sexta-feira, 18 de outubro de 2019

“Equipa Portugal/Portugal mais perto de Tóquio em Omnium”

Por: José Carlos Gomes

O ciclismo de pista português ficou hoje mais perto dos Jogos Olímpicos de Tóquio, graças ao desempenho de Rui Oliveira e de Maria Martins nos concursos masculino e feminino de omnium do Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, Holanda.

Rui Oliveira foi o nono classificado entre os homens, com 84 pontos. Este resultado permitiu a Portugal ultrapassar a Argentina e a Alemanha no ranking de qualificação para Tóquio. Deste modo, Portugal passa a estar dentro das nações com apuramento direto em omnium, mesmo no caso de perder o acesso via madison, que ainda continua uma possibilidade forte.

O corredor português iniciou o concurso de omnium com o 11.º lugar em scratch, seguindo-se a 14.ª posição na corrida tempo. Rui Oliveira começou a dar a volta ao resultado em eliminação, com o sexto posto. O gaiense esteve atento na corrida por pontos, entrando numa das movimentações certeiras, que lhe permitiu ganhar uma volta ao grupo principal, terminando a competição no nono lugar, com 84 pontos.

O francês Benjamin Thomas triunfou com 173 pontos, mais 11 do que os 162 que valeram a medalha de prata ao dinamarquês Lasse Norman Hansen. O terceiro, com 149, foi o britânico Oliver Wood.

No setor feminino, Maria Martins fez uma exibição de excelência tática, acabando o concurso de omnium na oitava posição. Mais importante do que isso, nas contas de apuramento olímpico e olhando às nações em posição de apuramento direto via omnium, a ribatejana reforçou as hipóteses de qualificação de Portugal, pois marcou as adversárias certas, especialmente na corrida por pontos. Isso permitiu a Portugal aproximar-se da Irlanda e da Bélgica no ranking, não permitindo a ultrapassagem por qualquer nação.

O resultado de Maria Martins foi conseguido, em grande medida, com uma segunda metade de concurso de omnium de grande nível. A corredora da Equipa Portugal foi oitava em scratch e 14.ª na corrida tempo. Em eliminação, apesar de duas quedas, conseguiu um excelente quinto lugar. Na corrida por pontos, com uma prova de marcação às rivais diretas, na prova e no ranking, Maria Martins somou 23 pontos, o que lhe valeu fechar a competição no oitavo posto, com 95 pontos.

A luta pelo título europeu foi muito apertada, mas campeã mundial bateu a campeã olímpica por apenas dois pontos. Vitória para a holandesa Kirsten Wild, com 116 pontos, segundo lugar para a britânica Laura Kenny, com 114. A bielorrussa Tatsiana Sharakova fechou o pódio, com 112.

A Equipa Portugal terá três corredores em pista na jornada de sábado. Iuri Leitão participa na perseguição individual, cuja qualificação se inicia às 14h35. Maria Martins disputa a corrida por pontos feminina às 18h30. Na mesma disciplina, mas no setor masculino, César Martingil compete às 19h25.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com