sábado, 17 de junho de 2017

“Desportistas e secretário de Estado do Desporto ‘descobrem’ Portugal com a caravana do Lés-a-Lés”

Seduzidos por um Portugal desconhecido

“Um País diferente, realmente pouco conhecido e com pormenores deslumbrantes” deixou Nuno Laurentino rendido aos encantos do Portugal de Lés-a-Lés e do “mototurismo enquanto conceito de descoberta”. O nadador e triatleta do SL Benfica, que tirou a carta de moto propositadamente para participar na aventura que a Federação de Motociclismo de Portugal levou a cabo pelo 19.º ano e que hoje terminou em Faro, destacou ainda “o ambiente fantástico, de grande companheirismo, diversão e solidariedade, bem como a excelência de uma organização que move caravana de milhares de motociclistas através do País. Com mais de 130 títulos individuais e mais de 200 recordes nacionais em várias distâncias, o atleta olímpico em Atlanta-1996 e Sydney-2000 acompanhou o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, a convite do presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, ‘fazendo equipa’ com Carmona Rodrigues e o juiz Rui Teixeira, motociclistas de longa data. ‘Repetentes’ na maior maratona mototurística do Mundo, o chefe da bancada parlamentar do PCP, João Correia e o deputado Miguel Tiago, juntamente com o ex-deputado Rodrigo Ribeiro, voltaram para “melhor apreciar um País bem diferente do que muitas vezes é debatido na Assembleia da República”, este ano ligando Vila Pouca de Aguiar a Faro, ao longo de 1164 quilómetros com passagem pelo Fundão e Elvas.

No enorme pelotão com mais de 1800 motociclistas, contavam-se ainda mais dois desportistas com longas e profícuas carreiras nas duas rodas, agora atraídos pelos encantos turísticos de Portugal. Habituados às exigências físicas exponenciadas pelas elevadas temperaturas como as que se fizeram sentir ao longo dos últimos quatro dias, entre Vila Pouca de Aguiar e Faro, Cândido Barbosa e Miguel Farrajota recordaram “o sofrimento que era correr de moto ou de bicicleta com estas temperaturas”. Para o recordista de triunfos em etapas nas corridas nacionais – 123 incluindo 25 na Volta a Portugal – “pedalar pelas Beiras ou Alentejo nos meses mais quentes roubava o discernimento e, mesmo com enormes cuidados com a hidratação, as dores musculares e a dificuldade de raciocínio são impedimentos na competição”. Participante assíduo no Lés-a-Lés desde 2011 aproveitou mais uma edição para recordar estradas onde pedalou rumo a carreira de enorme sucesso ao mais alto nível, com ponto alto com a camisola da Banesto, então uma das mais fortes equipas do pelotão internacional.

Já Miguel Farrajota, detentor de títulos de campeão Nacional em Motocrosse, Supercrosse, Supermotard, Enduro e Raides Todo-o-Terreno e estreante na grande travessia de Portugal, lembrou as presenças nas provas africanas, incluindo o Rali Dakar, “onde a condução era muito desgastante quando a temperatura subia em demasia”. Agora com uma rápida scooter BMW C650 Sport, bem mais confortável do que as motos com que arrebatou dezenas de triunfos, o algarvio estava definitivamente rendido ao evento mais estradista depois da presença nas duas edições do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road.

Fonte: Gabinete de Imprensa 19.º Portugal de Lés-a-Lés/Parceria Notícias do Pedal

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com