terça-feira, 5 de abril de 2016

“Agenda de Ciclismo”

Apuramento olímpico de BTT passa por Sobrado

A terceira prova da Taça Cyclin’Portugal de cross country olímpico (XCO), uma corrida de classe 1 internacional, pontuável para a qualificação rumo ao Rio de Janeiro, realiza-se no próximo domingo, em Sobrado, Valongo. Num fim de semana repleto de ação sobre rodas, merece ainda destaque a 25.ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes.

Já estão inscritos mais de 400 corredores para o XCO Internacional de Valongo, esperando-se que os melhores corredores portugueses voltem a ter forte oposição forasteira. A capacidade de réplica dos ciclistas lusos será determinante para o número de pontos a conquistar com vista à qualificação para os Jogos Olímpicos, uma batalha na qual Portugal está bem colocado, ocupando a décima posição mundial, pelo que, neste momento, luta pelo apuramento dois homens para o Rio de Janeiro.

As corridas arrancam com a prova de masters e de cadetes masculinos, às 9h00. Às 11h00 parte o pelotão feminino e os juniores. Os ciclistas sub-23 e de elite entram em pista às 14h30.

A 25.ª edição da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu José Mendes corre-se no sábado e no domingo, sendo disputada pelas equipas de clube. A prova terá três etapas e um total de 202,6 quilómetros. Abre com a tirada mais extensa, 113 quilómetros, disputar a partir das 14h00 de sábado, entre Santa Maria da Feira e São João de Ver.

A jornada de domingo é dupla. De manhã corre-se um contrarrelógio individual de 10,4 quilómetros, a partir das 9h30, em redor do Europarque. A etapa vespertina terá 79,2 quilómetros, resultantes de 12 voltas ao exigente Circuito do Castelo da Feira. A partida para o circuito está marcada para as 15h30.

A primeira etapa da Taça de Portugal de Paraciclismo está marcada também para domingo, integrada no programa da Volta às Terras de Santa Maria. Os ciclistas com deficiência vão disputar um contrarrelógio, no mesmo percurso do exercício individual da corrida para equipas de clube.

A Taça de Portugal de BMX também começa no próximo fim de semana. As duas primeiras provas pontuáveis vão realizar-se na pista de Lisboa, no sábado e no domingo.


As escolas de ciclismo vão viver um domingo agitado. As equipas do Norte juntam-se em Penafiel para o primeiro Encontro Inter-Regional de estrada na época de 2016, que vai realizar-se na freguesia de Galegos, Penafiel, a partir das 9h00. As escolas dos Sul também vão dedicar-se à estrada, às 10h00, na Quinta do Conde, Sesimbra.


Mais eventos oficiais

9 de abril, 14h00: 2.º Encontro Regional de Escolas de BTT, Mirandela

10 de abril, 8h00: 3.ª Prova da Taça Regional de XCO, Cabo Girão, Madeira

10 de abril, 9h00: 9.º Saloios BTT, Arneiros, Ventosa, Torres Vedras

10 de abril, 9h00: 2.º Ciclo-BTT de Grândola

10 de abril, 9h00: BTT Bike Temíveis Tour, Faro

10 de abril, 9h00: Albufeira Xtreme Road

10 de abril, 9h30: 9.º BTT Trilhos do Douro Internacional, Bemposta, Modadouro

10 de abril, 9h30: I Raid BTT Amoreira da Gândara, Anadia

10 de abril, 10h00: Taça de XCO de S. Miguel, Lagoa do Carvão, Açores

10 de abril, 10h45: XIV Peregrinação Nacional e Bênção dos Ciclistas, Fátima

10 de abril, 14h30: Taça do Faial de XCO, Quinta de S. Lourenço, Açores

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com