terça-feira, 26 de maio de 2020

“A Federação Triatlo Portugal recomenda/Nutrição e lesão: necessidades do treino”

Por: Joana Romão, nutricionista

Uma ingestão nutricional adequada não só ajuda a evitar lesões, mas também auxilia na sua recuperação.

A ocorrência de lesão é um acontecimento comum nos praticantes de desporto, quer sejam atletas de nível elite ou praticantes recreativos. A qualquer lesão está associada uma certa gravidade e consequentemente um período de recuperação em que o atleta pode não conseguir treinar ou competir. Nestas circunstâncias, qualquer ajuda que possa acelerar o processo de recuperação é bem-vinda.

Para além dos tratamentos médicos essenciais à melhoria do atleta, a Nutrição também apresenta um papel benéfico na aceleração do processo de recuperação e retorno ao treino. Especialmente numa fase de recuperação, em que é necessária a uma reconstrução tecidular e diminuição da inflamação provocada pelo stress na zona de lesão ou fratura, é imprescindível manter uma correta ingestão calórica com o objetivo de evitar o défice calórico nutricional. Devem ser supridas as necessidades nutricionais pois numa situação de défice ocorrem situações desvantajosas. Exemplos disso são a perturbação do processo de regeneração da zona lesada (por existir pouca energia disponível para esse processo energeticamente tão caro), o aumento da inflamação local e ocorrer uma maior e mais rápida degradação da massa muscular, tanto devido à ingestão desadequada, como pela diminuição da atividade.

Tal como uma ingestão energética em défice é contraproducente no processo de recuperação, um excesso calórico muito acentuado também irá promover uma acelerada perda de forma física e ganho de peso, podendo ainda agravar a inflamação, e assim atrasar consideravelmente o processo de retorno-ao-treino.

No geral, os cuidados nutricionais a ter em consideração de forma a potencializar a terapêutica regenerativa são:

Evitar o défice calórico;

Manter um estado hidratado;

Aumentar o aporte proteico (ingerir mais de 2g/kg peso/dia);

Ingerir 20 a 40g de proteína a cada 3-4 horas do dia;

Aumentar o consumo de leucina (Leu) nas doses indicadas (em excesso será prejudicial).

É essencial aumentar o aporte de proteína e leucina pois irá impedir uma perda acelerada de massa muscular, promovendo a manutenção da massa muscular do atleta, irá promover a reconstrução tecidular e reduzir a inflamação. A capacidade saciante da proteína poderá ajudar a evitar grandes picos de apetite em certas fases do dia, ajudando na manutenção do peso.

Para além de alimentos, em situações mais graves, ou em situações em que o atleta já apresente um défice energético prévio à lesão (que é uma das mais comuns causas de lesões e fraturas), suplementos como Creatina monohidrato (proteína de absorção lenta) e Omega-3 (anti-inflamatório nas doses indicadas) representam complementos interessantes ao processo de melhoria do atleta.

Bons treinos em segurança!

Veja aqui outros temas que podem ser do seu interesse: Dieta regular e aumentar a Imunidade do Atleta aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/aumentar-a-imunidade-do-atleta/

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com