segunda-feira, 2 de agosto de 2021

“Alcobaça Clube de Ciclismo/Tiago Santos venceu Volta de Cadetes


Por: Joaquim Marques

Uma brilhante vitória foi conquistada por Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, na Volta a Portugal de Cadetes impondo-se como o melhor atleta no conjunta das três etapas, com um total de 245 quilómetros percorridos. No duelo participaram 130 ciclistas de 15 e 16 anos, em representação de 21 equipas, três das quais espanholas.

Os espanhóis impuseram-se nas duas primeiras etapas, com Tiago Santos a ficar em 2º lugar na primeira etapa e em 4º lugar na segunda etapa, mas a impor-se no final da 3ª tirada em que venceu a etapa e amealhou a vantagem necessária para se sagrar vencedor da Camisola Amarela e ainda vencedor da Camisola Verde dos pontos. No 2º e 3º lugares do pódio final ficaram os espanhóis Hector Martinez do Grupo Sime-Level, e Juan Rodrigues da Valverde Team.


Na terceira e última etapa com um percurso muito duro, com muito sobe e desce, e curvas muito apertadas Tiago Santos levou 2h:16m:52s para percorrer os 84,9 quilómetros que ligavam Rio Maior e Santarém à média de 37.219 Km/h. Nos primeiros 60 quilómetros, as várias movimentações não pareciam trazer mudança de liderança na prova, mas quando faltavam 20 quilómetros para a meta, quatro corredores lançaram-se numa fuga e entre eles estava Tiago Santos.

Na meta o atleta da formação alcobacense orientado pelo treinador Armindo Lúcio impôs-se e bateu ao sprint o seu mais direto adversário espanhol arrancando fortes aplausos do publico presente. Depois de vencer todas as provas da Taça de Cadetes, Tiago Santos, venceu também a Volta de Cadetes, revelando o mérito que tem vindo a construir ao longo de 10 anos no Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola.


A equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola esteve presente nesta prova com seis corredores, com Simão Simões a ficar em 49º lugar na classificação final e Duarte Silva a terminar em 75º lugar. Diogo Ferreira chegou fora de controlo no final da 2ª etapa, e teve que desistir, e David Casal não resistiu à 1ª etapa e desistiu enquanto Dinis Moura que estava a fazer uma boa prova sofreu uma aparatosa queda logo na primeira etapa e teve que abandonar a corrida.

Tiago Santos, integra a equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, desde 2012 e apenas no ano de 2020 não registou nenhuma presença no pódio devido à falta de provas, mas o seu valor vem de longe. No ano em que se iniciou em 2012, teve seis presença no pódio, e ao longo destes dez anos 105 lugares no pódio, sendo 80 deles o 1º lugar.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo




Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com