terça-feira, 3 de agosto de 2021

“Aston Martin, M aserati e Race for Good estreiam-se no maior festival motorizado em Portugal”


Caramulo Motorfestival 2021 confirmado e com público

 

Por: Tatiana Ferreira

Fotos: Pedro Ramos Santos

A XVI edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 3, 4 e 5 de Setembro, com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões.

 

Festival conta com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões

Rampa Histórica Michelin, passeios e concentrações celebram o espírito dos clássicos

Vários pilotos convidados

O evento passa a contar com uma componente social e de apoio a IPSSs

Novidades incluem o Biker’s Village e um parque para Supercarros

Aston Martin, Maserati e Race for Good juntam-se à festa

Transmissão do Caramulo Motorfestival em directo

Evento gratuito, repleto de programação para todas as idades

 

A organização do evento elaborou um extenso plano de contingência baseado na actual legislação e normas da DGS, permitindo o acesso apenas a visitantes que exibam certificado digital de vacinação à Covid-19, na entrada do recinto, ou em alternativa, a quem exiba teste negativo emitido há menos de 48 horas (validação por Cartão de Cidadão). Quem não apresentar estas evidências, poderá realizar o teste no local, em dois guichets criados para o efeito, e validados por profissionais de saúde presentes nas duas únicas entradas possíveis ao evento. Apresentadas as evidências referidas, será entregue uma pulseira que permite aceder e circular livremente dentro do perímetro do evento durante os três dias.

 

Rampa Histórica Michelin

 

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu. A Rampa Histórica Michelin regressa em 2021 com duas novas categorias Pre-War e Formula V, que surgem pelo valor histórico e entusiasmo que suscitam.

 

Pilotos convidados

 

Como é hábito, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos como pela sua carreira com o treinador. Além de coleccionador de automóveis antigos, com preferência por modelos italianos, André Villas-Boas é também um veterano de provas de todo-o-terreno, como é o caso do Rali Dakar. A sua participação no Caramulo Motorfestival em família já é uma tradição, fazendo- se acompanhar pelo seu tio Pedro Villas-Boas.

Juntam-se, ainda, Fernando Batista, antigo piloto e actual presidente do Targa Clube, Francisco Sande e Castro, piloto de motos desde os 17 anos, venceu dezenas de corridas. Em 1994 sagrou- se Vice-Campeão Europeu do Troféu Citroën e participou ainda por duas vezes no Rally Paris-Dakar ao volante de um UMM.

 

Novidades para 2021

 

Uma das novidades de 2021 será a criação da Biker’s Village, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas. A Biker’s Village surge numa área exterior do evento, privilegiada pela localização e vista, irá contar com a presença de marcas e clubes de motos, concentrações de motos de competição, antigas, cinquentas, Vespas e Café Racers, entre outras.

O espaço reunirá ainda empresas de customização e comercialização de acessórios e artigos

alusivos aos veículos de duas rodas e um bar ligado à Martin Miller’s.

A Race for Good, o movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se ao Caramulo Motorfestival. Os visitantes do evento terão a possibilidade de subir a Rampa Histórica Michelin ao lado de André Villas-Boas por um valor simbólico, que irá reverter a favor da Race for Good.

A organização decidiu criar um parque exclusivo para supercarros. O crescimento da área global do evento e o crescente interesse por parte dos proprietários em rumar ao Caramulo no seu supercarro levaram a organização a criar um parque específico para estes veículos, alargando assim o leque de participantes.

 

Programa para toda a família

 

O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

A Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos, um comboio para crianças, um Gaming Center repleto de jogos e simuladores e de outras atracções, como por exemplo experiências de Realidade Virtual ou a presença da Xbox com vários jogos.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta

com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático.

O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos.

 

Encontros, passeios e concentrações

 

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam ainda os passeios e ralis de automóveis como o Encontro Porsche, o Passeio TT para veículos todo-o-terreno, o 6º Encontro Internacional Renault 4L.

As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Café Racers, no Encontro das Cinquenta, na concentração Vespa Caramulo e na Raiada do Caramulo, dedicada às bicicletas antigas.

 

Transmissão em direto

 

Tal como nos anos anteriores, o Caramulo Motorfestival vai ser transmitido em directo por um canal de televisão na TV cabo, assim como em Live Streaming para todo o mundo via internet. A cobertura vai abranger todo o evento, incluindo a Rampa Histórica Michelin, os bastidores, os sub- eventos e entrevistas aos pilotos e participantes, entre outros.

 

Marcas juntam-se à festa

 

O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma activa e se relacionam directamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento.

Em 2021, o Caramulo Motorfestival passará a contar com novas marcas presentes como sejam a Aston Martin, que irá trazer o seu Mobile Center, assim como um esquadrão de modelos desportivos, a Maserati, a Prio, que apadrinha um Air Show e uma pista para crianças, a Fidelidade, a Michelin, que rebaptizou a Rampa Histórica nos seus 40 anos, a Cartrack, a Labrador, a marca portuguesa de roupa irá premiar os vencedores da Rampa Histórica Michelin, assim como os vencedores do Prémio João de Lacerda e do Prémio Jacques Touzet, a Murganheira e ainda a Mariano Shoes, conceituada marca portuguesa de calçado que se associa ao Caramulo Motorfestival na vertente de lifestyle, cada vez mais presente no evento.

A estas marcas juntam-se as já residentes Alfa Romeo, Castrol, Sagres 0.0%, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Fidelidade, Ascendum Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

Mais informações sobre o Caramulo Motorfestival em www.caramulo-motorfestival.com

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com