terça-feira, 8 de março de 2016

“A “Alentejana” do Património 175 corredores na luta pela vitória”

A 34ª Volta Alentejo Crédito Agrícola corre-se entre 16 e 20 de março num total de 907,5 km que começam a ser contados em Portalegre, pelo segundo ano consecutivo, e vão terminar no centro histórico de Évora. São cinco etapas percorridas por 175 corredores nas mais diversas geografias da região, numa organização da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Podium Events.  Vão estar presentes na “Alentejana” 22 equipas em representação de 8 países: Estados Unidos, Noruega, República Checa, Suécia, Espanha, Rússia, Holanda e Portugal. São 10 equipas vindas de fora que se juntam às 12 portuguesas, entre Elite e Sub 23, e onde não consta nenhum antigo vencedor da Volta ao Alentejo. A tradição vai manter-se: esta é a única prova por etapas do calendário UCI que nunca foi ganha duas vezes pelo mesmo corredor. E quanto a portugueses, há 10 anos que nenhum vence a prova. Será desta vez que se quebra a tradição numa edição que conta com o regresso do Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube Porto ao pelotão?  Entre tantos motivos desportivos junta-se a esta festa tão especial a Arte Chocalheira de Alcáçovas, as flores das Festas do Povo de Campo Maior e os Chapéus Alentejanos, pedaços de Património que vão estar em todas as cerimónias de pódio. São usos e costumes que as gentes do Alentejo teimam em preservar… 
O Percurso da “Alentejana”  A etapa inaugural da 34ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que começa em Portalegre, tem subidas em Cabeço do Mouro, Prémio de Montanha de 2ª categoria, Monte Paleiros (3ª cat.), Marvão (4ª cat.) e, a menos de 20km para a meta final instalada em Castelo de Vide, a Sra. da Penha (3ª cat.). Nesta primeira tirada de 158km há Metas Volantes no Crato, Monforte e Portalegre. O final deste dia, e das restantes tiradas, está previsto acontecer cerca das 16 horas.  A segunda etapa, e a mais longa, parte de Monforte e terá 206,2 km com Metas Volantes em Borba, Redondo e Reguengos de Monsaraz antes de subir e terminar junto ao castelo de Montemor-o-Novo. Vincando a presença do Baixo Alentejo na prova, o terceiro dia de competição liga Portel a Beja. A etapa de 186,6 km com passagens por Vidigueira, Serpa e Mértola será a única sem qualquer contagem de montanha. O fim-de-semana da “Alentejana” começa em Aljustrel. Na quarta etapa, com o Litoral Alentejano como pano de fundo, as Metas Volantes vão estar em Castro Verde, Odemira e Sines. Nas Cumeadas, em Santiago do Cacém, haverá uma contagem para o Prémio da Montana (4ª cat.). A chegada vai acontecer em Grândola após 184,7 km.  A competição vai terminar, dia 20 de março, em Évora que comemora 30 anos como Património da Humanidade. As derradeiras emoções da 34ª edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola vivem-se a partir de Santiago do Cacém de onde o pelotão partirá para os 172,3 km finais. As Metas Volantes estão em Isaías, Vendas Novas e Arraiolos, e a classificação da Montanha confinada aos Prémios de 4ª categoria em Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo. A chegada e a coroação do vencedor, como em 2014, vão acontecer na Praça do Giraldo, em Évora. 
Últimos Vencedores  2015 – Pawel Bernas (Activejet Team) 2014 – Carlos Barbero (Euskadi) 2013 – Jasper Stuyven (Bontrager Cycling Team)  2012 – Alexey Kunshin (Lokosphinx) 2011 – Evaldas Siskevicius (Pomme Marseille) 
2010 – David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) 2009 – Maxime Bouet (Agritubel) 2008 – Hector Guerra (Liberty Seguros) 2007 – Manuel Vázquez (AndaluciaCajasur) 2006 – Sérgio Ribeiro (Barbot-Halcon)
A 34ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola é uma organização conjunta da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events com o patrocínio de Crédito Agrícola, CA Vida, CA Seguros, RTP, Jornal A Bola, Antena1, Cision, KIA, Delta Cafés, Vitalis, KTM, Fundação INATEL, Shimano, Pacto, Dietsport, Instituto Geográfico do Exército, Infraestruturas de Portugal e com apoio institucional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, da Junta de Freguesia de Alcáçovas e dos Municípios de Portalegre, Castelo de Vide, Monforte, Montemor-o-Novo, Portel, Beja, Aljustrel, Grândola, Santiago do Cacém e Évora.
Fonte: Podium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com