sábado, 23 de julho de 2022

“Wout van Aert bate recorde de pontos e é eleito 'super combativo' por unanimidade”


Ciclista belga da Jumbo-Visma foi claramente a figura em destaque do Tour'2022

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Wout van Aert (Jumbo-Visma) foi este sábado eleito "por unanimidade" o ciclista mais combativo da 109.ª Volta a França, um prémio extra para o belga, que no domingo subirá ao pódio como vencedor da classificação por pontos.

Principal figura deste Tour, pela sua omnipresença, o incrível Van Aert viu a sua espetacularidade premiada, ao ser escolhido, pelo júri e pelo público, o super combativo desta edição, ainda antes de vencer este sábado o contrarrelógio da penúltima etapa da 109.ª edição.

O belga, de 27 anos, sucede no palmarés desta distinção ao francês Franck Bonnamour, que, no ano passado, curiosamente, o tinha derrotado nos votos do público os dois ficaram empatados nos votos do júri.

WVA superou este ano a concorrência, entre outros, do esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), o bicampeão em título que no domingo subirá ao pódio como 'vice' de Jonas Vingegaard, do alemão Simon Geschke (Cofidis), destronado da liderança da montanha pelo camisola amarela na sexta-feira, e do querido dos franceses Thibaut Pinot (Groupama-FDJ).

O prémio diário da combatividade foi instituído no Tour em 1952, com o primeiro super combativo a ser distinguido em 1956, na pessoa de André Darrigade.

O belga de 27 anos subirá, assim, duas vezes ao pódio nos Campos Elísios, para ser distinguido como o corredor mais combativo desta edição e como portador da camisola verde, uma classificação na qual também já entrou na história.

Com o triunfo na etapa deste sábado, WVA bateu o recorde de pontos daquela classificação, depois da reformulação da mesma em 2015, ao somar 480, mais três do que Peter Sagan em 2018.

"Será difícil voltar a ganhar tantas etapas, sou dos poucos que o conseguiu nas últimas edições do Tour. Não é normal e sei que noutras ocasiões não vou conseguir, mas a vida continuará", disse, em conferência de imprensa.

Vencedor de nove etapas em quatro participações, incluindo três no ano passado, o três vezes campeão mundial de ciclocrosse explicou qual o segredo para o seu sucesso.

"Confio em mim. Muitos corredores minimizam as suas capacidades... dizem que têm peso a mais, que isto ou aquilo. Eu limito-me a fazer coisas impossíveis, isso motiva-me. Tenho vontade de procurar o sucesso. E cheguei a este Tour na melhor forma da minha vida", pontuou.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com