terça-feira, 29 de outubro de 2019

“Estoril Praia Triatlo Campeão Nacional de Triatlo Longo 2019”

Triatlo de Vilamoura encerrou a época com o CNATRIL e Clube Oriental de Lisboa a subir ao mais alto lugar do pódio.

No dia 27 de outubro de 2019, o 5.º Triatlo Longo de Vilamoura recebeu a terceira e última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo de Longa Distância e o Campeonato Individual de Triatlo de Longa Distância.

A partida iniciou na praia de Vilamoura num percurso triangular de duas voltas, num total de 3000 metros, seguidas de três voltas de ciclismo com 121.750 km, terminando com seis voltas de corrida num total de 29.600 km.

O Clube Oriental de Lisboa venceu a prova feminina, com Fernanda Marques Santinha, com 08:25:48, Maria Sousa com 08:46:02 e Sara Colaço com 09:01:34. O Estoril Praia Credibom ficou na segunda posição com Priscila Gonçalves que fez o tempo de 08:26:50, Ana Barreto com 09:44:44 e Aline Correia com 09:45:05.

Na competição masculina, vitória para o CNATRIL, com Sérgio Marques com 06:12:57, Mário Santos com 06:26:07 e Marco Vieira com 06:42:26. O Louletano conquistou a segunda posição com Marcus Ornellas com 06:22:24, Bernardo Cadeiras com 06:26:12 e David Caldeirão com 06:46:39. O terceiro lugar pertenceu ao Clube de Natação Colégio Vasco da Gama com Bruno Santos, com o tempo de 06:38:05, Hugo Pina com 06:43:52 e Nuno Rodrigues com 06:49:08.

Estoril Praia Credibom Campeão Nacional de Triatlo Longo em femininos e masculinos

Nesta competição contaram as duas melhores provas, pelo que o Estoril Praia Credibom, tendo vencido duas provas anteriores, partiu já com vantagem em masculinos sagrando-se Campeão Nacional com 420 pontos mesmo sem pontuar na última etapa.

O CNATRIL Triatlo foi vice-campeão com 400 pontos e o CNCVG conquistou a terceira posição com 370 pontos.

Em femininos, o Clube Oriental de Lisboa venceu a última etapa o que levou a um empate de pontuação entre este e o Estoril Praia, mas o título de Campeão foi conquistado pelo Estoril, já que este alcançou um número maior de melhores resultados durante a época.

Na primeira posição ficou o Estoril Praia Credibom com 400 pontos, o Clube Oriental de Lisboa foi vice-campeão em título com 400 pontos e o CNATRIL Triatlo alcançou a terceira posição com 210 pontos.

«Queríamos ganhar (o campeonato feminino), mas sabíamos que ia ser muito difícil. Só foi possível graças ao espírito de equipa e sacrifício de todos. Garantimos o título feminino com a nossa terceira atleta a fazer quase 10h de prova. É preciso querer muito, ainda por cima só tínhamos três atletas a participar, nada podia falhar», explica Rodrigo Baltazar, treinador do Estoril Praia, que faz também um balanço da época 2019, reforçando que o mais importante é a união: «É talvez a nossa melhor época desportiva desde que começámos. Coletivamente tivemos dois títulos nacionais, um segundo lugar na Taça de Portugal e outro no nacional de Duatlo.

Em termos individuais, somámos várias vitórias, tanto na elite como nos diversos grupos de idade.» Rodrigo afirma que continuam fiéis aos valores do clube, fazem do triatlo uma festa, sendo que os resultados são consequência dessa postura que assumem perante a competição, incluindo atletas que nunca tinha praticado desporto federado, nem sequer pensado em praticar triatlo, e que são atualmente elementos essenciais no grupo. «Vivemos todos as superações uns dos outros», conclui o treinador.

Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, alcançou a primeira posição, conquistando o título de Campeã Nacional Individual de Triatlo Longo, com a marca de 07:21:25.

«Foi uma época bastante positiva com a conquista de objetivos e vários títulos a somar a este último de Campeã Nacional de Triatlo Longo». A meta de Liliana era lutar pelo pódio, tarefa que sabia que não iria ser fácil pelas variantes que podem surgir numa prova longa e pela participação de algumas atletas que tiveram grande evolução nesta época.

«O tempo ajudou, sem muito calor e vento, com uma saída da água na terceira posição, o que me surpreendeu, pois contava sair um pouco mais atrás.» A triatleta do Núcleo do Sporting da Golegã tentou recuperar logo nos primeiros quilómetros num percurso de ciclismo duro e desafiante, com algum vento o que a obrigou a gerir o esforço.

«Acabei por alcançar as primeiras atletas e chegar ao PT com alguma vantagem». Com a gestão na corrida Liliana venceu a competição terminado a época da melhor forma. «Parabéns a todos os que se propuseram a fazer e terminar esta prova durinha!»

Ana Lopes, do CNATRIL Triatlo, alcançou a segunda posição, com 07:38:16, e foi vice-campeã da distância. Hanna de Sousa, individual, ficou na terceira posição com 07:52:36.

Miguel Arraiolos, do Sport Lisboa e Benfica, foi o grande campeão naquela que foi a sua estreia na distância terminando com o tempo de 06:03:32. O atleta participou em modo de ‘descoberta’ numa prova onde já contava estar off-season.

«Este triatlo longo não estava nos meus objetivos, participei como um desafio, sem criar expetativas em relação ao ritmo e sensações». Arraiolos sabia que o seu ponto forte seria a natação, mas previa algumas dificuldades nos outros dois segmentos. «Acabei por me sentir bem, consegui fazer um segmento de ciclismo confortável e com força, mantendo a liderança até à corrida».

 Apesar de achar que iria quebrar, Miguel sentiu-se bem no último segmento e conseguiu andar com um bom ritmo e fazer a diferença. «Foi um dia bom, senti-me bem, sem ter realizado treino específico para uma prova com esta distância, já que habitualmente só participo em triatlos olímpicos e sprints».

Arraiolos sentiu algumas dificuldades mesmo no final da competição, mas como ia na liderança já com alguma vantagem geriu o esforço até alcançar a vitória. «O balanço da época não é positivo nem negativo, a qualificação olímpica não correu como esperava, mas alcancei bons resultados nacionais, vice-campeão na distância olímpica, campeão individual de longo, pelo que o próximo ano está ainda em aberto»!…


João Francisco Ferreira foi vice-campeão nacional com 06:06:35 e Sérgio Marques, do CNATRIL Triatlo, alcançou a terceira posição ao passar a meta em 06:12:57.

O Triatlo de Vilamoura incluiu igualmente o Olímpico Vilamoura Tritry, uma prova aberta a não federados disputada sem roda. O percurso incluiu 1500 metros de natação, 40km de ciclismo e 10km metros de corrida.

Esta prova, integrada no Algarve Tri Run Vilamoura-Quarteira 5.0., contou com uma organização da Câmara Municipal de Loulé e teve o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, do Crowne Plaza Vilamoura e das associações locais.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com