iniciado em novembro, lituanos e russos anunciaram já a sua intenção de regressar, no próximo mês de janeiro, para mais um estágio de longa duração, que se prolongará até 23 de fevereiro.

Confirmada está também a vinda da seleção da República Checa para um estágio, a realizar entre 30 de janeiro e 9 de fevereiro de 2018, tendo igualmente em vista a preparação do próximo Mundial de Pista.

Fonte: Câmara Municipal Anadia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com