sexta-feira, 25 de outubro de 2019

“Funchal recebe Taça da Europa de Triatlo e Taça do Mundo de Paratriatlo 2019”

Taça da Europa de Triatlo e Taça do Mundo de Paratriatlo realizaram-se dias 19 e 20 de outubro de 2019

A Taça da Europa de Triatlo decorreu no Clube Naval do Funchal – Posto Náutico de São Lazaro. O segmento de natação foi realizado no cais na cidade do Funchal, seguindo-se um percurso de ciclismo duro e técnico, terminando com uma corrida plana. No dia 19 de outubro, antes da Taça da Europa, realizou-se o Campeonato Nacional de Aquatlo.

Tratou-se da terceira Taça da Europa realizada no nosso país esta época, que contou com a presença de 17 atletas nacionais, dez masculinos e sete femininas. Além de adquirir experiência internacional, o objetivo da participação nesta Taça da Europa era aumentar o acesso ao patamar de provas internacionais em 2020, designadamente a Taças do Mundo.

Os resultados ficaram um pouco aquém do esperado, com os atletas a acusarem o cansaço de uma época já muito longa e algumas condicionantes de saúde a limitar a performance, como foram os casos de Inês Rico ou Madalena Almeida.

O melhor resultado foi alcançado por Ricardo Batista com um 8.º lugar com 00:52:46, seguido de Alexandre Nobre, o segundo melhor atleta em prova com o 11º lugar com 00:53:12. Miguel Arraiolos, Pedro Gaspar e José Pedro Vieira ficaram classificados na primeira metade da tabela nas 17.ª, 26.ª e 29.ª posições e com 00:53:33,00:53:54 e 00:54:06. Ainda na prova masculina, João Mansos ficou em 34.º com 00:54:21, Alexandre Montez em 37.º com 00:54:39, Tiago Fonseca em 43.º com 00:55:16, Miguel Tiago Silva em 48.º com 00:57:38 e Pedro Mendes na 53.ª posição com 01:00:50.

Feito o balanço da prova, Ricardo Batista e Alexandre Nobre conseguiram alcançar o patamar desejado de aceder às competições de Taças do Mundo no próximo ano.

O vencedor da prova foi Rostislav Pevtsov que, tal como no ano passado, só foi apurado depois de recurso ao photo finish, na segunda posição ficou Samuel Dickinson, ambos com 00:52:00 e a terceira posição foi alcançada por Tim Hellwing com mais 19” segundos.

No setor feminino, Madalena Almeida fez o tempo de 01:03:17, tendo sido classificada na primeira metade da tabela com um 12.º lugar, com dois segmentos muito competentes de natação e ciclismo, que fez sempre no grupo da frente, perdendo posteriormente posições na corrida.

As restantes atletas tiveram no geral boas prestações na natação, mas perderam o grupo da frente do ciclismo. Inês Oliveira ficou na 19.ª posição com 01:04:43, Maria Tomé conseguiu a 21.º lugar com 01:05:24, Ana Ramos ficou em 22.º com 01:05:34, Mariana Vargem em 28.º com 01:07:50 e Lúcia Vera Cruz em 28.º lugar com 01:13:25. Inês Rico, apesar de se ter mantido no primeiro grupo de ciclismo, foi forçada a abandonar a prova na corrida devido a problemas gástricos.

A alemã Lisa Tertsch foi a triatleta mais forte em prova, com 01:00:22, seguida da espanhola Xisca Tous, com 01:01:18 e na terceira posição ficou a italina Luisa Iogna-Prat com 01:01:19.

António Fortuna, diretor técnico nacional, considera o que o percurso da Taça da Europa do Funchal premeia os atletas ‘completos’, porque exige destes consistência nos três segmentos. «O atleta deve conseguir nadar na frente para sair o mais cedo possível da água; o ciclismo requer força necessária para se pedalar no grupo da frente e perícia para abordar as descidas e curvas mais sinuosas; quando se chega ao último segmento, é necessário ter ainda força para conseguir uma boa prestação na corrida.»

Há cada vez mais Taças do Mundo e inclusive em provas do campeonato do mundo com percursos com estas características pelo que é importante que os triatletas ganhem experiência nesta abordagem do triatlo moderno.
 

Os resultados do Paratriatlo

Realizou-se no dia 20 de outubro a Taça do Mundo de Paratriatlo que contou com a presença de três atletas nacionais. Em prova esteve Filipe Marques, da categoria PTS5, que alcançou um ótimo 5.º lugar, igualando o seu melhor resultado em Taças da Europa, subindo no ranking da ITU. O atleta do paratriatlo tem estado bastante condicionado nas entradas da start list por ter iniciado tardiamente o seu processo de qualificação, mas tem obtido bons resultados nas suas. Participações. «O Filipe Marques encontra-se neste momento em 18.º na sua categoria em 60 atletas, com menos duas pontuações do que as realizadas por quem está à sua frente», explica António Fortuna. Na próxima época Filipe pode disputar os lugares cimeiros do seu ranking, pontuando para uns futuros Jogos Paralímpicos.

Rodolfo Alves, outro paratriatleta em prova, condicionado pela sua prestação menos boa no segmento de natação, terminou em último da sua categoria melhorando, ainda assim, o seu tempo relativamente a 2018.

José Mendonça, que tinha a sua participação condicionada, acabou por dar o seu melhor ao conseguir entrar na prova, mostrando garra e força em competições internacionais.

Muitos parabéns a todos os atletas em competição por todo o empenho numa época que já vai bastante longa.

A Taça do Mundo de Myasaki, que se realiza dia 26 de outubro, é a próxima e última prova internacional que conta com a participação dos seguintes triatletas portugueses: Melanie Santos, Gabriela Ribeiro, Helena Carvalho e João Pereira.

Hora em Portugal continental: elite feminina 1h30 / elite masculina 3h30

Acompanhe a prova em www.triathlonlive.tv

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com