quarta-feira, 14 de abril de 2021

“Tornar o ciclismo mais verde, mas com moderação, e UCI recua”


Por: José Morais

Foto: Getty Image

As recentes medidas que foram impostas a 1de abril pela UCI, deu origem a muitos protestos por parte de ciclistas e equipas, medidas muito rigorosas, ou por posições não aceites enquanto se pedalava, ou o lançamento de lixo fora das zonas estipuladas, ou mesmo um arremesso de um simples bidon a um fã, o que dava logo direito a expulsão.

Em reunião esta quarta-feira o Concelho do Ciclismo Profissional com a UCI, e representantes dos ciclistas e organizadores de provas, decidiram rever algumas medidas UCI, o qual teve um voto a favor de se fazer um ajuste às sanções impostas.

As novas regras, tendo como objetivo o de criar uma modalidade mais verde, provocaram alguns dissabores a alguns ciclistas, o caso do suíço Michael Schär (AG2R Citroën) na Volta a Flandres que foi de imediato desclassificado após ter mandado um bidon fora solicitado por um expetador.

Nesta reunião a UCI decidiu qua não vai voltar a expulsar ciclistas que fora das zonas permitidas arremessem bidons, o qual será substituído multa no primeiro delito isto para provas de um dia, com a primeira infração a levar uma multa, com penalização de pontos para o 'ranking' mundial, na segunda infração, aí sim será a desclassificação do ciclista, algo que até agora neste tipo de prova era feita de imediato a desqualificação com o ciclista ater de abandonar logo o pelotão, o caso de Michael Schär na Flandres.


Porem, as corridas por etapas também serão penalizadas, mas mais gradualmente, a primeira infração será uma multa e retirados pontos do ranking, na segunda será penalizado com um minuto na geral, e a desqualificação se fizer uma terceira vez.

A UCI ficou satisfeita por se ter encontrado uma solução aceitável para todas as partes, após diversas conversas com todas as partes interessadas, julgando mais apropriadas adaptar nas novas regras sanções sobre o lançamento do bidon, independentemente de um dos objetivos ser de tonar o ciclismo uma responsabilidade ambiental, é essencial ainda a segurança dos ciclistas do público, afirmou o presidente da UCI, David Lappartient.

As novas medidas aprovadas agora por ambas as partes passaram a entrar em vigor já no próximo sábado 17 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com