quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

“Encontro Nacional/Mobilidade urbana bicicleta promovida em Aveiro”

Por: Carlos Moura
O grupo informal de cidadãos Ciclaveiro promoveu no passado dia 20 de fevereiro, o Primeiro Encontro Nacional de Grupos Promotores de Mobilidade Urbana em Bicicleta, que se realizou em Aveiro. Dirigido a grupos, associações, federações e outras entidades, de âmbito nacional e local, com atividades de promoção da mobilidade bicicleta, mas também à comunidade em geral com interesse pela temática, pretendeu dar a conhecer aos vários participantes o que se faz em Portugal nesta área e fomentar a partilha de ideias e experiências entre grupos, com o intuito de criar uma base que possa resultar no desenvolvimento de estratégias colaborativas para aumentar o número de utilizadores de bicicleta como modo de transporte em Portugal.
O evento contou com cerca de 90 participantes. Durante a manhã, após a abertura da sessão pelo presidente da Câmara de Aveiro, assistiu-se às apresentações dos 17 grupos intervenientes, oriundos de diversos pontos do país, dando a conhecer as suas motivações, formas de atuação e objetivos. Da parte da tarde os participantes, divididos em grupos de trabalho, discutiram e procuraram encontrar as melhores formas de atuação em vários aspectos específicos relacionados com a promoção do uso utilitário da bicicleta, como a organização interna de grupos, interação com instituições (lobbying), eventos de promoção do uso da bicicleta, criação e dinamização de cicloficinas, comunicação para o exterior, e atuação conjunta de grupos. O Encontro terminou com um debate aberto, onde surgiram várias sugestões para próximos passos.
Segundo Rui Igreja, do grupo promotor do encontro, Ciclaveiro, “o número de entidades e pessoas que aceitaram o convite superou as nossas expectativas iniciais. É uma prova de que a sociedade está cada vez atenta e interveniente para o tema da mobilidade ativa e sustentável e para a importância da qualidade de vida e do espaço público nas nossas cidades. Recebemos os parabéns de várias partes, o que nos deixa extremamente satisfeitos e nos dá ainda mais ânimo para continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver.”
Fonte: Transportes em Revista

Sem comentários:

Enviar um comentário