terça-feira, 10 de março de 2020

“1º. prova do Jogos Santa Casa Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo 2020”

Realizou-se dia 8 de março o II Triatlo de Portimão que recebeu a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes

Esta foi uma prova disputada na distância standard que serviu também de apuramento para o Campeonato da Europa de Quarteira. Este evento contou com um nível desportivo extremamente elevado, contando com a presença de quase todos os melhores atletas nacionais, incluindo a presença do atleta olímpico João Silva que, dado o cancelamento do Campeonato do Mundo em Abu Dhabi, aproveitou para fazer em Portimão um treino competitivo.

O dia primaveril ajudou na realização deste primeiro triatlo do nacional de clubes com um percurso composto por duas voltas de natação, com partida realizada na praia da Marina e saída entre voltas e quatro voltas no trajeto de ciclismo e corrida.

Vasco Rodrigues, presidente da FTP, afirmou que «era muito importante garantir o sucesso e segurança da prova, o que foi totalmente conseguido».

Este ano Portimão estreou também uma importante parceria com as forças militares que, entre outras implicações, garantiu a realização do Campeonato Militar em Portimão. Participaram  competição alguns dos age groups mais conceituados do Triatlo nacional que se apresentaram no topo de forma para disputar o título em questão. Maria Areias, da Força Aérea e Márcio das Neves, do Exército, venceram o campeonato militar.

 
Resultados das equipas do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo

Das oito equipas femininas, o Alhandra Sporting Club foi a equipa vencedora desta competição com Gabriela Ribeiro, com o tempo de 02:05:15, que alcançou também a vitória da prova individual, Inês Rico, com a marca de 02:09:49 e Ana Ramos com 02:10:06. «Fomos com a força toda para a primeira etapa do CNC, correndo tudo dentro do objetivo», comenta Rafael Ribeiro, treinador do Alhandra Sporting Club, dizendo também que ‘ainda faltam competições, mas tentar alcançar o título de Campeões Nacionais é um dos objetivos do clube.

O treinador do Alhandra destaca também a prova de Gabriela Ribeiro que fez a prova do ‘início ao fim completamente isolada’ e salientando também a prestação do resto da equipa que representou muito bem os interesses individuais e coletivos.

O OutSystems Olímpico de Oeiras subiu à segunda posição do pódio com Maria Tomé com 02:07:09, Andreia Ferrum, com 02:10:55 e Maria Medeiro com 02:20:24.

Na terceira posição ficou o CNATRIL com Raquel Rocha com 02:12:56, Tuxa Negri com 02:23:13 e Diana Mariño Lourenço com 02:37:27.

Participaram nesta prova16 equipas masculinas, com vitória para o Clube de Natação de Torres Novas com Ricardo Batista, com 01:47:29, que ganhou na geral, Luis Velasquez Ramos com o tempo de 01:48:07, Afonso do Canto com 01:50:43 e Guilherme Pires com o tempo de  01:53:39. Paulo Antunes, treinador do Torres Novas, afirmou que foi uma ‘prova muito bem conseguida’, começando por cumprir o primeiro objetivo deste ano de ‘ revalidar o título de Campeão Nacional de Clubes. «A prova decorreu como nós esperávamos e coletivamente ganhamos de forma confortável», conclui Paulo Antunes.

Em segundo lugar ficou o OutSystems Olímpico de Oeiras, com Miguel Tiago Silva com 01:48:34, Tiago Fonseca com o tempo de 01:50:37, João Chagas com 01:52:31 e Gonçalo Oliveira com a marca de 01:55:04 07:26.

O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo Estoril Praia Credibom com Rafael Domingos que fez o tempo de 01:50:38, Gil Maia com 01:50:48, José Cabeça que terminou em 01:54:34 e Luís Lopes com 01:58:40.


Resultados individuais do II Triatlo de Portimão

Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Club, venceu a competição com 02:05:15, Maria Tomé, do OutSystems de Oeiras, ficou na segunda posição com 02:07:09 e Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, alcançou o terceiro lugar do pódio com 02:08:49.

Em masculinos, foi Ricardo Batista, do Clube de Natação Torres Novas, o atleta mais rápido da competição obtendo a vitória com o tempo de 01:47:29, seguido de Luis Velasquez Ramos, também do Torres Novas, que conquistou a segunda posição com a marca 01:48:07, enquanto Miguel Tiago Silva do Outsystems Olímpico de Oeiras, fechou o pódio com 01:48:34 00:01:05.

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal considera que «foi um fim de semana muito prestigiante para o triatlo nacional e deixa uma mensagem de agradecimento à autarquia e demais intervenientes por todo o empenho para garantir as melhores condições aos triatletas»!

O II Triatlo de Portimão foi uma organização da Câmara Municipal de Portimão, com o apoio técnico da FTP, onde se concentraram esforços entre a federação, autarquia e ClubeO2 Portimão de modo a conseguir oferecer uma boa prova a todos os participantes.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com